sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Augusta Brito é reconhecida pela segunda vez como uma das melhores do Senado


O Prêmio Congresso em Foco realizou, nesta quinta-feira (29), a premiação que reconhece o trabalho dos melhores deputados e senadores do País. Augusta Brito foi premiada como a terceira senadora mais importante do Nordeste. Na premiação nacional, onde concorria com outros 80 parlamentares, a senadora cearense ficou na sexta colocação.

Na edição de 2023, Augusta Brito foi premiada em oitavo lugar e um ano depois ela avançou duas posições. Os parlamentares do PT foram destaque na cerimônia e o Ceará o único Estado a colocar duas senadoras entre os 10 melhores, já que Janaína Farias obteve a nona colocação.

O Prêmio é um dos mais respeitados do País e reconhecido por impulsionar a participação política dos cidadãos e o reconhecimento de parlamentares pelo seu trabalho e seriedade no Congresso Nacional.

Augusta Brito agradeceu aos cearenses e a eleitores de todo o país pelos votos que recebeu pela internet. "Esse é o reconhecimento ao sucesso de políticas que estão sendo desenvolvidas pelo presidente Lula e pelo Partido dos Trabalhadores para garantir um país melhor para os brasileiros do futuro e, em especial, para as mulheres que precisam de um país mais justo e igualitário"!


*Roberto Moreira.

Idilvan Alencar é premiado pelo júri especializado do Prêmio Congresso em Foco 2024


O deputado federal Idilvan Alencar foi um dos parlamentares premiados no Prêmio Congresso em Foco 2024, a mais importante premiação da política brasileira. Ele ficou em 1° lugar, na opinião do júri especializado, na categoria “Cidades Inteligentes”, pela defesa de propostas da educação e em outras áreas que melhoram as cidades.

A cerimônia de premiação, realizada nesta quinta-feira, 29, em Brasília, homenageou os melhores parlamentares do ano.

Esta não é a primeira vez que o parlamentar cearense foi reconhecido no Prêmio Congresso em Foco. Em 2021, Idilvan foi agraciado como um dos cinco parlamentares que mais se destacaram na Defesa da Educação. Naquela ocasião, escolhido por um júri especializado.

“Ser reconhecido pelo meu trabalho é uma grande honra e responsabilidade. Este prêmio reflete o esforço que empenho para honrar a confiança de todos que me colocaram nessa função. Continuarei trabalhando por políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, declarou o deputado.

O Prêmio Congresso em Foco, realizado anualmente, tem como objetivo valorizar os parlamentares que se destacam por sua atuação no Congresso Nacional, reforçando a importância de um trabalho comprometido com o interesse público e a democracia.

*Roberto Moreira

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Genecias: Maior líder político dos Inhamuns


No município de Parambu, a base do governo está dividia entre três candidaturas. 

O prefeito Rômulo Noronha (Solidariedade) vai enfrentar candidatos do PT e do PSB.

A vitória dele, que é provável, terá outro grande vencedor: o simples, habilidoso e articulado ex-prefeito e ex-deputado Genecias Noronha, que se tornará o mais longevo líder político de Parambu e uma das grandes lideranças dos Inhamuns e Sertões de Crateús. 

Genecias é empresário e tem um filho, Matheus, como deputado federal. Ele apoia 15 candidatos a prefeito na eleição de 2024. Além de Rômulo Noronha, que é candidato à reeleição, disputam a Prefeitura de Parambu, Erasmo Lopes (PT) e Rômulo César Feitosa Sousa (PSB).

*Via Roberto Moreira.

Ministro Camilo se afastará do cargo por 20 dias para entrar na campanha em Fortaleza


O ministro da Educação, Camilo Santana, vai aproveitar o recesso político e administrativo em Brasília, por conta da eleição municipal, para se engajar na campanha do candidato a prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão. Serão 20 dias de férias. Líder político do Ceará na atual conjuntura, o senador Camilo Santana nunca escondeu sua preferência por Evandro, juntamente com o governador Elmano de Freitas.

“É sempre assim. O Elmano começou com 1% e venceu no primeiro turno. Evandro começou com 4% e já tem 11% e, quando a população o conhecer melhor e a seu projeto, poderá decidir pelo melhor. Vou, humildemente, dialogar e pedir essa oportunidade para o Evandro à população de Fortaleza”, colocou o ministro Camilo Santana, prometendo unir os aliados no mesmo palanque. “Lideranças e o povo precisam escolher o melhor e o melhor é o Evandro”, disse Camilo, com habilidade, sem atacar adversários.

A campanha de Evandro está iniciando com visita aos bairros. Estão programadas caminhadas e comícios. A aposta maior é o horário de rádio e TV. “O projeto do Evandro Leitão tem o objetivo de corrigir um débito social e buscar a ampliação do turismo, da economia solidária, dos pequenos negócios da confecção, nas praias e em todo o comércio”, colocou Camilo.

*Roberto Moreira.

Em Moraújo, Campanha de Ruan Lima ganha as ruas e toma corpo dia após dia.



A cidade de Moraújo "esverdeou". As ruas tem sido tomadas pelos movimentos da campanha de Ruan Lima a prefeito do municipio.

Ao lado de lideranças locais e do Prefeito, Carlos Aquila, Ruan tem feito visita nas comunidades, já inaugurou o comitê e tem arrastado multidões em caminhas de sua campanha.

Embora jovem, Ruan Lima, tem conquistado o apoio e a simpatia do povo moraujense, e sua campanha tem ganhado corpo dia após dia. 


Reriutaba: População vai as ruas em carreata manifestar apoio a reeleição de Pedro Humberto

 



Em meio a uma energia contagiante, vestidos de amarelo, a população de Reriutaba foi as ruas para manifestar seu apoio a reeleição de Pedro Humberto, o PH. 

Um grande "cordão de luz" se estendeu por diversas ruas da cidade levando a vibração da renovação e mostrando o apoio massivo a candidatura de Pedro Humberto a reeleição.

Pedro chega ao pleito com uma boa aceitação pública, popularidade em alta, e tem o que mostrar. Sua gestão na saúde avançou todos os índices sendo reconhecida nacionalmente. Investiu na infraestrutura, no esporte, sem deixar a desejar em nenhuma área. 

Será em cima desse discurso propositivo que PH vai buscar a sua reeleição. 

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Com ficha suja, candidato a prefeito da oposição em Alcantaras pode ter registro impugnado.

 


O Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), entregou ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), a lista de gestores com Contas de Governo irregulares, e que estão com a chamada "Ficha Suja".

Na lista divulgada pelo TCE-CE, consta o nome do ex-prefeito de Alcantaras, Eliesio Fonteles, que está colocando o seu nome como pré-candidato a prefeito do município, estando com três processos com contas irregulares por débitos durante o seu governo (ver página 59 na lista) do TCE. 

Com isso, o registro de candidatura de Eliesio poderá ser contestado, e correndo inclusive o risco de impugnação. 

Para completar a situação de Eliesio, a pré-candidata a vice-prefeita em sua chapa, Shirliane Ferreira(PT), pode ter problemas com o seu pedido de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), devido a uma possível irregularidade na declaração do Diretório Municipal do Partido.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Prefeito Marcão reúne multidão pelas ruas de Ibiapina em seu primeiro adesivaço de campanha.

 







No último sábado, 17, o Prefeito, e candidato a reeleição, Marcão da Ibiapina, promoveu seu primeiro evento de campanha: Um Adesivaço, que terminou com uma grande carreata por ruas do municipio, dado o grande numero de público que se reuniu em prol da candidatura de Marcão e Neidinha.

Marcão iniciou a corrida eleitoral mostrando força e grande adesão do povo ibiapinense. Nos próximos dias, Marcão seguirá visitando e levando sua mensagem de continuidade aos quatro cantos do município.

Vale Gás Social: segundo lote já está sendo entregue para 204 mil famílias

 

A última semana foi de alegria para Raquele de Araújo, de 33 anos, moradora do município de Pacajus, que celebrou a chegada de mais um lote do Vale Gás Social para auxiliar nas despesas da casa. “Ontem mesmo o meu gás acabou e, um dia antes, a minha irmã tinha me mandado uma mensagem dizendo que o meu nome tinha vindo na lista”, conta.

Ela está entre as 1.682 famílias contempladas com o benefício no município metropolitano. No total, 204.941 famílias cearenses estão recebendo a segunda remessa do Vale Gás Social 2024 em todo o Ceará.



Mãe de duas meninas de dois e nove anos de idade, Raquele explica que o marido está desempregado, e que os quatro têm, como única renda fixa, os benefícios Bolsa Família, Mais Infância Ceará e, desde o início do ano, o Vale Gás Social. “Logo de manhã eu vim para receber. É uma ajuda, porque ao invés de tirar um dinheiro para comprar o gás a gente já pode assistir os nossos filhos nas necessidades do dia a dia. Posso comprar uma fruta, uma fralda descartável. E já tira desse dinheiro para ajudar em casa mesmo”, destaca.

Adriana Inácio, 42 anos, também marcou presença no Cras Coaçu, localizado no Centro de Pacajus, para garantir o benefício. Operadora de máquina, ela conta que está desempregada há alguns meses e, como mãe solo, tem lutado para conseguir manter o lar e cuidar do filho, Pedro Miguel, de cinco anos.



“O Vale Gás é um benefício que me ajuda bastante, desde o ano passado, porque eu passo três meses com o meu gás, então quando um chega, às vezes eu ainda estou com o outro. Hoje, temos muitas famílias em situação de vulnerabilidade, que não tem condições, e o preço do gás está subindo bastante. Ter essa garantia é uma ajuda muito grande”, afirma ela, que também é atendida pelo Bolsa Família e pelo Mais Infância Ceará.



Coordenador no Cras Coaçu, Leivson Dantas frisa que o equipamento entregará 690 tíquetes, e que a política é de suma importância para as famílias beneficiadas. “O Vale Gás não é apenas um apoio financeiro, mas uma medida essencial para garantir a dignidade e a segurança alimentar de muitas famílias. Sabemos que o gás de cozinha é fundamental no dia a dia, possibilitando a preparação de refeições e, consequentemente, a manutenção de uma alimentação saudável. Nosso compromisso no Cras é assegurar que esse auxílio chegue a quem mais precisa”, frisa.

Sobre o Vale Gás


Executado e distribuído pela Secretaria da Proteção Social (SPS), o Vale Gás Social é um benefício do Governo do Ceará, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega dos tíquetes foi realizada para as prefeituras dos 184 municípios cearenses, na última semana de julho. Agora, as prefeituras fazem a entrega às famílias beneficiadas. O investimento do Governo do Ceará nesta iniciativa é superior a R$ 20 milhões.



O programa surgiu como uma medida para minimizar os impactos sociais da pandemia do coronavírus. São contempladas com o benefício famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará; famílias inscritas no CadÚnico e beneficiadas com o Programa Bolsa Família; além de cozinhas sociais e entidades credenciadas no Programa Mais Nutrição. Cada tíquete corresponde a recarga gratuita de um botijão de gás.

A lista de beneficiários, para o mês de agosto, já está disponível e pode ser consultada aqui.

Ascom SPS - Texto
Mariana Parente - Foto

Governo do Ceará entrega 59 viaturas para fortalecimento das Forças de Segurança

 


Os veículos beneficiarão o Corpo de Bombeiros, Assessoria Biopsicossocial da SSPDS, Polícia Militar, Polícia Civil e Pefoce

As instituições voltadas para garantir a segurança pública receberam do Governo do Ceará, nesta sexta-feira (16), 59 novos veículos para reforçar a atuação de cada uma. Participaram da solenidade de entrega o governador Elmano de Freitas; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klenio Savyo; o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, coronel Cláudio Barreiro; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres e outras autoridades.

Os veículos beneficiarão o Corpo de Bombeiros, Assessoria Biopsicossocial da SSPDS, Polícia Militar, Polícia Civil e Pefoce. O governador Elmano de Freitas reconheceu a importância de estruturar e fortalecer todas as áreas da segurança pública para obter resultados positivos.



“Essa é mais uma ação de reforço das nossas forças de segurança para dar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais. Também estamos formando novos policiais para a PMCE, convocando novos polícias civis, peritos forenses, e estamos absolutamente convencidos da necessidade de fortalecer cada vez mais as forças de segurança e garantir equipamentos e condições de trabalho para combater a criminalidade”, pontuou o governador.

Apenas na atual gestão, somando as viaturas desta sexta-feira (16), já foram entregues 349 veículos às forças de segurança cearense. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sa, vê os investimentos na área com muita positividade.



“A expressão [para esses investimentos] é revolução e impacto. Nós temos tido muito investimento e em um tempo razoavelmente curto e só quem sai ganhando com isso é a sociedade. Porque trabalhar com a segurança pública é complexo e requer investimento para devolver tudo isso em paz e tranquilidade para a população”, ressaltou o secretário.

Apenas nessa entrega de 59 viaturas, tem mais de R$ 2,6 milhões de investimentos do Fundo Nacional de Segurança Pública, mais de R$ 1,8 milhões de investimento da Força Nacional, e mais de R$ 1,5 milhões do Tesouro Estadual.



Impacto no trabalho diário

Um dos seguimentos que estão recebendo um robusto número de viaturas é a Polícia Forense, com seis veículos e um investimento de R$ 765 mil. Responsavel pela Pefoce, o perito-geral Júlio Torres compartilhou a importância desse momento para os serviços oferecidos a população.



“Essa viaturas irão aumentar a nossa capacidade de atendimento e dar celeridade nas ocorrências. Isso é importante, porque a Perícia Forense está presente em 100% das ocorrências, seja homicídio, suicídio, acidente de trânsito, entre outras”, compartilhou. “Nós iremos reforçar o atendimento na capital, mas também de outros municípios como Juazeiro do Norte, Itapipoca, Sobral e Iguatu”, completou.

Além das seis viaturas para a Pefoce, também foram entregues 12 viaturas – de modelo Toyoya Yaris – para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, duas viaturas – de modelos Fiat Pulse e Mitsubishi L200 – para a Assessoria Biopsicossocial da SSPDS (Abips), três viaturas – modelo Mitsubishi L200 – para a Polícia Civil do Ceará, e 36 viaturas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE), sendo três Mitsubishi L200 e o restante de modelo Renault Duster.



Recebendo 12 viaturas, o comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Wagner Maia, explicou o impacto diário das viaturas no trabalho dos Bombeiros.

“Essas viaturas serão utilizadas em diversos serviços, dentre eles o importante trabalho de fiscalização. Esse nosso trabalho de fiscalização de edificações que tem o grande objetivo de trazer mais segurança para a população, pois quanto mais fiscalizarmos, menor a possibilidade de incêndio, menos danos e mais preservação de vidas”, concluiu.

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Cláudio Pinho ressalta importância do debate democrático na Casa

Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: José Leomar


O deputado Cláudio Pinho (PDT) defendeu, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (13/08), realizada de forma presencial e remota, o direito de cada um se posicionar democraticamente no debate político.

Cláudio Pinho também saiu em defesa do ex-ministro Ciro Gomes, alvo de críticas de opositores. “Ele é uma referência da política nacional, e não é justo tentar se desqualificar uma pessoa com tantas contribuições ao Ceará e ao Brasil”, destacou.

*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Lusiana Freire

Sérgio Aguiar anuncia datas da 27ª edição da Conferência Nacional da Unale


Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: José Leomar

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) anunciou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (13/08), que a 27ª edição da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) será realizada nos dias 3, 4 e 5 de dezembro de 2024, no Rio de Janeiro.

De acordo com Sérgio Aguiar, presidente da Unale, a decisão foi tomada durante a 6ª reunião da Diretoria Executiva da entidade, nesta segunda-feira (12/08). O encontro foi realizado no Espírito Santo para celebrar o aniversário de 190 anos do Parlamento capixaba.

“Teremos como tema e debate principal ‘O Futuro da Educação no Brasil’. Temos um ministro da Educação que é cearense, Camilo Santana, a quem levaremos o convite para participar, sabendo que, certamente, poderá agregar um maior número de deputados nesse importante evento e debate”, ressaltou Sérgio Aguiar.

O parlamentar lamentou ainda o acidente aéreo em Vinhedo, São Paulo, que vitimou 62 pessoas, entre elas, quatro cearenses. Em memória às vítimas, Sérgio Aguiar pediu um minuto de silêncio, prontamente acatado pelos presentes na sessão.


*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Lusiana Freire

Jeová Mota ressalta situação de alunos de assentamento em Santa Quitéria

Deputado Jeová Mota (PDT) - Foto: José Leomar


O deputado Jeová Mota (PDT) ressaltou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, nesta terça-feira (13/08), a situação dos alunos do Assentamento Pintada, em Santa Quitéria, que estão com dificuldades de deslocamento para irem às aulas. De acordo com ele, a prefeitura busca alternativas para que os estudantes tenham acesso à escola em outra comunidade.

O parlamentar leu uma nota da Secretaria de Educação de Santa Quitéria esclarecendo que a Escola Santa Nazaré, localizada no Assentamento Roseli Nunes (Pintada), está desativada, desde 2014, devido ao reduzido número de matrículas. Com isso, conforme a nota, os alunos dessa comunidade passaram a estudar na Escola Benedita Albuquerque, no Assentamento Valparaíso, distante 13 km, “com o município disponibilizando transporte escolar para esses alunos”.

Jeová Mota destacou, no entanto, que no último mês de maio, uma reunião entre a comunidade escolar e os técnicos da secretaria definiu que, “devido à intensa quantidade de chuvas”, o prédio da Escola Santa Nazaré – que está desativada – voltaria a ser utilizado “de forma temporária”. “Lembramos que este prédio foi desativado em 2014, portanto, não foi a atual gestão que desativou a escola”, pontuou.

O vice-líder do PDT na Casa afirmou que, com o início do período letivo 2024.2 e seguindo o combinado com a comunidade escolar, os 18 alunos que residem no Assentamento Pintada deveriam voltar a assistir às aulas na Escola Benedita Albuquerque, o que foi impossibilitado em razão do acesso ao colégio.

Ele esclarece que “os técnicos da Secretaria de Obras foram ao local para avaliar as condições desse acesso e constataram que a rota utilizada, que passa por uma barreira de açude, não oferecia a devida segurança para o tráfego do transporte escolar, razão pela qual se optou pela utilização de outra rota. No entanto, os serviços foram impedidos pela comunidade local, prejudicando assim o tráfego de alunos”.

Jeová Mota destacou ainda que hoje devem iniciar os trabalhos de asfaltamento da rodovia que liga a CE-265 ao distrito de Boa Esperança, em Tamboril, com 9 km de extensão, assim como a ligação daquela via estadual ao distrito de Holanda, com cerca de 1 km de asfalto. “São obras importantes que o governador Elmano liberou para Tamboril e para a região. E, em um futuro breve, queremos voltar para inaugurar a rodoviária e o acesso da cidade”, almejou.

O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), em aparte, enalteceu os avanços que o Governo do Estado tem levado para as cidades do interior. “Ficamos muito felizes por vermos esse Governo levando o desenvolvimento e investimentos para nossas cidades”, disse.

*ALECE
Por Gleydson Silva
Edição: Lusiana Freire

Sérgio Aguiar celebra indicadores positivos do turismo cearense



Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: José Leomar

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (14/08), realizada de forma presencial e remota, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontando que o turismo cearense registrou o segundo maior desempenho do País em junho, comparado com o mesmo período de 2023.

De acordo com o levantamento, o crescimento do volume da atividade turística foi de 14,4%, ficando atrás apenas da Bahia (19,2%).

Para Sérgio Aguiar, os indicadores demonstram que, mesmo em um período que não se caracteriza por ser de alta estação, há um impacto significativo e importante para a economia do Estado.

O deputado também destacou os principais debates que aconteceram durante o Fiec Summit H2V, evento nacional que discutiu a cadeia de hidrogênio verde (H2V) e que se encerrou nesta terça-feira (13/08), em Fortaleza.

Segundo o parlamentar, um dos anúncios feitos no evento foi o de que toda a água a ser utilizada pela indústria do hidrogênio verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém virá do reúso. “Nada mais salutar do que fazer o reúso dessa água para produzir hidrogênio verde, visto que já temos sérios problemas em relação ao uso da água para consumo humano”, ressaltou.

*ALECE
Por Ricardo Garcia
Edição: Lusiana Freire

Ações das Forças de Segurança resultam em aumento de 17,32% nas apreensões de arma de fogo no Ceará em julho

 


Durante o mês de 2024, foram apreendidas 569 armas de fogo, 84 artefatos a mais em relação ao mesmo mês de 2023

Resultado das ações estratégicas desempenhadas pelas Forças de Segurança, o Estado registrou um aumento de 17,32% nas apreensões de armas de fogo no mês de julho de 2024 em relação ao mesmo período de 2023 em todo o território cearense. Durante o mês de 2024, foram apreendidas 569 armas de fogo, 84 artefatos a mais em relação ao mesmo mês de 2023, quando foram apreendidos 485 dispositivos. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A região que apresentou maior aumento foi a região Interior Sul, que alcançou um incremento de 43,16% nas apreensões de arma de fogo no quadro comparativo entre os meses dos dois anos. Em julho de 2024, 136 equipamentos foram apreendidos. Já no mesmo mês do ano passado, 95 artefatos foram retirados de circulação devido ao trabalho das equipes da Segurança Pública do Estado.

“A redução é creditada a esse empenho das nossas forças policiais para ampliar a presença e abordagens onde há uma maior movimentação de pessoas e onde a Supesp nos aponta que os crimes acontecem, por meio das manchas criminais”, afirmou Roberto Sá, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

O gestor da SSPDS agradeceu o empenho dos profissionais que culminou no resultado e destacou o trabalho estratégico das forças de segurança. “O reforço na presença e essa abordagem resultaram nesse aumento das apreensões de armas. Deixo o meu agradecimento a esses profissionais, dizendo à população que essas apreensões vão aumentar, inclusive com a posse de novos profissionais, prevista para outubro”, pontuou. “A arma de fogo é o instrumento mais utilizado para tirar vidas, então, quanto mais armas de fogo retirarmos de circulação, mais estaremos evitando mortes”, concluiu o titular da pasta.

Outras regiões


Além disso, também foi registrado um aumento de 19,73% nas apreensões desse tipo de equipamento na região Interior Norte, um incremento de 29 armas apreendidas na comparação. Em julho deste ano, foram apreendidas 176 armas de fogo; já em julho de 2024, 147 dispositivos haviam sido apreendidos.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza, o aumento nas apreensões de armas de fogo foi de 12,5%, com 126 equipamentos apreendidos em julho deste ano, e 112 armas apreendidas em julho do ano passado, um aumento de 14 armas de fogo. A cidade de Fortaleza manteve a quantidade de 131 armas apreendidas nos meses de julho de 2024 e 2023.

Redução nos roubos

Outro resultado positivo divulgado esta semana foi o dos indicadores de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) que, em julho deste ano, registraram uma redução de 15,5% no comparativo com o mesmo mês do ano anterior em todo o Estado. A redução foi registrada em todas as regiões do Ceará.


Ascom SSPDS - Texto e Foto

Na Câmara dos Deputados, Elmano de Freitas destaca protagonismo do Ceará na produção de H2V

 


Ceará vai utilizar o reúso de água da rede de esgoto da Região Metropolitana de Fortaleza para a produção de H2V. Marco legal foi sancionado pelo presidente Lula no última dia 5 de agosto

O governador Elmano de Freitas participou, nesta terça-feira (13), da Reunião da Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O chefe do Executivo Cearense exaltou a sanção do marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, Lei 14.948/24, com incentivos para desenvolver essa indústria pelos próximos cinco anos, começando em janeiro de 2025. A Lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive, durante visita ao estado do Ceará, em dia 5 de agosto.

O Ceará, dentro do Brasil, tem um dos maiores potenciais para a produção de hidrogênio verde (H2V), tendo assinado, até o momento, 39 memorandos sobre tema, e já tem seis pré-contratos com empresas, que devem iniciar em breve o seu processo de instalação no Porto do Pecém, que é sede do Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, lançado pelo Governo do Estado em fevereiro de 2021 em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). Três delas já possuem licenças ambiental e prévia já aprovadas.



“O projeto de lei aprovado não buscou apenas copiar um modelo: ele considerou que nós temos uma eficiência diferenciada em energia eólica no Nordeste e em outras regiões do país, e de energia solar”, destacou Elmano de Freitas.

A produção do hidrogênio verde com baixas emissões tem potencial para alavancar o processo de industrialização da região Nordeste. Elmano de Freitas, ao lado do governador do Piauí, Rafael Fonteles, participou do seminário “A Inserção do Hidrogênio na Matriz Energética Brasileira: Regulamentação e Projetos”, promovido pela Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.

“Estamos falando, no caso do Ceará, de US$ 30 bilhões em investimentos nesse período com esses projetos. Queremos chegar a 2030 com a produção de um milhão de toneladas de hidrogênio verde no Ceará”, disse o governador. Um detalhe importante é que o estado ja produziu a sua primeira molécula de hidrogênio verde, em 2023.

Uso de água de esgoto


Elmano de Freitas falou também, durante o seminário, sobre outras ações sustentáveis envolvidas no processo de fabricação do H2V. O Estado, não só utilizará a água do mar dessalinizada, mas também a água da rede de esgoto da Região Metropolitana de Fortaleza para a produção do hidrogênio. “O projeto que nós trabalhamos hoje como prioritário na produção de hidrogênio verde, no Porto do Pecém, é o de reúso de água de esgoto da Região Metropolitana de Fortaleza”.



O novo marco regulatório do hidrogênio cria o Regime Especial para Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro) e o Sistema Brasileiro de Certificação de Hidrogênio (SBCH2), que se baseia na intensidade de emissões de CO2 por ciclo de vida do produto.

Pela nova lei, o hidrogênio de baixa emissão é aquele cuja produção emita até 7kg de CO2 ou gases equivalentes do efeito estufa, o que privilegia fontes de baixa emissão de carbono, como a eólica, a fotovoltaica e o etanol.

Nesta semana, a Câmara também aprovou a criação do Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC). A proposta – Projeto de Lei 3027/24 –, que será agora analisada pelo Senado, prevê incentivos fiscais de R$ 18,3 bilhões para a produção de hidrogênio entre 2028 e 2032, priorizando setores industriais de difícil descarbonização, como fertilizantes, siderúrgico, cimenteiro, químico e petroquímico.

Industrialização


Governador do Piauí, Rafael Fonteles também parabenizou os parlamentares pelo esforço na aprovação da nova lei e reforçou a importância do hidrogênio para a industrialização do Nordeste. “A nossa crença é de que a matriz do hidrogênio verde pode representar a verdadeira industrialização do Nordeste, porque estaremos aproveitando a vocação natural da nossa região”.



Também participaram do seminário representantes dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Fazenda, além da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica detalhando aspectos técnicos do processo de regulamentação da matéria. Empresas com projetos para produzir hidrogênio de baixa emissão, como Eletrobras, ArcelorMittal e European Energy, também participaram como expositores.

Hidrogênio de baixa emissão


O hidrogênio é considerado o combustível do futuro porque é o elemento químico mais abundante do universo e sua queima produz, além de energia, apenas vapor de água. No entanto, para sintetizá-lo na forma líquida ou gasosa, é necessário separar o hidrogênio (H2) do oxigênio (O2) por meio de um processo chamado eletrólise, que é a quebra das moléculas com uso de energia elétrica.

Para se produzir hidrogênio de baixa emissão, a eletricidade usada no processo de eletrólise precisa ser retirada preferencialmente de fontes limpas, renováveis e sustentáveis, como a energia solar ou eólica, reduzindo as emissões de carbono no planeta e dos gases de efeito estufa.


Ascom Casa Civil e Agência Câmara de Notícias - Texto
Renato Araujo - Câmara dos Deputados - Fotos

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Convenção do PSD oficializa a candidatura de Naumi Amorim em Caucaia


O evento oficializou a chapa com Naumi Amorim e Priscila Menezes candidatos a prefeito e vice-prefeita de Caucaia nas eleição municipais deste ano.

A convenção contou com a presença do presidente do PSD Ceará, Domingos Filho, da presidente do PSD Caucaia, Erika Amorim, dos deputados federais Domingos Neto e Célio Studart, do deputado estadual David Durand, da vereadora de Fortaleza, enfermeira Ana Paula, e o vereador e presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Tanilo Menezes.

A candidatura de Naumi Amorim conta com o apoio de seis partidos: AVANTE, PMB, PRD, DC, Podemos e MDB. O último ingressou na sexta-feira (2), com o anúncio de Priscila Menezes na chapa pessedista.

*Roberto Moreira.

Edinardo Filho, o jovem prefeito de Forquilha, parte para mais um mandato


O prefeito de Forquilha, Edinardo Filho, faz uma gestão primorosa no município que administra. Sua administração tem avaliação na casa dos 81%, há meses. 

Na convenção, que remeteu ao seu estilo, mais um espetáculo de criatividade, coreografia, envolvimento do público e dos eleitores, que o aplaudiram com gratidão. 

*Via Roberto Moreira.

Com Elmano e Cid, PT de Itapipoca realiza convenção para homologar candidatura de Felipe Pinheiro à reeleição


Nesta segunda-feira (05), o Partido dos Trabalhadores (PT) de Itapipoca fez sua convenção municipal para homologar a candidatura de Felipe Pinheiro à reeleição como prefeito, tendo Paulinha Braga como candidata a vice-prefeita, além das candidaturas de vereadores e vereadoras. O evento, realizado no CSI, contou com a participação de uma multidão de itapipoquenses, nessa que foi a maior convenção da história do município.

A convenção ainda contou com a presença de importantes lideranças políticas, incluindo o governador Elmano de Freitas, o senador Cid Gomes, e os deputados Guimarães, José Airton, Eunício Oliveira, Robério Monteiro, De Assis Diniz, Romeu Aldigueri, Julinho e Missias Bezerra. Também prestigiaram o evento, grandes lideranças da região, como o prefeito de São Luís do Curu, Chico Abreu.

Felipe Pinheiro construiu uma aliança sólida em Itapipoca, envolvendo, além do PT, partidos como PSB, MDB, Republicanos e PP. Sua gestão foi marcada por importantes resultados, incluindo grandes investimentos em pavimentação asfáltica, saúde, educação, esporte e lazer, além de melhorias urbanas. O município também registrou avanços notáveis na geração de empregos. “No mesmo lugar que iniciamos há quatro anos, começamos uma nova história ao lado de uma multidão de itapipoquenses na maior convenção da história do nosso município. Itapipoca vai seguir em frente”, destacou Felipe Pinheiro em seu discurso.


*Roberto Moreira.

Governo do Ceará entrega 10 novos leitos de UTI e nova sala de cirurgia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

 


HRJV contabiliza 132.069 atendimentos no total do primeiro semestre deste ano

Reforçando o compromisso com a descentralização da saúde estadual, o Governo do Ceará entregou, nesta terça-feira (6), 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais uma sala de cirurgia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. O governador Elmano de Freitas participou da entrega junto com a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e outras autoridades.

“É um momento muito importante esse de ampliação dos serviços do hospital. Um serviço com humanismo no atendimento para as pessoas dessas regiões”, ressaltou Elmano de Freitas. “Estamos aqui, com a entrega desses leitos de UTI e sala cirúrgica, que são muito importantes para a garantia de cirurgias e atendimento para as pessoas, para que não se desloquem para a Capital. Aqui é um investimento que, até o final do ano, somará R$ 7 milhões, para garantir o que o povo do Vale do Jaguaribe merece”, complementou.



Os novos leitos de UTI são destinados a pacientes que estão no pós-operatório e necessitam de um cuidado mais intensivo, e a sala cirúrgica vem para dar um suporte na demanda da região.

Com isso, o hospital passa a contar com 30 leitos de UTI Adulta e cinco salas de cirurgia funcionando simultaneamente, realizando, assim, aproximadamente 450 cirurgias de alta complexidade por mês.



A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, ressaltou que essas entregas tem um grande impacto na região. “Com essa entrega hoje garantimos que pacientes graves, pacientes que precisam garantir leitos de UTI antes da cirurgia, tenham essa garantia. Ou seja, conseguimos operar mais , conseguimos garantir atendimento de alta complexidade aqui”.



“Aqui temos um equipamento que não deixa a desejar a nenhum hospital privado, tanto pelo equipamento, quanto pelos nossos profissionais, e também nossos protocolos de segurança. Então, sempre que entregamos uma política de saúde para a população, cumprimos o compromisso de cuidar das pessoas”, destacou a secretária da Saúde.

O diretor-geral do HRVJ, Bergson de Brito, descreveu o momento na palavra “gratidão” e de entrega de uma melhor assistência à população do Vale do Jaguaribe. “Temos o compromisso de oferecer o melhor da assistência para a população. Essa entrega significa mais procedimentos, mais segurança para pacientes pós-operatórios, retaguarda de UTI, retaguarda de hemodinâmica – serviço de alta complexidade que oferecemos, o que é maravilhoso para a população local”.



O HRVJ atende pacientes dos municípios de Alto Santo, Aracati, Ereré, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. Desde o início de 2024 até junho, foram realizados 3.237 procedimentos cirúrgicos no hospital, e 132.069 atendimentos no total.

Um dos pacientes já utilizando esse serviço é José Airton, de Russas, que está internado em um dos novos leitos de UTI após uma cirurgia de pedra na vesícula. “Estou internado aqui desde segunda-feira (6), por causa de dores na vesícula. Agora já estou me sentindo ótimo, me trataram muito bem. Aqui é ótimo, é um novo mundo pra nós, é confortável ”, compartilhou.



Antes, para tratar doenças mais complexas, José Airton tinha que se deslocar para Fortaleza. “Antes, se precisasse tratar algo assim, eu saía de Russas e tinha que ir para Fortaleza, e lá não é como aqui, além disso era muito gasto. Agora eu tenho aqui tudo que tem lá, e tô mais perto de casa”, contou.

O seu José ainda fez questão de agradecer aos funcionários que estão cuidando dele nesses dias. “Os funcionários são muito gente boa, tratam a gente bem, vemos que gostam do que estão fazendo”, completou.



Para o funcionamento da nova UTI, há uma equipe de 20 técnicos de enfermagem, oito médicos, cinco enfermeiros, três fisioterapeutas, um psicólogo e um assistente social. Para a sala de cirurgia são 14 médicos ortopedistas, sete médicos anestesistas e 12 técnicos de enfermagem.


Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

Fortaleza tem mês com menor número de homicídios no ano, anuncia Elmano

 


Capital também teve julho de 2024 com o índice mais baixo para este mês nos últimos dez anos

O governador Elmano de Freitas anunciou nesta quarta-feira (7), durante sua live semanal pelas redes sociais, os dados preliminares sobre os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) de julho. Em Fortaleza, os índices apresentaram redução de 4,9% em comparação com junho deste ano. Foi o mês com menor número de homicídios em 2024. E, também, o julho com menos registros de CVLIs dos últimos 10 anos.

“Quero parabenizar todos que fazem as forças de segurança do Ceará por esse resultado. Nós sabemos que é algo inicial e que temos que trabalhar bastante, mas esse resultado é animador e aponta um caminho: o do fortalecimento das nossas forças e de cada vez mais termos ações integradas com quem for necessário para garantir a paz para cada cearense”, destacou o governador Elmano de Freitas.

No Ceará, a redução de CVLIs foi de 5% em comparação com o mês anterior. O resultado também aponta julho como o mês com menor índice de homicídios de 2024, e o terceiro da série histórica desde 2015. Os dados completos serão divulgados pela SSPDS nos próximos dias.



CNH Popular

Elmano de Freitas também anunciou, em seu bate papo semanal com a população, a chegada do programa CNH Popular a mais dois municípios: Morada Nova e Barbalha. “O atendimento começará na próxima segunda-feira (12), com cerca de 500 beneficiários. Interessados devem acessar detran.ce.gov.br para tirar dúvidas e consultar agendamentos”, disse.

O programa CNH Popular segue em atendimento em outros 21 municípios: Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixadá, Aquiraz, Crateús, Tauá, Iguatu, Cascavel, Eusébio, Maranguape, Crato, Camocim, Canindé, Russas, Aracati, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Tianguá e Campos Sales.

Reuniões em Brasília


O chefe do Executivo Estadual, que está em Brasília nesta quarta-feira (7), detalhou as reuniões que estão acontecendo e a importância para o Ceará. “Há pouco, participei de encontro com os governadores do Nordeste sobre algo muito importante para a região. Estamos propondo um fundo de equalização para que os estados, que têm baixo endividamento com a União, tenham acesso a recurso para fazer investimentos. Ficamos felizes em saber que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se mostrou bastante sensível com a pauta e disse que iria tentar colocar em votação na próxima semana”, explicou.

No período da tarde, Elmano de Freitas divulgou que também irá se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


joão Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Casa Civil - Foto
Yuri Leonardo - Casa Civil - Infografia

Entrada Moradia: cearenses começam a realizar o sonho de adquirir imóvel com subsídio estadual de R$20 mil

 


Benefício, cumulativo com Minha Casa Minha Vida, é voltado a famílias com renda mensal de até R$ 4.400

A alegria de conquistar o apartamento novo e dos sonhos foi vivenciada nesta quarta-feira (7) pela esteticista Drielly Alikce Sousa de Oliveira, de 37 anos, residente em Fortaleza. Drielly é a primeira beneficiária do Entrada Moradia Ceará, programa do Governo do Estado, a assinar o contrato de financiamento habitacional com a Caixa Econômica Federal, parceira da iniciativa.

O Moradia Ceará, lançado em junho deste ano, concede subsídio no valor de R$20 mil para a entrada do imóvel financiado dentro das faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Para participar, um dos critérios é ter renda bruta familiar de até R$ 4.400.



Ao todo, o programa deve beneficiar 10 mil pessoas no estado, com investimento de R$200 milhões. “Essa é uma política habitacional que oferece a oportunidade de o cearense realizar o sonho da casa própria e sair do aluguel. Esse auxílio no valor da entrada é crucial para aqueles que têm o orçamento apertado. Não sobra dinheiro para juntar e dar uma entrada em um financiamento. Agora, com esse programa, o Governo do Ceará colabora com a entrada e o pagamento do aluguel é substituído pelo pagamento da parcela (do financiamento)”, afirma o governador Elmano de Freitas.

Ter o valor da entrada garantido foi fundamental para Drielly, que, ao lado da companheira Nicole Viana, 28, buscava desde o início do ano um apartamento novo para financiar. Ao ver informações sobre o lançamento do Entrada Moradia no perfil do Governo do Ceará nas redes sociais, ela sentiu que era o momento certo.





“A gente já tinha visto outros [empreendimentos], mas fazendo a simulação a gente percebeu que o valor ficava muito alto. Quando aprovou o programa [Entrada Moradia], eu disse: pronto, a oportunidade é agora. Deu certo”, comemora.

Moradora do bairro Praia do Futuro, a esteticista também destaca ter encontrado o imóvel, que está em fase de construção, na mesma área onde ela reside e trabalha. “Quando a gente viu que estaria ao nosso alcance, foi perfeito, porque a gente já mora lá, tem o meu estúdio, e tudo fica muito acessível”, diz Drielly.



O Entrada Moradia Ceará é cumulativo com outros benefícios e recursos que o beneficiário tenha, como poupança, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou subsídio de até R$ 55 mil concedido pela Caixa Econômica Federal para o Minha Casa, Minha Vida.

Em contrapartida à facilitação da entrada por parte do Governo do Estado, as construtoras devem zerar os custos com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Registro do Imóvel. “Tem sido muito importante a parceria entre o Governo do Ceará e o setor privado para a efetivação dessa iniciativa que, além de contribuir para reduzir o déficit habitacional no estado, estimula a criação de mais empregos na construção civil. É mais moradia, dignidade e emprego para os cearenses”, defende o governador Elmano.



Entrada Moradia Ceará

Os interessados devem acessar o site www.entradamoradia.ce.gov.br para conhecer os empreendimentos credenciados e se cadastrar.
Critérios para participar

– Ter renda bruta familiar de até R$ 4.400,00
– ter mais de 18 anos ou ser emancipado
– morar no Estado do Ceará há pelo menos 1 ano
– ter nascido no Brasil ou ser naturalizado
– estar adquirindo o primeiro imóvel
– ter avaliação inicial de crédito aprovada pela Caixa Econômica Federal

Atualmente, estão em oferta no site cerca de 5 mil unidades habitacionais em empreendimentos nas seguintes cidades: Aquiraz, Eusébio, Fortaleza, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante.

Todos os empreendimentos listados no Entrada Moradia são cadastrados na Caixa Econômica Federal, que faz a avaliação técnica e financeira, garantindo a segurança jurídica do cidadão que deseja comprar um imóvel com o benefício concedido pelo Governo do Ceará.


Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos e Tiago Stille - Casa Civil - Fotos

Gabriella Aguiar destaca 18 anos da Lei Maria da Penha e necessidade de mais ações

Deputada Gabriella Aguiar (PSD) - Foto: Junior Pio

A deputada Gabriella Aguiar (PSD) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta quarta-feira (07/08), realizada de forma presencial e remota, os 18 anos da Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A parlamentar assinalou que a lei é considerada um marco na defesa das mulheres, mas enfatizou a necessidade de buscar mais mecanismos e ações que busquem prevenir a violência contra a mulher. "Registros mostram que a violência contra a mulher aumenta a cada ano. Os números registrados até junho já superam os do ano passado, registrados no mesmo período, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública", apontou.

Gabriella Aguiar destacou ainda os números do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), que registraram crescimento de 6,5% nos crimes de estupro este ano. "Já são 83 mil casos registrados. No Brasil acontece um estupro a cada seis minutos", lamentou.

Segundo a deputada, é necessário buscar cada vez mais ações e mecanismos que busquem proteger as mulheres. "O presidente Lula sancionou medidas protetivas na Lei Maria da Penha, assegurando a preservação das vítimas. São iniciativas dessa natureza que precisamos apoiar e buscar implantar para melhorar os números e superar a violência contra a mulher", apontou.

*ALECE
Por Giovanna Munhoz
Edição: Vandecy Dourado