quinta-feira, 30 de abril de 2020

Centro de Distribuição da Sesa começa envio de equipamentos e testes adquiridos pelo Governo do Ceará


O CD da Sesa é responsável pelo recebimento, armazenamento, separação e distribuição de medicamentos, itens e equipamentos hospitalares

Setor estratégico para a Secretaria de Saúde (Sesa) na rotina de recebimento, armazenamento, separação e distribuição de medicamentos, itens e equipamentos hospitalares, o Centro de Distribuição (CD) se torna peça ainda mais importante dentro da situação de pandemia. É para lá que vão os respiradores mecânicos que aparelham os leitos de UTIs, os equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC), medicamentos para o tratamento dos pacientes internados, além dos testes rápidos para detectar ou não a covid-19. Nesta quinta-feira (30), o material adquirido no exterior, e que chegou no último domingo, começou a ser distribuído entre as unidades de saúde.


“Atendemos todas as oito unidades da rede hospitalar da Região Metropolitana de Fortaleza, mais três hospitais regionais no interior do Estado (Regional Norte-Sobral, Cariri, e Sertão Central-Quixeramobim), as 13 unidades ambulatoriais, mantidas pela rede da Sesa, e agora os hospitais de campanha, o Waldemar de Alcântara e as nove UPAS gerenciadas pelo ISGH, além das demais redes, SAMU e Lacen” explica Rita Leitão, orientadora CELOG/CD da Célula de Gestão de Logística da Sesa. A distribuição é realizada semanalmente, onde cada unidade emite o pedido, depois o centro de distribuição avalia, e de acordo com o estoque e a necessidade da unidade, o item é separado e encaminhado ao destino final.

No último domingo (26), aterrissou no Aeroporto de Fortaleza o avião vindo da China com quase 90 toneladas de EPIs, insumos hospitalares e testes para detecção da Covid-19. O material, adquirido com verba do Governo do Ceará, é o mesmo utilizado em todo o mundo para o tratamento do coronavírus. Além desta remessa de testes rápidos e EPIs, no CD da Secretaria da Saúde estão armazenados cerca de 200 tipos de medicamentos e 213 itens diferentes de material médico e hospitalar.


O material que chegou da China foi enviado ao CD da Sesa para controle e nesta quinta-feira (30) começou a ser distribuído entre as unidades da rede Sesa em Fortaleza. Para o interior do Estado, a secretaria de regulação e vigilância da Sesa trabalha para fechar a planilha de distribuição ainda esta semana, através das superintendências e áreas descentralizadas da saúde para os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá