GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS ACOMPANHA RESGATES EM TIANGUÁ APÓS DESABAMENTO E VISITA COMUNIDADES ISOLADAS POR CHUVAS
Acumulado de chuvas no município ultrapassou 204 mm entre sexta (24) e segunda (27); 14 famílias estão desalojadas
Órgãos de salvamento e segurança do Governo do Ceará atuaram durante toda esta segunda-feira (27) na ocorrência de desmoronamento de uma edificação no município de Tianguá, na Serra da Ibiapaba. O governador Elmano de Freitas esteve no local e acompanhou os trabalhos das equipes. No acumulado desde as 7 horas de sexta-feira (24) até as 7h desta segunda, foram mais de 204 mm em chuvas no município, conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
DESABAMENTO DO HOTEL SÃO FRANCISCO
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará atendeu, no início da manhã desta segunda-feira, a ocorrência de desmoronamento no prédio onde funcionava o Hotel São Francisco, próximo à rodoviária da cidade. Uma pessoa do sexo masculino foi localizada nos escombros. Equipe médica do Samu 192 constatou o óbito ainda no local e acionou a Perícia Forense. Outras duas pessoas foram levadas para o Hospital São Camilo, em Tianguá.
“A equipe realizou uma varredura com detector sísmico e com drone. Em seguida, fizemos a varredura com a primeira cadela, a Cléo, e vamos realizar uma nova busca com a segunda cadela, a Inês”, detalhou. “Os cães identificaram apenas o local de onde a vítima já havia sido retirada. Estamos aguardando a relação e os dados de todos os moradores afetados para termos certeza de que não há mais ninguém em perigo”, completou.
DESALOJADOS E AÇÕES DA DEFESA CIVIL
Com 14 famílias fora de casa, totalizando mais de 20 moradores afetados no entorno, a coordenadora da Defesa Civil de Tianguá, Fátima Porfírio, afirmou que o órgão tem atuado para garantir suporte aos moradores e às equipes de busca.
“Diante da situação que estamos enfrentando, estamos tomando todas as providências cabíveis junto ao Estado, que esteve presente de imediato. Estamos dando suporte à equipe de busca e resgate e também apoio logístico aos moradores afetados, muitos deles desabrigados neste momento, pois não podem retornar às suas casas até a vistoria e a liberação da área”, relatou.
O governador Elmano de Freitas enfatizou o trabalho em parceria com a Prefeitura. “A Prefeitura já visitou todas as famílias moradoras deste quarteirão, que está interditado, para garantir aluguel social a quem precisar e assegurar um local para as pessoas ficarem. A prioridade é garantir a integridade física dos cidadãos”, completou.
COMUNIDADES ISOLADAS
Além de acompanhar o trabalho das equipes de segurança, o chefe do Executivo Estadual visitou comunidades que ficaram isoladas em razão das fortes chuvas — Araticum, São Vicente, Olho D’água, Pé do Morro, Estivado e Sítio do Meio — onde visitou famílias e conversou com moradores.
“Vamos garantir recursos para recuperar pontes que foram destruídas e amenizar a situação das comunidades isoladas. Iremos atuar fortemente para assegurar que a população possa retomar seu dia a dia”, afirmou.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com a Funceme, para terça-feira (28) e quarta-feira (29), a previsão indica céu variando de nublado a parcialmente nublado, com chuvas em todas as macrorregiões do Ceará. Os maiores acumulados devem se concentrar entre a madrugada e manhã no litoral e áreas próximas, avançando à tarde para o noroeste e centro do estado e, à noite, para o leste e sul. As chuvas estão associadas a fatores locais (brisas, temperatura, relevo e alta umidade) e ao fluxo de ventos de leste e nordeste ligado à ZCIT, que intensifica o transporte de umidade do oceano para o continente.


Nenhum comentário:
Postar um comentário