André Parize - Diretor Financeiro da Getnet
§ As vendas no varejo registraram pequena queda mensal, principalmente nos setores Supermercados e Vestuário
§ O segundo trimestre fechou positivo, com o varejo restrito devolvendo integralmente as perdas do primeiro trimestre de 2021
§ Serviços continua em alta pelo terceiro mês consecutivo, encerrando junho com crescimento de 3,4%
NOTA DE IMPRENSA - O IGet, índice que acompanha o desempenho do setor terciário, desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, mostrou em junho pequena desaceleração dos varejos ampliado (-1,2%) e restrito (-2%) sobre o mês anterior, descontados valores sazonais. Na comparação com junho de 2020, os indicadores cresceram 2,2% e 3,8%, respectivamente. Já o setor de serviços teve alta mensal de 3,4%.
“O mês mostrou um certo acomodamento do consumo das famílias, depois de dois meses de altas consecutivas e maior direcionamento dos gastos para serviços, como restaurantes, hotéis, cultura e lazer. Esse comportamento já era esperado, uma vez que as restrições do comércio diminuíram um pouco mais e a mobilidade foi retomada gradualmente, principalmente nos grandes centros urbanos”, comenta André Parize, diretor Financeiro da Getnet.
No varejo restrito, a categoria com maior queda foi Supermercados (-8%), seguida de Vestuário (-7,2%), Livros (-4,6) e Móveis e Eletrodomésticos (-2,7%). Mas houve crescimento em Artigos Farmacêuticos (39%) e Material para Escritório (2,2%). No ampliado, Partes e Peças Automotivas teve alta de 2,7% e Material de Construção, de 0,8%.
Mesmo com alguns resultados negativos, as vendas no segundo trimestre cresceram. No varejo ampliado, a alta foi de 6,8% sobre o primeiro trimestre, devolvendo parte das perdas do período anterior (-7,3%). Em contrapartida, o varejo restrito fechou com alta de 8,2%, cobrindo o saldo negativo dos três meses anteriores (-8%).
Das categorias analisadas em serviços, Alojamento e Alimentação e Outros Serviços (cultura e lazer) cresceram 3% e 3,6%, respectivamente, descontados valores sazonais. O segundo trimestre também apresentou crescimento de 19,5% sobre os três primeiros meses do ano. O resultado mensal posiciona o indicador nos maiores níveis desde fevereiro de 2020, mas ainda abaixo, em 21,2%, do período pré-pandemia. Na comparação com junho de 2020, o crescimento foi de 67,2%.
Metodologia
O IGet - Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro - utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. Em junho, a amostra foi de 150 mil estabelecimentos no comércio varejista e 73 mil no setor de serviços. São empresas de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.
Sobre a Getnet
A Getnet é uma empresa de tecnologia do grupo Santander que oferece um portfólio completo de produtos e serviços de meios de pagamentos, com tecnologia de ponta que permite a integração com todos os meios de captura. Com o conceito de multicanalidade, a empresa entrega soluções digitais e físicas, de acordo com a necessidade de cada cliente, seja ele pequeno, médio ou um grande empreendedor e para todos os ramos de atividades. A qualidade da entrega da Getnet é medida com foco na experiência, satisfação e engajamento dos seus clientes certificada pelo selo RA1000, do Reclame Aqui. Além disso, a empresa possui as principais certificações do mercado que garantem segurança e otimização de processos, como os Selos ISO 9001, 27001 e 10002, Visa Pin 2.0, PCI entre outros. A Getnet trabalha para fazer com que o empreendedor brasileiro tenha cada vez mais sucesso e aumente suas vendas. A companhia está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, segundo o ranking Great Place to Work.
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