quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Governo do Ceará anuncia novos secretários executivos da SSPDS e comandantes dos órgãos vinculados à Secretaria



O governador Elmano de Freitas anunciou, na tarde desta quarta-feira (4), os novos chefes dos órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O anúncio foi feito pelas redes sociais do líder do Executivo estadual. Além dos novos comandantes, foram anunciados os novos secretários-executivos da SSPDS.

“Nosso principal objetivo é combater os grupos criminosos e trazer mais tranquilidade para a população cearense. Os novos chefes trazem a experiência de gestões anteriores e muita vontade de fazer um excelente trabalho na segurança pública”, declarou o governador.

Samuel Elânio já havia sido anunciado como titular da pasta, ainda no fim de 2022, pelo chefe do Executivo. “Com esses nomes que tomam posse nas vinculadas e na própria Secretaria, a ideia é fortalecer, ainda mais, o trabalho integrado. São profissionais que já atuavam na gestão anterior, com objetivo de manter a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), fortalecendo mais o trabalho de inteligência das Forças de Segurança e incrementando essa redução em locais mais vulneráveis. A ideia é manter o andamento de políticas já iniciadas e avançar com objetivo de manter os bons resultados do Ceará”, detalhou o secretário da SSPDS.

Os primeiros nomes são os de Márcio Oliveira e Sérgio Pereira, que ocupavam os cargos de coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e de delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), respectivamente, e assumem cargos executivos da SSPDS. Já Adriano de Assis Sales permanece como secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que ocupa desde 2017.

Conheça os novos secretários


Márcio Oliveira

O novo secretário executivo de Políticas de Direção Superior é coronel da PMCE e ocupava o cargo de comandante-geral da corporação. Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Segurança Pública pela Academia General Facó, o coronel Márcio Oliveira está na Polícia Militar do Ceará desde 1992. É fundador do CPRaio, o maior comando especializado de motopatrulhamento do Brasil, e já atuou em unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG), como o 5º Batalhão, e no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). O novo secretário executivo tem especializações em Políticas Públicas e Perícia Criminal.



Sérgio Pereira dos Santos

O novo secretário executivo de Políticas de Direção Superior atuava como delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desde 2021. Antes, ocupou o cargo de delegado geral adjunto e também de chefe de gabinete da instituição. Com graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Sérgio possui especialização em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Sérgio Pereira também foi diretor, dos anos de 2014 a 2016, da então Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que agora é intitulada de Delegacia de Narcóticos. Além da unidade especializada, Sérgio Pereira também trabalhou como delegado nas Delegacias Municipais de Campos Sales e Parambu, e Regionais de Crato e Tauá.



Adriano de Assis Sales

Adriano de Assis Sales permanece como secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, cargo que assumiu em 2017. Servidor da Polícia Federal, graduado em Administração pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) e em Teologia no Seminário Teológico Getsêmani (STEG). Possui MBA em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É servidor da Polícia Federal, no cargo de Administrador desde 2004. Exerceu a chefia do Setor de Administração e Logística na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal dos Estados de Tocantins e Alagoas.



Além dos novos secretários executivos, o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, anunciou os chefes dos órgãos vinculados à Secretaria. Confira:

Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE)


Deixa o comando da Delegacia Geral da PC-CE, o delegado Sérgio Pereira dos Santos, e assume o delegado Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha, que ocupava o cargo de delegado geral adjunto. O novo titular é delegado da PC-CE desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, atuou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial. Chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção. Já em 2019 assumiu a função de Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e em 2020 passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como Delegado Geral Adjunto da PC-CE, onde estava até o momento. Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Ele é professor do curso de Pós Graduação da faculdade de direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).



Polícia Militar do Ceará (PMCE)

Deixa o comando da PMCE, o coronel Márcio Oliveira, e assume o coronel Klênio Savyo Nascimento de Sousa, que ocupava o cargo de Subchefe do Estado Maior Geral e diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Militar. Ele ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992. É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Possui as seguintes especializações: Gestão em Segurança Pública pela Universidade da Bahia; MBA em Gerenciamento de Projetos pela Universidade de Fortaleza; Gestão Pública pela Faculdade Sentido Único; Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul; e ainda o Curso Superior de Polícia pela Academia Estadual de Segurança Pública. Tem os cursos de extensão: Gestão e Orçamento Público; Mediação de Conflitos pela Universidade de Fortaleza; e, Gestão para Profissionais de Segurança Pública, realizado na Faculdade CDL. Atuou em Unidades Operacionais da PMCE. Serviu na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social nas seguintes áreas: Gabinete do Secretário; Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol); Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codip); Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep); e Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sendo, nestas duas últimas, coordenador. É instrutor da Academia Estadual de Segurança Pública.



Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Deixa o comando geral do CBMCE, o coronel Ronaldo Roque de Araújo, e assume o coronel Cláudio Barreto, que estava lotado na Casa Militar. Com especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem também cursos de Habilitação em Vistorias Técnicas, Direitos Humanos e Supervisão de Mergulho. Já atuou como gerente de Respostas aos Desastres da Defesa Civil Estadual; como coordenador do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade; e como comandante dos Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano, Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Mucuripe, Salvamento Marítimo do CBMCE, Quartel do Conjunto Ceará e 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Mucuripe.



Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp)

Deixa a direção geral, o coronel da PMCE, Antônio Clairton Alves de Abreu. Em seu lugar, assume o coronel Clauber Wagner Vieira de Paula, também da PMCE. Até o momento, ele era chefe do Estado Maior e subcomandante geral da Polícia Militar. Ingressou na Polícia Militar do Ceará em 1992 e ascendeu ao posto de coronel em julho de 2019. É graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e possui especialização em Gerenciamento de Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado de Goiás. É mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará. Possui cursos de Inteligência Policial, curso de Segurança de Autoridades Governamentais e curso de Polícia Comunitária. Atuou na Academia de Polícia Militar General Edgard Facó e na Academia Estadual de Segurança Pública. Na Casa Militar do Governo do Ceará, exerceu as funções de Assessor Estratégico e Secretário Executivo. Exerceu o cargo de Assistente Militar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).



Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)

Deixa o cargo José Helano Matos Nogueira e assume Nabupolasar Alves Feitosa. Ele é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP); e pós-doutorado em História (UFC). O novo superintendente da Supesp tem formações em Inteligência pela Escola de Inteligência da Abin (Esint), Gerenciamento de Operações de Inteligência (Esin) e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento, entre outros.



Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)

Permanece no cargo o perito geral Júlio César Nogueira Torres. Ele é perito legista da Pefoce desde 2006, onde atuou na gestão da Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e, anteriormente, supervisionou o Núcleo de Perícia em DNA Forense da Pefoce. Júlio Torres possui experiência na área da Genética, com ênfase em Genética Forense e possui especialização em análises clínicas e graduação em Farmácia, ambas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O perito geral possui artigos científicos publicados e apresentações sobre assuntos como a coleta de material em casos de crimes sexuais e incidência de tuberculose extrapulmonar na cidade de Fortaleza – Ceará, além de participação em congressos nacionais sobre DNA e Laboratório Forense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá