GOVERNADOR ELMANO DE FREITAS ABRE SEMINÁRIO ESTADUAL DE DIRETORES ESCOLARES COM FOCO NA LIDERANÇA PARA EQUIDADE E JUSTIÇA CURRICULAR
*Evento promovido pela Seduc em parceria com o Instituto Unibanco reúne 799 gestores da rede estadual até quarta-feira (18)*
O Governo do Ceará realizou, nesta segunda-feira (16), por meio da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a abertura da edição de 2026 do Seminário Estadual de Diretores Escolares. A cerimônia contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de outras autoridades e gestores de todo o estado.
TEMA E OBJETIVOS
Com o tema "Liderança Escolar para a Equidade: justiça curricular e a promoção do cuidado, da aprendizagem e da convivência democrática", o seminário acontece de 16 a 18 de março e busca, principalmente, o fortalecimento da liderança escolar, reunindo gestoras e gestores para refletir sobre os desafios da gestão educacional.
O evento propõe um espaço de formação e diálogo que articula políticas públicas educacionais, práticas de gestão escolar e o compromisso com a justiça curricular, debatendo estratégias para qualificar a gestão escolar, fortalecer práticas de cuidado, convivência e inclusão, promover ações que contribuam para resultados educacionais sustentáveis e reduzir desigualdades no contexto escolar.
DECLARAÇÕES DO GOVERNADOR
Presente na abertura, o governador Elmano de Freitas ressaltou a admiração que tem pelos profissionais da educação e a dedicação de cada um deles. "Eu sei a importância de um diretor e de uma diretora de escola, porque já fui secretário da Educação de Fortaleza. Uma coisa eu aprendi: todas as escolas com bons resultados têm uma gestão escolar com competência e habilidades envolvidas", ressaltou.
Relembrando o olhar de orgulho dos estudantes quando seus diretores são mencionados, o governador pontuou o orgulho que sente pelo time da educação cearense. "É um orgulho estar aqui com pessoas responsáveis por todo esse trabalho que tem sido feito com a nossa juventude. Eu tenho muita segurança no trabalho que vocês realizam e não tenho dúvida de que seremos a melhor educação pública do Brasil", completou.
FALA DA SECRETÁRIA
A secretária da Educação, Eliana Estrela, ressaltou a satisfação com mais uma edição do evento. "Estamos reunindo todos os diretores e diretoras das nossas escolas do Estado para esse momento importante de acolhimento e escuta. Esse momento reforça o nosso trabalho, que tem avançado cada vez mais, olhando para a nossa juventude com o ensino em tempo integral, com cursos profissionais e com todo o engajamento da nossa equipe", reforçou.
Eliana Estrela agradeceu o empenho de cada profissional: "Aqui é o time da educação, é o time que acredita e que não mede esforços para melhorar a educação cearense a cada dia. Eu sou muito grata pelo trabalho e por acreditarem no que nós fazemos", destacou.
GESTORES DA REDE ESTADUAL
A rede estadual conta com 799 diretores, assim distribuídos:
773 gestores de escolas
23 gestores dos Centros Cearenses de Idiomas (CCI)
2 na gestão dos Creaece
1 profissional dirige o Centro de Educação Complementar (CEDCE)
PARCERIA COM INSTITUTO UNIBANCO
Promovido em parceria com o Instituto Unibanco, o seminário também contou com a participação do gerente de implementação da instituição, Felipe Souza, que destacou a admiração pelos resultados da educação cearense. "A gente não para de se orgulhar do trabalho que o Estado do Ceará faz na educação. Como brasileiros, temos muito orgulho de poder nos inspirar em um estado como este. Nós aprendemos com vocês para espalhar essas soluções por todo o Brasil", pontuou.
O evento segue até quarta-feira (18) com programação intensiva voltada à formação e ao fortalecimento da gestão escolar no Ceará.


Nenhum comentário:
Postar um comentário