quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Evento CES ® realizado em Las Vegas lança as últimas tecnologias mundiais


A Consumer Electronics Show (CES) é o evento mundial mais esperado pelas empresas de tecnologia para lançarem seus produtos. Esse evento, de propriedade e produzido pela Consumer Technology Association (CTA) ®, atrai os líderes empresariais e inovadores do mundo todo e daqui saem as novas tecnologias que serão usadas nas próximas gerações. Para você, caro leitor, ter uma ideia da importância deste evento, ele existe desde 1968 e o primeiro computador pessoal foi lançado no CES no ano de 1978 pela Apple.

“O Apple II contava com algumas melhorias, como uma carcaça em plástico que vinha na cor branca. Isso era uma raridade na época, pois os concorrentes usavam sempre a cor bege. O computador da Apple também vinha com um teclado incorporado, além de uma memória ROM maior e possibilidade de expandir a memória RAM. Tudo isso na época custava US$ 1.298,00 (em torno de R$ 3.212,00 em conversão direta hoje)”. E ano após ano, novas tecnologias de referência em nosso cotidiano foram lançadas no CES. Confira abaixo a linha do tempo dos eventos realizados em anos anteriores até o aniversário de 50 anos.

Neste ano de 2020, o CES ocorreu em Las Vegas entre os dias 06 e 09 de janeiro, e não foi diferente dos anos anteriores. Tecnologias surpreendentes foram apresentadas, produtos que irão mudar nosso modo de viver e enxergar a vida, coisas que antes não passava de ficção científica como o filme Transformers, hoje é realidade em tamanho reduzido, pois a Robosen lançou um robô que vira carro por comando de voz. A grande empresa Samsung apresentou o seu celular “dobrável”.

E na mesma linha, a Lenovo também apresentou seu tablet dobrável. Isso e muitas outras novidades tecnológicas foram anunciadas nesse início de ano, inclusive para nossa cultura maker, que é muito forte nas universidades do Brasil e crescente no mundo todo. A empresa Arduino esteve presente no CES representada por Massimo Banzi, co-fundador e desenvolvedor da tecnologia lançando a sua placa de embarcado mais potente, a família Portenta H7.

Arduino Pro Portenta H7

É uma nova placa projetada para alto desempenho, podendo ser programada com linguagens de alto nível e inteligência artificial, como as que ensinamos em nossos cursos de tecnologia Python e Java Script, e com capacidade para rodar TinyML e TensorFlow em seu processador.

Ela é capaz de executar códigos de alto nível simultaneamente com tarefas em tempo real, característica essencial para projetos voltados para a indústria 4.0, tudo isso graças ao processador principal da H7 ser o STM32H747 de núcleo duplo, incluindo um Cortex® M7 com 480 MHz e um Cortex® M4 com 240 MHz. Eles juntos podem executar código do Arduino, Python, Java Script e aplicativos nativos Mbed e TensorFlow com sistema Wi-Fi e Bluetooth integrado para garantir a conectividade no padrão Internet das Coisas (IoT).

Aplicações


- Máquinas industriais de alta qualidade

- Equipamento de laboratório

- Visão computacional

- CLPs

- Interfaces de usuário prontas para o setor

- Controlador de robótica

- Dispositivos de missão crítica

- Computador estacionário dedicado

- Cálculo de inicialização em alta velocidade (ms)

Especificações

- Processador de núcleo duplo STM32H747 com mecanismo gráfico

- SDRAM de 8 MB

- Flash de 16MB NOR

- 10/100 Ethernet Phy

- USB HS

- NXP SE050C2 Crypto

- Módulo WiFi / BT

- Antena cerâmica

- Display Port sobre USB-C



Hoje, a tecnologia é essencial em nosso cotidiano, e não se limita apenas em saber usar a imersão na programação e desenvolvimento, esta cada vez mais comum no meio dos jovens desta geração. Por isso, a crescente procura nos cursos de Engenharia, Redes e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sabendo desta necessidade de atualização tecnológica, nossos educadores estão sempre “antenados” nos eventos mundiais, tendências tecnológicas e novos produtos lançados no mercado para ensinar sempre o que é de mais atual no mercado tecnológico.

Prof. Sandro Mesquita
Professor do Curso de Redes de Computadores da UniAteneu
Mestrando em Engenharia de Software e especialista em Automação Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá