quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Campanha no ceará foi a mais cara do país


Divulgado nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o resultado da prestação de contas final das campanhas de 2º turno para governador, em todo o País, traz o Ceará em primeiro lugar como o estado que mais gastou para eleger o representante.

O valor total investido foi de 100,2 milhões, gastos pelos cearenses Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB).

A quantia é duas vezes o que foi investido na campanha de 2º turno entre Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB), no Rio de Janeiro, quarto estado mais populoso.

Em matéria publica nesta quinta-feira, 27, O POVO estima que, no Ceará, o valor do voto no segundo turno ficou em R$ 15,97 para os candidatos. O cálculo (pegando a despesa de cada estado em relação ao número de eleitores), no entanto, precisa ser relativizado, levando em conta que despesas com gravações em estúdio, itens que mais pesam, são independentes do número de eleitores.

O POVO Online fez uma pesquisa rápida para relacionar o montante em dinheiro a artigos de luxo. O valor poderia comprar, por exemplo, uma ilha privada na Grécia, ou 38 Ferraris modelo F599 ou 25 jatinhos modelo Citation SII.

Uma casa de campo luxuosa, à venda em Water Mill, Nova York, com 12 quartos, 10 banheiros, piscina, quadra de tênis e jardins, custa menos que o valor gasto nas campanhas cearenses.

A quantia poderia comprar ainda 66 apartamentos de luxo na avenida Beira Mar, custando R$ 1,5 milhão cada.

O dados da prestação de contas final dos candidatos estão disponíveis no site do Tribunal: www.tse.jus.br. As opções de acesso são "Eleições" e "Contas eleitorais”.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura de Tauá