segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Em Seminário, governadora Izolda Cela reforça compromisso e pactuação para mais avanços na educação pública cearense


No Ceará, o compromisso com a melhoria da qualidade da educação também pública a contínua análise dos resultados conquistados. Nesse sentido, o Governo do Ceará, pelo meio da Secretaria da Educação, promoveu, na manhã desta segunda-feira (26), o Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021", no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento, que contorna com a presença da governadora Izolda Cela e da titular da Seduc, Eliana Estrela, também reuniu pesquisadores, prefeitos, gestores educacionais e professores de todos os municípios cearenses.

A programação do seminário contorno ainda com a palestra "Os resultados do Ideb do Ceará e a superação dos desafios", apresentada pela coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lina Kátia Mesquita Oliveira.

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 16, o Ceará reafirmou porque foi referência na educação pública. A rede pública cearense permaneceu com o melhor resultado do País nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), também conquistando o 2º e 3º lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, respectivamente.




Para além da celebração, a governadora reforçou que o momento é de compreender o desempenho e ainda fortalecer mais a política estadual de educação, que tem na parceria com os municípios uma marca registrada. "O horizonte que nós temos é a excelência da escola pública do Ceará em todos os níveis e lugares. Um desafio ao longo prazo, que compromete nossos esforços e competência em cada tempo presente, no aqui e agora. Para avançar sempre, temos como parcerias [com instituições e gestões municipais], que são nossa força de articulação e colaboração. Sem educação bem firmada e escola de qualidade, a chance dessa transformação progressiva é bem menor. Por isso, nos engajamos para cumprir bem a etapa de formação de crianças e jovens, para um Ceará melhor", afirmou a governadora Izolda Cela, destacando o investimento para universalizar o ensino de tempo integral na rede estadual.

Eliana Estrela também enfatizou que os avanços resultam de um trabalho coletivo, que agora pauta a recomposição das aprendizagens prejudicadas pela pandemia da covid-19. "Nosso compromisso, mais uma vez firmado neste seminário, é que as crianças e os jovens estejam na escola, aprendendo na idade certa. Esse resultado passa por todos os gestores, profissionais da educação e famílias. Nós avançamos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, mas ainda não estamos confortáveis. Estamos agindo para recompor como aprendizagens perdidas na pandemia, com muito trabalho e educação, porque a escola é um lugar de sonhos e construção", pontuou.

Também estão presentes na abertura do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Aurélia; a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel; a coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Ciza Viana; o secretário-geral da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Junior, representando o presidente Júnior Castro; e demais autoridades.

Resultados no Ideb



Nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o Ceará tem o melhor resultado do Nordeste, de acordo com o Ideb. Mesmo com a pandemia, a rede pública cearense também superou a meta proposta pelo MEC. No ano final, o Ceará seguiu no topo com nota 5,3, ultrapassando a projeção para 2021 (4,8). Mesma nota alcançada por São Paulo. Nos anos iniciais, o estado obteve 6,1 pontos, superando em 1 ponto a meta estabelecida pelo MEC. Com esse resultado, o Ceará saiu da terceira posição e conquistou o 2º lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Santa Catarina (6,2).

Ainda de acordo com o Ideb 2021, 30 municípios e 87 escolas cearenses estão entre os 100 melhores resultados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dos 10 municípios mais bem colocados no Brasil nos anos iniciais, os seis primeiros são cearenses, com destaque para Ararendá, no Sertão dos Crateús, que ficou em 1º lugar, com o Ideb 9,5. Como dez melhores escolas públicas neste nível são todos do Ceará.

Outro destaque cearense é a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada na zona rural de Massapê. A escola obteve 9,9 na avaliação, tornando-se a melhor escola pública nas séries iniciais do Brasil.





Resultado recebido com muita alegria pela comunidade escolar de Massapê, segundo afirmou a secretária municipal da Educação, Sandra Maria Mota. "Uma grande festa para nossa educação, que viveu muitos desafios na pandemia. Fizemos investimentos para a continuidade das aulas, com o ensino remoto, e para o retorno presencial. A Francisca Diogo, sendo mesmo uma escola da zona rural, com seus desafios particulares, conseguiu trazer todos os alunos de volta para sala de aula. Isso contribui para o nosso trabalho direcionado, o que garante esse resultado positivo".



Já nos anos finais, o Ceará tem 25 municípios e 70 escolas no ranking dos 100 melhores resultados do Brasil. Dos dez melhores municípios, os cinco primeiros são cearenses. O município de Ararendá também ficou em 1º lugar neste indicador, com o Ideb 8,1. Entre como dez melhores escolas, oito são cearenses.

A superação de desafios e o alcance de metas têm como base a colaboração entre Estado e Municípios, ressaltou Luiza Aurélia, presidente da Undime e secretária de Educação de Crateús. "O mais importante do Ceará não perdeu o nosso aluno de vista. Não soltamos a mão de ninguém. Graças ao regime de colaboração forte que temos, conseguimos fazer juntos", frisou.

No Ensino Médio, a rede pública cearense subiu mais uma posição no ranking nacional do Ideb. Com nota 4,4, o estado atingiu o 3º lugar, empatado com Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo, ficando atrás apenas do Paraná (4,6) e Goiás (4,5). Nesta etapa da educação básica, o Ceará divide a primeira posição da região Nordeste com Pernambuco.

O Ideb 2021 mostrou ainda que 23 escolas da rede estadual entre as 100 melhores do Brasil. Além disso, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adriano Nobre, localizada em Itapajé, alcançou o 10º lugar no ranking nacional. A escola também é uma referência para outras no Ceará.



Silvandira Mesquita, que é diretora da EEEP Adriano Nobre há 13 anos, falou do trabalho permanente para oportunizar a educação de qualidade aos estudantes. "Já fui destaques no Ideb em 2017, 2019 e 2021. Contudo, o resultado de 2021 é diferente para nós, pois vivenciamos um tempo pandêmico. Esse resultado atribuímos a diversos fatores, dentre eles, o acolhimento e a recomposição dos aprendizagens. Isso só é possível por conta dos profissionais que atuam na escola, desde a portaria até a sala de aula. Também temos a participação das famílias, que acompanham os filhos e participam das atividades. O engajamento dos alunos, que sente pertencimento no ambiente escolar. Além disso, contamos com o apoio da Seduc, pelo meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 2, para obter esses resultados tão potentes", disse.

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