O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o país pretende realizar operações em terra contra organizações de narcotráfico, após ataques recentes a embarcações no Caribe e no Oceano Pacífico. Ele não informou em quais territórios essas ações devem ocorrer.
“Vamos iniciar ações terrestres contra os cartéis. Eles dominam o México. É muito triste ver o que aconteceu com esse país”, afirmou Trump em entrevista à emissora Fox News, na quinta-feira (8).
No domingo anterior, o presidente já havia pressionado o governo mexicano a retomar o controle do território nacional, após meses de tensões diplomáticas envolvendo o combate ao tráfico de drogas e questões comerciais entre os dois países.
Trump disse ainda que teria convencido a presidente do México, Claudia Sheinbaum, a autorizar o envio de tropas norte-americanas para enfrentar grupos criminosos em solo mexicano — proposta que, segundo ele, já havia sido recusada anteriormente pela governante.
No sábado (3), militares dos Estados Unidos capturaram o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, acusados pela Justiça norte-americana de envolvimento com narcotráfico e envio de grandes quantidades de cocaína ao exterior.
Após a ação, Sheinbaum reagiu dizendo que o continente americano pertence aos povos de cada país e não deve ser controlado por potências estrangeiras.
Operações marítimas
Desde meados do ano passado, os Estados Unidos ampliaram a presença militar em áreas do Caribe e realizaram ataques contra embarcações vindas da Venezuela, alegando ações de combate ao tráfico de drogas.
A legalidade dessas operações tem sido questionada por especialistas, organizações da sociedade civil e representantes das Nações Unidas. Até o momento, o governo norte-americano não apresentou provas públicas de que os navios atingidos transportavam entorpecentes.
No fim de dezembro, Trump declarou que forças dos EUA haviam destruído uma área usada como ponto de desembarque por barcos supostamente ligados ao narcotráfico na costa venezuelana.

Nenhum comentário:
Postar um comentário