Páginas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

43 cidades do Ceará registram chuva de até 162 milímetros, fênomeno deve se repetir nos proximos 3dias. diz Funceme

Em Icó, chuva de 68 milímetros gerou pontos de alagamento (Foto: Richard Lopes/Arquivo Pessoal)

Choveu em 43 cidades do Ceará entre quarta (18) e quinta-feira (19) de acordo com Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As chuvas foram registradas em meio a uma das maiores secas registradas no Estado, que levou a 178 dos 184 municípios cearenses decretarem situação de emergência.

A maior das cidades que registraram chuvas é da Região Cariri, no Sul do Ceará. A maior precipitação ocorreu em Barro, com 162 milímetros; em seguida em Abaiara (122 milímetros),Milagres (120) e Cedro (111). Em Icó, a chuva de 68 milímetros gerou seis pontos de alagamento.

Em janeiro de 2014, a Funceme deve anunciar a previsão para o período chuvoso anual.

Fenômeno deve se repetir nos próximos 3 dias.


De acordo com a metereologista da Fundação Cearense de Metereologia (Funceme), Cláudia Rickes, as chuvas para esta época do ano já eram esperadas, mas houve surpresas. "Eram esperadas chuvas para a pré-estação, mas não na intensidade que ocorreu em algumas cidades", explica.

Segundo a profissional, as precipitações nas cidades cearenses estão ocorrendo por conta de dois fenômenos distintos: um vórtice ciclônico e uma ZCAS (Zoana de Convergência do Atlântico Sul), que também atinge outros estados mais ao sul do País.

Para a metereologista, apesar de boas, as chuvas não devem provocar animação. "Essas chuvas ainda não têm relação com a quadra invernosa, no período de fevereiro e março. Estas pertencem à Zona de Convergência Intertropical, que é distinto desses dois fenômenos".

Sobre a Região Metropolitana de Fortaleza, Cláudia Rickes afirma que as precipitações podem chegar nos próximos dias, principalmente durante às madrugadas.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário