sexta-feira, 29 de abril de 2022

 

Governo do Ceará inaugura Centro de Educação Infantil em Itatira





Equipamento beneficia 208 crianças de 0 a 5 anos e está localizado no distrito de Cachoeira. Na ocasião, a governadora também assinou uma Ordem de Serviço que autoriza a construção de uma Areninha

A partir desta sexta-feira (29), cerca de 208 famílias do distrito de Cachoeira, em Itatira, terão suas vidas modificadas para melhor. O motivo é a inauguração do Centro de Educação Infantil Lídia Barbosa de Sousa. Para a construção e aquisição de equipamentos do novo espaço, houve um investimento no valor de R$ 1,4 milhão. O recurso é oriundo do Tesouro do Estado e de contrapartida municipal. Será a segunda unidade no município com esse tipo de atendimento em parceria com a atual gestão do Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará. A governadora do Ceará, Izolda Cela, esteve presente na entrega do equipamento e foi recebida pelo prefeito Zé Dival.



A governadora ressaltou a importância de contar com um equipamento que ajudará no desenvolvimento das crianças no distrito de Cachoeira. “Estudos atestam a importância que tem os primeiros anos para a vida da pessoa, para o resto da vida. Quanto melhor a criança é tratada, é estimulada, de como damos a segurança e o amor que ela tem nesses primeiros anos, ela se desenvolve melhor, passa a ter mais capacidade de aprendizagem e de estabelecer relações com os outros. E a partir do programa Mais Infância Ceará, estamos dando prioridade e atenção para a primeira infância entregando equipamentos como esse aqui, com toda a estrutura para formar crianças mais felizes”, explicou Izolda Cela.

Com o CEI de Itatira, já são 83 Centros entregues à população por meio do Programa Mais Infância Ceará, no que se refere ao pilar Tempo de Aprender. Os moradores também contam com o CEI Estevão de Alencar Guerra, localizado no Centro da cidade, desde 2019. O novo ambiente pode receber até 208 crianças, de 0 a 5 anos, com atendimento voltado à aprendizagem, ao cuidado e ao desenvolvimento desse público.



Espaços de aprendizagem, cuidado e estímulo ao desenvolvimento para crianças de até cinco anos, cada CEI é composto de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

“Nós queremos agradecer pelas obras importantíssimas que já chegaram aqui, e ainda outras virão. Hoje o distrito de Cachoeira foi beneficiado, e com este Centro de Educação Infantil, vamos cuidar melhor das nossas crianças. E vamos garantir uma Areninha também. Famílias, zelem por esse CEI, ele é de vocês, é do filho de vocês”, pontuou o prefeito do município.

Um dos compromissos assumidos pelo Governo do Ceará é a melhoria da educação para meninos e meninas na Capital e no Interior. Por isso, a meta é ter, até o fim de 2022, todos os municípios cearenses com CEIs entregues ou em construção. As unidades fazem parte das ações do Regime de Colaboração entre Estado e Municípios cearenses. Após a entrega, os CEIs são cedidos às gestões municipais.

Mamãe tranquila



Para a mamãe do José Hugo, Rafaele Teixeira, sua rotina passa a ser mais tranquila agora. “Eu trabalho na escola Eduardo Barbosa como coordenadora pedagógica, e todos os dias tinha de ficar longe do meu filho, preocupada. Agora meu filho estuda nesse belíssimo Centro de Educação Infantil, e, além de estar extremamente feliz com essa conquista, minha e da comunidade aqui no distrito de Cachoeira, me sinto totalmente tranquila e privilegiada. Meu filho está num ambiente educacional de qualidade, com profissionais de excelência, onde eu sinto que a educação dele está em boas mãos”, agradeceu.

Conscientização ambiental



No CEI no distrito de Cachoeira, foram plantadas e distribuídas cerca de 50 mudas de plantas arbóreas, ornamentais e frutíferas para a população pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).

A política aplicada tem o objetivo de incentivar e conscientizar as crianças para que tenham um cuidado maior com a natureza e saibam a importância da preservação ambiental, com o plantio e a distribuição de mudas, já tradicional nas inaugurações dos equipamentos do Programa Mais Infância.

Além disso, a iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável, e para a manutenção de cidades mais verdes.

Areninha

Na mesma ocasião, a governadora Izolda Cela assinou a Ordem de Serviço que autoriza a construção de uma Areninha para o município de Itatira. O equipamento de esporte será construído no distrito de Cachoeira, com prazo para execução dos serviços de 120 dias corridos.

Com investimento de pouco mais de R$ 300 mil, a Areninha Tipo II terá um área de intervenção de 1.200 m², campo society, grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

Presentes


Estiveram presentes ao evento a vice-prefeita Carol Alexandre; o deputado federal Idilvan Alencar, e o deputado estadual Zezinho Albuquerque; vereadores, secretários municipais, prefeitos da região e lideranças sociais.




 

Ibiapina terá festa do trabalhador com vasta Programação.

 


O prefeito de Ibiapina, Marcão, numa parceria entre a prefeitura  e o sindicato  dos trabalhadores rurais de Ibiapina, irá  realizar neste domingo, 01 de maio, evento alusivo ao dia do trabalhador. 

O evento contará com homenagens, sorteio de brindes e show musical. 


  

Hub de Hidrogênio Verde: Governo do Ceará assina Memorandos de Entendimento com empresas a serem instaladas no Complexo do Pecém.





Na tarde de sexta-feira (29), a governadora Izolda Cela, acompanhada do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, assinou mais um Memorando de Entendimento pra produção de Hidrogênio Verde. Empresa do grupo Comec, a Nexway vai produzir hidrogênio verde com intenção de participar do pool de armazenamento de amônia, no futuro HUB de H2V localizado no Porto do Pecém.

“Nós desejamos que seja um projeto de sucesso, pois aqui no Ceará nós temos feito um trabalho concentrado e uma ação sistêmica para nos firmarmos como um HUB de Hidrogênio Verde nesse momento de transição energética mundial”, disse a governadora Izolda.

“Estamos muito entusiasmados com a receptividade do Ceará. É um momento único e vamos de fato iniciar a construção. Não é um momento de projeto piloto e sim de executarmos um projeto de médio e grande porte”, afirmou o presidente da Nexway, Marcel Haratz.



Na ocasião, também foi assinado Memorando de Entendimento com a empresa suiça Energy Vault SA, que fornece tecnologia de armazenamento gravitacional de energia.

“Nosso projeto trará uma solução inovadora pra cadeia de energias renováveis. Nós vamos armazenar energia, um elo que faltava na cadeia para suprir demandas desse setor”, disse o presidente da EV Brasil.

Para o secretário da Sedet, Maia Júnior, foi um evento muito significativo, destacando a inovação que será o armazenamento gravitacional da energia produzida. “Atrair uma empresa dessas para o Ceará é muito importante para estruturação que a gente faz nas energias renováveis”, disse o titular da Sedet.

Segundo o secretário Maia, estão prontos outros dois protocolos do segmento que devem ser agendados em breve. Alem disso, estão sendo trabalhadas outras quatro empresas para compor o Hub de Hidrogênio que escolheram o Ceará para seus projetos.



Participaram também da solenidade o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, o secretário executivo da Infraestrutura, Adão Linhares; o presidente do Sindienergia, Luiz Carlos – representando a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec); e os analistas da Sedet, Sérgio Araújo e Constantino Frate.

HUB de H2V do Ceará

Lançado em fevereiro de 2021 pelo Governo do Ceará, Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Ceará (Fiec), o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará visa transformar o território cearense em um grande fornecedor global desse tipo de combustível gerando emprego, renda e contribuindo diretamente para a descarbonização do planeta, um dos objetivos estipulados por diversos países do mundo até 2050.

Vale destacar ainda o grande potencial produtor de energias renováveis do Ceará, a localização geográfica e estratégica, assim como a capacidade logística e consumidora de Hidrogênio Verde do Complexo do Pecém. A infraestrutura e as parcerias internacionais facilitarão também a exportação, contribuindo, assim, para que o Ceará desponte como o primeiro HUB de Hidrogênio Verde do Brasil e da América Latina. A exportação de H2V através do Porto do Pecém será a mais curta entre a América do Sul e a Europa e, consequentemente, a de menor custo.

Veja as empresas que já assinaram memorando de entendimento com o Governo do Estado:

Enegix Energy
White Martins
Qair
Fortescue
Eneva
Diferencial
Hytron
H2helium
Neoenergia
Engie
Transhydrogen Alliance
Linde
Total Eren
AES Brasil
Cactus Energia Verde
Casa dos Ventos
H2 Green Power

 

Audiência mobiliza entidades para barrar aumento da luz no Ceará


A Associação Cearense de Defesa do Consumidor (Acedecon) realizou nesta sexta-feira audiência pública para debater a situação atual dos serviços de energia elétrica no Ceará. Na ocasião, o deputado Domingos Neto explicou quais são as alternativas para barrar os 25% de reajuste na energia. 

“O nosso próximo passo em Brasília é aprovar a urgência do Projeto de Decreto Legislativo que susta o aumento. Com a mobilização que conseguimos fazer nesta semana de vários setores da sociedade, tenho convicção de que vamos conseguir”, afirma Domingos Neto. 

O presidente da Acedecon, Thiago Fujita, lembrou do impacto social do aumento. “Vai ter gente que realmente não vai ter condição de pagar a conta. E como é impossível viver hoje sem energia, na prática essa medida vai levar pessoas para a miséria” explica.

O vice-presidente da Fecomércio, Cid Alves, por sua vez, lembrou do impacto do reajuste também na geração de emprego e renda e defendeu um amplo diálogo entre os diversos entes que compõem o serviço, como Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a empresa Enel e governos estadual e federal.

“Empresas foram obrigadas a fechar as portas em virtude da saúde pública. Diante desse cenário é injustificável que esse absurdo aconteça”, afirmou a deputada Érika Amorim. 

Meio Ambiente e Agricultura

O presidente da Federação da Agricultura, Amilcar Silveira, lembrou do impacto da conta de luz para o homem do campo. Os debatedores também lembravam que o Ceará é tradicional gerador de energia renovável. “Não é justo que, sendo um produtor próspero de energia éolica e solar, nosso estado arque com esse aumento”, destacou Domingos Neto.

 

Em Groaíras

 



Qualidade e segurança, você encontra aqui!

Ter o cuidado na hora de abastecer é fundamental.

📌Por isso, abasteça no Auto Posto PetrolX, aqui temos combustível de qualidade e um atendimento espetacular.

Governadora do Ceará recebe visita do embaixador da Irlanda.

 


A governadora Izolda Cela recebeu, na tarde desta quinta-feira (28), o embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, no Palácio da Abolição, em Fortaleza. Trata-se da primeira visita do embaixador irlandês ao Ceará, que foi recebido com honras militares.

Também participaram da recepção ao embaixador os secretários Chagas Vieira, (Casa Civil); Cesar Ribeiro (Assuntos Internacionais); e Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico e do Trabalho).



Temas como educação, cultura e turismo foram discutidos entre a chefe do Executivo estadual e o embaixador. A Governadora destacou o potencial do Ceará na área da educação para firmar parcerias com a Irlanda, país que recebe muitos estudantes brasileiros para estudo da língua inglesa e também na área do ensino superior.

Também conversaram sobre as possibilidades de parcerias na área do turismo entre Irlanda e Ceará, uma vez que o país europeu recebe cerca de 15 milhões de turistas ao ano.

“Foi uma satisfação receber o embaixador da Irlanda no Brasil. O Estado do Ceará e Irlanda podem cooperar em várias áreas principalmente na educação e turismo”, disse a Governadora.



Ceará X Irlanda

O Brasil é o segundo maior parceiro comercial da Irlanda na América Latina e no Caribe, e o maior para o setor de serviços. Já o Ceará é o 14º estado brasileiro em exportações para a Irlanda. Em 2021, o valor das exportações chegou a US$ 687 mil, o que corresponde a um crescimento de 23% em comparação com o ano anterior.

Principal grupo exportado do Ceará para a Irlanda, o setor das frutas possui participação de 95% nas exportações cearenses para o país, registrando montante de mais de US$ 656 mil em produtos vendidos e crescimento de 22% entre os últimos dois anos. Os melões e as melancias foram os principais produtos demandados pelo país, sendo provenientes de Icapuí, principal município exportador do estado para o país europeu.

Já o Ceará comprou, em 2021, US$ 1,1 milhões em produtos da Irlanda, o que corresponde a um crescimento de 54% se comparado com o ano anterior. O Ceará ocupa o 14º lugar dentre os estados brasileiros importadores do país. Com participação de 65% nas importações cearenses, o setor de produtos farmacêuticos registrou aumento de 30% em sua demanda no ano de 2021, o que corresponde a um montante de US$ 740 mil em importações. A capital cearense foi responsável pela totalidade das compras dos produtos deste setor.

 


A Clinica Dr. Timbó está com atendimento em diversas especialidades, como:

* Cardiologia - Dr. Dimas
  • Consultas
  • Eletrocardiograma(ECG)
  • Ecocardiograma(ECO)
* Dermatologia - Dr Flavio
* Pediatria - Dr Portela
* Dentista - Dra. Anita
* Ultrassonografia - Dr. Faustino
* Nutricionista - Dra. Iana Melo
* Psicóloga - Dra Mônica Ximenes
* Psicólogo - Dr David Fernandes
* Ginecologista e Obstetra - Dr Emanuel Pequeno

* Dr Janssen Loiola - Especialidades:
  • Cirurgia Ancológica
  • Cirurgia Geral e Vídeolaparoscópia
  • Atendimento de lesões suspeitas ou malignas em cabeça e pescoço(Incluindo Tireoide, Parótida)
  • Mamas - Trato Digestivo - Pele - Partes Moles
  • Ginecológicas(Útero e Ovários)
  • Hérnia de parede abdominal e Doenças da Vesícula Biliar.
A clinica realiza ainda: 

* Exames de prevenção com a enfermeira Emilly, e Exames Laboratoriais, além do atendimento do Dr. Timbó na Geriatria(Médico de Idosos) e Clinico

Com 3,3 mil postos de trabalho gerados, Ceará tem segundo melhor saldo do Nordeste em março

 


O Ceará teve um crescimento de 3.368 postos de trabalho, o que representa o segundo melhor resultado do Nordeste para o período, atrás somente da Bahia (7.836). O nível de emprego formal variou positivamente (0,28%) e atingiu o total de 1,2 milhão de empregos com carteira, em março de 2022. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados, nesta quinta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

“Após o período de sazonalidade do mercado de trabalho, registrado no início do ano, percebemos a retomada das contratações com a geração de 8.925 postos de trabalho em 2022. Esperamos continuar nessa curva ascendente para garantir oportunidades aos trabalhadores cearenses,” analisa o presidente do IDT, Vladyson Viana.

O resultado decorreu de 44.502 admissões e 41.134 desligamentos e manteve a trajetória positiva, retomada em fevereiro. Os números foram puxados principalmente pelo setor de serviços (4.284).

Em termos territoriais, cabe mencionar que esse resultado foi puxado pela Capital, Fortaleza (3.449 novos empregos), seguida de Eusébio (239), Tejuçuoca (231), Crateús (185), dentre outros municípios.

  

Marcos Sobreira repudia intervenção em posse de nova diretoria do Crefito-6

Deputado Marcos Sobreira       Foto: Edson Júnio Pio

O deputado Marcos Sobreira (PDT) repudiou, durante o tempo de liderança da sessão plenária desta quarta-feira (27/04) da Assembleia Legislativa do Ceará, a intervenção no resultado das eleições para o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (Crefito-6).

De acordo com o parlamentar, 25 dias após as eleições do conselho, a chapa vencedora não foi empossada por conta de uma intervenção provocada pela chapa derrotada. “Há 16 anos ininterruptos o Crefito-6 foi conduzido pela mesma gestão. Porém, há 25 dias, fisioterapeutas e terapeutas foram às urnas escolher seus representantes. A chapa 1 venceu com aprovação de mais de 75% da categoria, totalizando quatro mil votos. Apesar do encerramento do mandato anterior, até agora não foi dada a posse da chapa vencedora, desrespeitando os profissionais e a democracia”, criticou.

Marcos Sobreira detalhou ainda que a chapa derrotada entrou com recursos para anular os resultados da eleição, o que gerou uma intervenção, e há 15 dias o conselho está sem diretoria. “Estamos indignados com essa intervenção, pois o processo todo aconteceu de forma honesta e democrática”, afirmou.

*Com AL

 

Salmito ressalta políticas públicas de estado desenvolvidas no Ceará

Deputado Salmito                 Foto: Edson Júnio Pio

O deputado Salmito (PDT) destacou, durante o tempo de explicações pessoais da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (27/04), realizada de forma presencial e remota, projetos estruturantes promovidos pelas últimas gestões estaduais que mudaram a vida do povo cearense.

Segundo o parlamentar, no âmbito da educação, foi desenvolvida uma governança interfederativa envolvendo o Governo do Estado e os municípios cearenses. “Essa governança foi inaugurada como uma política pública interfederativa de estado em defesa da educação de qualidade para a população cearense. E quem fez isso de forma inédita foi o então governador Cid Gomes”, apontou.

Na gestão Cid Gomes, segundo o parlamentar, foram reunidos prefeitos, secretarias municipais e a Secretaria Estadual de Educação para estabelecer metas e critérios científicos de avaliação e de estímulos financeiros, criando uma “revolucionária política de educação no Ceará”.

Na área da educação, Salmito ressaltou que o Governo Cid Gomes também foi responsável por construir o primeiro hospital público de alta complexidade no interior do Estado, em 208 anos de história.

*AL





Sérgio Aguiar destaca crescimento na abertura de empresas no Ceará

Deputado Sérgio Aguiar            Foto: Edson Júnio Pio

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (28/04), realizada de modo híbrido, o aumento na abertura de empresas no Estado em comparação com o último trimestre de 2021.

Só nos primeiros três meses, foram solicitadas a abertura de mais de 9.000 empresas, o que representou o aumento de 18% em relação a meses anteriores. Entre os segmentos, o setor de serviços foi o que apresentou o maior número de registros no sistema, totalizando 16.147.

Lançado em abril, o programa Empresa Mais Simples também foi informado pelo parlamentar, que considerou o projeto a mais recente inovação para a desburocratização do registro mercantil no Ceará. O sistema é voltado para a criação de empresas de baixo risco e unifica processos entre os órgãos públicos que registram, legalizam e fazem o controle empresarial, apresentando serviço gratuito. O modelo piloto foi implantado em Sobral.

Sérgio Aguiar também destacou a aprovação do projeto de lei (PL 3.188/2021) que fortalece o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado em 2020, pelo Senado Federal. O texto, que sofreu modificações da Câmara, busca manter os recursos para garantir empréstimos às pequenas empresas e, agora, segue para a sanção.

Com a perspectiva de inflação anual de 12,03%, o parlamentar lamentou os aumentos no mercado financeiro das projeções de inflação em 2022. Segundo ele, esse já é o décimo quinto aumento da projeção, sendo considerada “a maior dos últimos 19 anos”.

“Isso faz com que o consumidor reduza o volume de compras, faz com que haja essa perspectiva de alta da previsão inflacionária e, principalmente, com que o poder aquisitivo do consumidor brasileiro seja bastante reduzido”, pontuou.

O parlamentar fez ainda um alerta sobre as fake news em ano de eleição, citando comentários feitos sobre a discussão do aumento de energia no plenário na quarta-feira (27/04).

Em aparte, o deputado Carlos Felipe (PCdoB) reiterou o seu posicionamento contra as fake news e elogiou o deputado Sérgio Aguiar por trazer o assunto à tribuna.

*AL

  

Presidente da Assembléia, Evandro Leitão anuncia ação civil pública contra aumento de energia

Foto: Dário Gabriel

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT), em pronunciamento na tribuna do Plenário 13 Maio, nesta quinta-feira (28/04), anunciou medidas que serão adotadas pelo Poder Legislativo para tentar barrar o reajuste de 24,88% na tarifa de energia elétrica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel) à Enel Distribuição do Ceará.

O parlamentar informou que o Poder Legislativo, por meio do Procon, ao lado do Ministério Público do Estado do Ceará, dará entrada, até o início da próxima semana, em ação civil pública contra o aumento na tarifa de energia elétrica anunciado pela Enel Distribuição Ceará. Em paralelo, será formado um grupo de parlamentares suprapartidário para avaliar o contrato de concessão da empresa, com prazo para apresentar resultados.

“Nós estamos, os 46 deputados, irmanados, unidos em prol de barrar esse reajuste. É inadmissível que, no momento que o Brasil atravessa, tentando ter sua recuperação econômica, a empresa de distribuição de energia apresente o maior aumento na sua tarifa. Estamos juntos tentando sensibilizar o Poder Judiciário para que possamos barrar esse reajuste com o qual a população poderá sofrer”, enfatizou. Ele destacou ainda que o assunto também será discutido na próxima reunião da Mesa Diretora da Assembleia.

Evandro lembrou que o serviço prestado pela Enel é uma concessão da União, bem como que o reajuste foi aprovado e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E com isso, é preciso respeitar as instâncias. Ele citou a articulação da bancada federal em conjunto com os deputados estaduais. “Mas é importante que a sociedade saiba do posicionamento desta Casa.”

Sobre o pedido de instalação de comissão parlamentar de inquérito, o presidente da Assembleia ponderou que é preciso ter prudência.“Eu não sou contra CPI, mas é preciso ter prudência. Primeiro temos de estudar o contrato, e, se nesse contrato a Enel não estiver cumprindo as cláusulas contratuais, serei o primeiro a assinar”.

O Regimento Interno prevê uma série de critérios para chegar até a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito. "Estamos em diálogo constante com os colegas parlamentares sobre esse tipo de medida. Não podemos descartar a possibilidade de CPI, desde que o pedido cumpra todos os requisitos regimentais", acrescentou.

Ao ser lembrado que a Enel obteve o dobro do lucro entre 2020 e 2021, Evandro citou que a Assembleia Legislativa aprovou o projeto do Governo do Ceará que assumiu o pagamento das contas de energia elétrica da população mais vulnerável, na ausência de descontos da Enel no auge da pandemia da Covid-19.

DEPUTADOS APOIAM


Em aparte, o deputado Salmito (PDT) parabenizou o presidente da Alece pelas medidas anunciadas e declarou que a população cearense não suporta mais tanta carestia eque o aumento vai impactar diretamente no supermercado, na farmácia, no salão de beleza e em toda a cadeia produtiva.

Tin Gomes (PDT) disse que a Coelce foi concedida à Enel para melhorar o fornecimento de energia elétrica porque a Coelce estava no vermelho, não tinha mais capacidade financeira para atender a população e,mesmo assim, ainda fazia mais do que podia."Como a Enel não tem investido,os serviços só pioraram", pontuou.

Fernando Hugo (PSD) ressaltou que as duas medidas anunciadas pelo presidente defendem o bolso do consumidor cearense e sugeriu que a Comissão Especial Suprapartidária convide engenheiros, administradores, contadores e demais profissionais que possam interpretar o texto de concessão à Enel e revisar o contrato, que já está "caduco".

Sérgio Aguiar (PDT) declarou que essa é uma oportunidade para os 9 milhões de cearenses tomarem conhecimento de que a Casa do Povo está inconformada com esse reajuste de energia.

Fernando Santana (PT) informou que foi dada a oportunidade para a Enel explicar o porquê desse aumento de quase 25% naconta de energia e sobre a qualidade dos serviços ofertados, mas não teve explicação."O que se ouviu na reunião foi a Enel jogara culpa em todos os orgãos e não admitir as responsabilidades assumidas com o povo cearense", acentuou.

Renato Roseno (Psol) lembrou que, no passado, quando as reclamações contra a Enel eram menores do que são hoje, propôs um projeto de decreto legislativo (PDL) para a convocação de um plebiscito sobre a concessão e sobre os termos de concessão e voltou a sugerir o plebiscito ao presidente Evandro Leitão.

Elmano Freitas (PT) disse que o pronunciamento do presidente da Casa é uma questão unânime entre todos os 14 partidos e os parlamentares e que o reajuste prejudica o pobre, que não vai ter condições de pagar a conta de energia;o industrial;o comerciante;o agricultor, enfim, toda a cadeia produtiva do Ceará.

Para Érika Amorim (PSD), a crise provocada pela pandemia desencadeou miséria e fome muito grande, com a inflação reduzindo o poder de compra dos cearenses e, mesmo assim, a Enel tenta implementar uma tarifa que era para ser temporária.

Tony Brito (União) informou que apresentou um projeto de indicação para ser votado e aprovado na sessão desta quinta-feira que proíbe o corte de energia elétrica e de fornecimento de água aos sábados, domingos e feriados e defendeu que também é preciso lutar contra o aumento da gasolina.

Fernanda Pessoa (União) disse que tem recebido várias reclamações de empresários que querem ampliar a rede de energia para aumentar a produção, mas o serviço não é oferecido pela Enel, e citou a região da Serra da Ibiapaba,entre outras localidades. Já Oriel Nunes Filho (PDT) ressaltou que os argumentos da Eneel não têm justificativa. Para ele,a população “reclama” com razão,por não prestarem serviço de qualidade.

Romeu Aldigueri (PDT) ressaltou que a postura do presidente da AL enobrece o Poder Legislativo, e Antônio Granja (PDT) salientou que a Enel, além de prestar serviço de má qualidade,apresenta um reajuste na tarifa de energia que é “inadmissível” e que o argumento da empresa é “injustificável”.

  

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Enfrentamento à seca:* Deputado Federal Moses Rodrigues garante 200 cisternas para os municípios de Granja e de Martinópole


Nesta quarta-feira (27), o Deputado Federal Moses Rodrigues informou que os municípios de Granja e de Martinópole, na Zona Norte do Estado, foram beneficiados com 200 cisternas de placa para serem instaladas nas comunidades rurais. Ao todo serão instaladas 2.300 cisternas em diversos municípios cearenses.

“_A chegada das cisternas aos municípios faz parte de um trabalho de enfrentamento à seca no Estado do Ceará. Cada município receberá 100 cisternas. Esse trabalho começou há um tempo. Destinamos R$ 10 milhões em recursos para a instalação de 2.300 cisternas. Além disso, também garantimos R$ 1 milhão para a aquisição de tratores agrícolas_”, destacou Moses Rodrigues.

Nessa etapa 19 municípios cearenses serão beneficiados. “_Apesar do aporte hídrico devido as chuvas deste ano, a situação de algumas comunidades rurais ainda preocupa, por isso seguiremos trabalhando para amenizar a situação do homem do campo_”, finalizou.

 

Deputado Salmito enaltece a gestão do prefeito de Caucaia, Vitor Valim


Nesta quinta-feira (28/04), o deputado Salmito subiu à Tribuna da Assembleia Legislativa para elogiar a gestão do prefeito de Caucaia, Vitor Valim. Segundo o deputado, somente uma iniciativa já colocaria Valim na história do município: a construção dos espigões no valor de R$ 200 milhões e com a primeira etapa já iniciada. “Quantas lideranças falaram sobre a importância de salvar o litoral de Caucaia? Essa é uma reinvidicação de décadas”, disse Salmito. 


Segundo o deputado, Caucaia está vivendo um conjunto de transformações estruturantes, e já em 1 ano e 3 meses, através de uma articulação político-institucional, o prefeito Vitor Valim, no início do primeiro ano, conquistou essa obra. 


“Mas não parou por aí”, ressaltou Salmito, lembrando outras obras estruturantes, como o Polo Industrial e o Polo de Desenvolvimento Tecnológico, pontuando a importância dessas conquistas para a geração de emprego e renda no município. 


“Além dos espigões, do polo industrial e do polo tecnológico, podemos citar ainda o que seria inimaginável: andar de ônibus de graça, outra conquista histórica!”, comemorou Salmito, salientando que essa iniciativa de não cobrar passagem de ônibus em Caucaia deve-se à seriedade, ao compromisso e ao espírito público de Vitor Valim. “Isso é impactante do ponto de vista social, da dignidade e das oportunidades”, complementou.

Tauá: Município lança Programa de Apoio e Desenvolvimento na Primeira Infância

 


Programa Tauá Amiga da Criança


O Município de Tauá, através da Secretaria de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, lança o Programa Tauá Cidade Amiga da Criança, que acontece no Cine Teatro Maria Carmem, no Parque da Cidade, a partir das 17h.

O programa propõe apresentar para a sociedade tauaense os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Proteção Social para com as crianças, na execução dos projetos e programas: Criança Feliz, Primeira Infância no SUAS, Cartão Mais infância Ceará (CMIC), planejamento pedagógico com profissionais que trabalham diretamente com a Primeiríssima infância, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

O programa tem o objetivo de ampliar e fortalecer ações de apoio às famílias no que se refere aos cuidados na primeiríssima infância (0 -3 anos) e na primeira infância (0 -6 anos). Além de implementar brinquedoCRAS com o propósito de implementar espaços lúdicos para as crianças na primeira infância.

O Programa Tauá Cidade Amiga da Criança tem como público alvo gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade beneficiárias de programas sociais e em diversos contextos socioeconômicos. Visando melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento.

 

Hotéis Hana - Marco e Camocim

  

  


Já pensou em conhecer Camocim e suas praias?

Camocim é uma das cidades mais visitadas do Litoral Cearense, por conta das belezas de suas praias. Mas para sua viagem ser perfeita, uma boa hospedagem, que una conforto, qualidade e boa localização, são essenciais. E essa é a proposta dos Hotéis Hana. 

Em Camocim, são dois:






* Hana Praia, localizado na Beira Mar de Camocim, quartos de frente para o mar, maravilhosa vista e um dos melhores café da manhã. Além de confortáveis quartos e piscina nas dependências do Hotel. Endereço: Avenida Beira Mar - 1639 - Praia. Contato: (88)99455-2925 / (88) 3621-2885




* Hana Centro, pra quem viaja a negócios, ou que também quer conhecer o comércio do município, além das praias, há também a opção do Hana Centro, que fica localizado na Praça Sinhá Trévia, 1670, Centro. Contato: (88)99728-5041

Unidade em Marco-Ce




Além das duas unidades em Camocim, os Hotéis Hana, contam também com uma unidade no Municipio de Marco-Ce, na região do Baixo Acaraú, localizado na Rua José Maria Farias, 1000, Centro.

Você também pode conferir as redes sociais dos Hotéis:
@hotelhannapraia
@hannacentro

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Deputado Federal Moses Rodrigues assume 1ª vice-presidência da Comissão de Educação da Câmara


Nesta quarta-feira (27), o Deputado Federal Moses Rodrigues foi eleito (24 votos favoráveis) 1º vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Moses chega ao cargo ao lado do Deputado Kim Kataguiri, que assume a presidência e substitui a Deputada Professora Dorinha Seabra.

De acordo com o parlamentar cearense serão muitos os desafios à frente da Comissão. “_Nosso trabalho será intenso e desafiador. Apesar dos esforços, estudantes brasileiros sofreram perdas devido a pandemia_”, destacou Moses Rodrigues.

O Deputado também falou sobre o desafio do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação. “_Precisamos cobrar que as 20 metas do PNE sejam cumpridas para evitar maiores danos à Educação. Esse, sem dúvidas, é um de nossos maiores desafios. Educação de qualidade é garantir um futuro melhor e menos desigual_”, finalizou Moses Rodrigues, que está no segundo mandato e já integrou a Comissão de Educação.