quinta-feira, 28 de maio de 2020

Ceará ultrapassa as 2.700 mortes por coronavírus e tem 37.821 casos confirmados

O epicentro da epidemia de coronavírus no Ceará, é Fortaleza  (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
O epicentro da epidemia de coronavírus no Ceará, é Fortaleza (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

O Ceará registra 37.821 casos confirmados do novo coronavírus, a Covid-19, e 2.733 mortes em decorrência da doença. Os dados foram disponibilizados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), às 18h04min desta quinta-feira, 28.

Balanço aponta ainda que 24.979 pessoas já se recuperaram da doença no Ceará e 46.895 casos seguem em investigação no Estado. Fortaleza é o município com o maior número de confirmações da patologia, com 21.328 casos e 1.804 óbitos. Os números são relativos ao registro dos casos no sistema. No caso dos óbitos, é o dia da notificação, não das mortes.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou transição para reabertura das atividades econômicas, a partir de segunda-feira, 1º de junho (01/06). O decreto de isolamento social será prorrogado, mas o isolamento rígido, o chamado lockdown, será encerrado.

Já está previsto, de acordo com documento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que as atividades de grande aglomeração serão retomadas em 20 de julho. Enquanto os serviços de alimentação fora do lar, como bares e restaurantes, serão retomados no dia 22 de junho.

Camilo Santana justificou medida alegando que casos da doença apresentaram estabilidade e que novo planejamento deve funcionar de forma diferenciada nas regiões do Estado, levando em consideração os índices da doença em cada município.

Ceará passa de 37 mil casos e 2.600 mortes por coronavírus; 23.299 se recuperaram

Até segunda-feira, 25, o Ceará tinha 36.185 casos e 2.493 mortes por coronavírus.


O Ceará fechou o penúltimo fim de semana de maio com 2.324 mortes por Covid-19 e 35.595 casos confirmados do novo coronavírus, além de 21.488 pessoas que se recuperaram da doença.

Os 169 óbitos notificados de domingo pra segunda foi o segundo maior número incluído nos registros no intervalo de 24 horas. A maior quantidade foi de 261 mortes, em 21 de maio. Essa, todavia, não é a quantidade das mortes ocorridas em um só dia, mas o número dos que foram inseridos nos registros naquela data.

Desde o dia 23 de abril, a Sesa vem informando que o número de óbitos informados na plataforma IntegraSUS sofreria grandes alterações. A justificativa é a migração dos registros de mortes por Covid-19 no Estado acumulados no banco de dados da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) e da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir).

De acordo com Ricristhi Gonçalves, coordenada de Vigilância Epidemiológica da Sesa, as informações de óbitos foram transferidas entre plataformas nos últimos dias. Com a mudança, um certo número de óbitos confirmados ainda no fim do mês de abril, ficou preso entre um sistema e outro. Nesta quinta-feira, 21, novo e mais ágil sistema de notificações já está em vigor.


Os novos casos e novos óbitos são noticiados de acordo com a data de confirmação, mediante o resultado dos exames. O dado não significa que as mortes tenham ocorrido nessa data, mas que houve o resultado do exame com a confirmação de que o paciente tinha Covid-19.
Coronavírus: Números do Ceará

46.895 casos em investigação

92.342 exames realizados

37.821 casos confirmados

2.733 óbitos

7,2% de taxa de letalidade

24.979 pessoas recuperadas

*O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário