Equipes especializadas realizam ações diariamente, com o objetivo de preservar vidas e evitar acidentes
O Departamento Estadual de Trânsito Ceará (Detran-CE) tem como uma de suas prioridades garantir a segurança nas rodovias de todo o Estado. Neste sentido, o órgão realiza, de forma regular, o trabalho de apreensão de animais. Somente este ano, foram recolhidos 2.027, sendo a grande maioria jumentos. Eles foram encontrados em vários trechos das estradas cearenses e removidos, evitando, assim, o risco de acidentes.
As apreensões são realizadas por equipes divididas em 14 caminhões de transporte e captura, que percorrem de 250 km a 450 km por dia, cada, de acordo com o plano de rota mensal. Um dos pontos de apoio para a realização deste trabalho fica na Regional do Detran-CE no município de Morada Nova, distante 163 km de Fortaleza.
“Alguns proprietários soltam seus animais para pastarem nas margens das vias e não tomam os cuidados necessários. Por isso, muitos acabam fugindo ou desaparecendo. O maior intuito do serviço de apreensão de animais é preservar a vida dos condutores e dos passageiros, assim como a vida e o bem-estar dos próprios animais”, ressalta a servidora do Detran-CE, Sabrina Milly Chaves, que é supervisora e responsável pela Regional do Detran-CE em Morada Nova.
Além dos jumentos, caprinos, ovinos, equinos e bovinos, são resgatados e recolhidos, diariamente, e encaminhados aos currais das regionais do órgão. Caso não aconteça a retirada, por parte dos proprietários, no prazo de sete dias úteis, os animais são levados à fazenda do Detran-CE, que fica no município de Santa Quitéria, com toda a estrutura necessária. Lá, eles são pesados, acompanhados por profissionais adequados e recebem todos os cuidados necessários com relação à vacinação, alimentação específica e medicamentos.
Os animais considerados abandonados que forem adequados para o consumo humano, como é o caso de bovinos e caprinos, são destinados a uma ação social proposta pelo Detran-CE, a qual beneficia instituições filantrópicas devidamente cadastradas em Fortaleza e no Interior do Ceará.
Para denunciar animais soltos nas imediações de rodovias estaduais do Ceará, basta ligar para o número (85) 3101-4782 ou 190, que a Polícia Militar do Ceará acionará o Detran-CE para o devido recolhimento.
Um dos pontos de apoio para a realização deste trabalho fica na Regional do Detran-CE, no Município de Morada Nova, distante 163 km de Fortaleza. Quem fala sobre o assunto é a supervisora da Regional do Detran-CE em Morada Nova, Sabrina Chaves.
*www.ceara.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário