sábado, 26 de setembro de 2020

92ª areninha do Estado é entregue pelo Governo do Ceará



É o terceiro equipamento localizado em unidades de conservação e o 56⁰ só em Fortaleza, se somados aos também construídos pela Prefeitura

Próximo de completar 100 areninhas inauguradas, o Governo do Ceará entregou, na manhã desta sexta-feira (25), mais um equipamento, agora na Área de Preservação Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, no bairro Bonsucesso, em Fortaleza. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana, do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do prefeito Roberto Cláudio. Esta é a 92ª areninha do Estado e a terceira inaugurada em uma unidade de conservação.

“Essa é uma das ações mais importantes que eu considero. É um equipamento de lazer, esporte, proteção e prevenção. É uma grande política que temos feito, dar oportunidade a essa meninada, tirar da rua, integrar com escola”, destacou Camilo, ao anunciar que até o final do ano a expectativa é de Estado e Prefeitura entregarem mais de 100 areninhas na Capital – 56 já foram entregues. “Talvez sejamos o Estado e o Município com o maior número de areninhas construídas”, disse.



A APA do Maranguapinho, importante área de preservação de ecossistemas, agora passa a contar com uma opção para a população praticar atividades de esporte e lazer. O areninha tem uma área de 4,3 mil metros quadrados e para a sua construção foram investidos R$ 1.365.901,25. O espaço conta com grama sintética, telas de proteção, drenagem, iluminação e arquibancada. Em breve, serão construídos os vestiários com banheiros. A administração do equipamento será de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

O prefeito de Fortaleza ressaltou um dos papéis que um equipamento desse porte desenvolve junto à população local. “O entorno dela se modifica. Final de semana ou às noites é cheio de carrinho de pipoca, comida, churrasco. A gente traz vida comunitária, economia informal. É um ganho importante. Quando o equipamento chega valoriza e mexe com a autoestima da comunidade”, pontuou Roberto Cláudio.
Esperança de dias melhores



O sonho de ganhar a vida jogando futebol está presente no plano de muitas crianças e jovens. Com Miguel Rodrigues, de 12 anos, não é diferente. Estudante do sétimo ano do Ensino Fundamental, ele almeja conseguir ser jogador profissional no futuro, de preferência no seu time do coração, o Fortaleza Esporte Clube. “Gosto de jogar bola todo dia com meus amigos lá em frente à casa de um deles. Com essa areninha vai ser melhor para a gente. Sempre que meu tio vier jogar pretendo vir. É bem espaçoso e é melhor que os campos que têm por aqui. Para a gente que sonha em ser jogador ficou bem melhor”, comemorou o menino.

O governador Camilo Santana também acredita nesse potencial. “Esse aqui é um espaço para descobrir talentos. Aqui vai ter escolinha de futebol e uma gestão participativa da comunidade. São ações importantes para juventude, de oportunidade”, comentou o chefe do Executivo estadual.

Além do papel descobridor de talentos, o prefeito enalteceu o fator social do equipamento. “Para muita gente, às vezes, acha que tem a ver só com futebol, com lazer – o que já seria uma coisa bacana. Mas isso aqui é inclusão social, cidadania. Aqui dentro funcionam projetos sociais para a criançada, a juventude. A areninha tira a criançada da ociosidade e dá a ela uma razão, foco, propósito com um projeto social que acompanha o atleta, mas também as notas no colégio, exatamente para fortalecer o senso de responsabilidade e cidadania”, explicou o gestor municipal.


Mais investimentos na região

A pedido da população, o governador e o prefeito se comprometeram em construir uma passarela ao lado da areninha ligando as duas margens do rio, fazendo com que a população não precise percorrer grandes distâncias para ter acesso ao campo. Camilo Santana informou ainda que próximo ao novo campo também será inaugurada uma sede do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental. Ao todo, serão cinco areninhas margeando o Rio Maranguapinho, que deve ter seu projeto de urbanização concluído até 2022, previu o governador.

*www.ceara.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá