A maior das cidades que registraram chuvas é da Região Cariri, no Sul do Ceará. A maior precipitação ocorreu em Barro, com 162 milímetros; em seguida em Abaiara (122 milímetros),Milagres (120) e Cedro (111). Em Icó, a chuva de 68 milímetros gerou seis pontos de alagamento.
Em janeiro de 2014, a Funceme deve anunciar a previsão para o período chuvoso anual.
Fenômeno deve se repetir nos próximos 3 dias.
De acordo com a metereologista da Fundação Cearense de Metereologia (Funceme), Cláudia Rickes, as chuvas para esta época do ano já eram esperadas, mas houve surpresas. "Eram esperadas chuvas para a pré-estação, mas não na intensidade que ocorreu em algumas cidades", explica.
Segundo a profissional, as precipitações nas cidades cearenses estão ocorrendo por conta de dois fenômenos distintos: um vórtice ciclônico e uma ZCAS (Zoana de Convergência do Atlântico Sul), que também atinge outros estados mais ao sul do País.
Para a metereologista, apesar de boas, as chuvas não devem provocar animação. "Essas chuvas ainda não têm relação com a quadra invernosa, no período de fevereiro e março. Estas pertencem à Zona de Convergência Intertropical, que é distinto desses dois fenômenos".
Sobre a Região Metropolitana de Fortaleza, Cláudia Rickes afirma que as precipitações podem chegar nos próximos dias, principalmente durante às madrugadas.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário