segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Artigo | Qual a época correta de procurar um ortodontista?

 

Essa é uma das dúvidas mais frequentes apresentadas pelos pacientes ou responsáveis, quando encontram um ortodontista pela primeira vez. O ortodontista deverá receber para uma primeira consulta os pacientes encaminhados pelo odontopediatra por volta dos seis anos de idade. Nesta consulta, a criança já deve estar iniciando a troca de seus dentes de leite e os seus primeiros molares permanentes já deverão estar aparecendo na boca. Assim, é possível se avaliar o desenvolvimento da oclusão deste pequeno paciente. Nos casos mais graves, todavia, ocorre desta visita ser antecipada em virtude de uma necessidade mais específica de tratamento.

Durante a consulta, caso seja detectado alguma má oclusão em desenvolvimento, os pais e/ou responsáveis serão alertados para dar início à intervenção/interceptação. Nesse momento, há uma maior colaboração pelo paciente que já se mostra mais compreensivo e já tem um nível de entendimento capaz de possibilitar o uso da aparatologia recomendada para seu caso.

Quando se perde esse período ideal de visita, então, o melhor momento é aquele em que o paciente chega ao consultório, em qualquer idade. Sempre haverá uma solução para o caso. Nunca é tarde para iniciar um tratamento ortodôntico, pois em todas as idades há a possibilidade de se movimentar dentes e de se conseguir excelentes resultados. Mesmo em pacientes que já perderam algumas unidades dentárias, a Ortodontia contribui para uma organização das posições dentárias remanescentes previamente a uma reabilitação oral.

A Ortodontia é a especialidade que diagnostica, previne e trata os problemas de má oclusão do desenvolvimento dos ossos da face e do funcionamento do sistema estomatognático. Portanto, busca devolver aos que a ela procuram, saúde, estética e, sobretudo, a função adequada destes sistemas, independentemente da idade de seus pacientes.


Profª. Drª. Manoela Moraes de Figueirêdo
Coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu
Doutora em Odontologia e mestra e graduada em Odontologia


Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá