segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

PM faz alerta sobre pedidos de doações falsos para vítimas de Brumadinho

Resultado de imagem para PM faz alerta sobre pedidos de doações falsos para vítimas de Brumadinho

O major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar, fez um alerta neste domingo (27) para que a população tome cuidado com pedidos de doações falsos para vítimas de Brumadinho. Segundo ele, também não são necessárias doações de mantimentos e que possíveis envios podem causar o prejuízo com a perda de alimentos.

(CORREÇÃO: o G1 errou ao divulgar que a mensagem do Voluntariado Banco do Brasil pedindo doações para a conta do Banco do Brasil era falsa. A informação foi corrigida às 15h30.)

"Muitas mensagens falsas circulando na internet pedindo donativos, entregando número de conta corrente (...) Se a pessoa não conhecer a fonte que está solicitando qualquer tipo de valor que não faça nenhum tipo de doação, salvo divulgado pela Defesa Civil de Minas Gerais – a não ser que conheça", disse o major.

Para quem quiser doar dinheiro, uma parceria do Voluntariado Banco do Brasil com a Prefeitura de Brumadinho recebe depósitos para a campanha "Ajude Brumadinho". Os dados são:

Agência: 1669-1
Conta corrente: 200-3
CNPJ: 18363929/0001-40


"Amanhã haverá uma reunião entre Banco, Prefeitura, Ministério Público e a juíza local da comarca, como convidada, para alinhar o tema", explicou o superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, Luiz Cláudio Batista.


“É verdade. O Banco do Brasil, solidário com a gente, abriu uma conta com o CNPJ da prefeitura, e abriu a conta SOS Brumadinho. O objetivo é ajudar as vítimas e as famílias das vítimas”, disse o prefeito.


Uma mensagem convoca pilotos de drones e de jipes para auxiliar nos resgates. A PM e Defesa Civil também negam que tenha feito esse pedido.


"Não há, no momento, necessidade desse apoio. Até porque nós ampliamos a área do perímetro de segurança. Então, todo e qualquer voluntário que por aqui aporte também não será, no momento, ativado", explicou Santiago.

Vale

Em nota, a Vale diz que disponibilizou, até esste domingo, mais de 1 milhão de litros de água potável para atender à população da região.


"A empresa já disponibilizou acomodações para mais de 800 pessoas, além de 40 ambulâncias e um helicóptero para apoio ao resgate. Para o acolhimento e identificação das vítimas, empregados e voluntários atuam nos postos de atendimento. Foram providenciados também 3 caminhões pipa, 500 kits de higiene pessoal, 200 kits de lanche e 200 quilos de ração animal", diz o texto.


A Vale pede para informar sobre desaparecidos ou para solicitar qualquer tipo de assistência emergencial (abrigo, água, cesta básica, roupa, medicamento, transporte etc.) e reparação, sejam usados os telefones: 0800 285 7000 (Alô Ferrovia - prioritário) e 0800 821 5000 (Ouvidoria da Vale).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário