Páginas

terça-feira, 12 de julho de 2022

Unidade móvel de mamografia realiza quase mil exames em 12 dias em Sobral


A unidade móvel de mamografia realizou 962 exames de mamografia, de 20 de junho e 2 de julho, atendendo mulheres de 50 a 69 anos da sede e distritos de Sobral. O caminhão esteve presente nas unidades de saúde e em frente à Escola de Música do município. O objetivo foi diagnosticar precocemente lesões cancerígenas, permitindo iniciar o tratamento em tempo oportuno e garantindo melhor qualidade de vida para a população.

A dona de casa Maria do Socorro da Silva Marques foi uma das mulheres atendidas na unidade e aprovou o atendimento. “O exame foi muito simples e rápido, fui muito bem acolhida e atendida pelas profissionais daqui. E quero avisar para todas as mulheres que é muito importante que a gente sempre faça os exames para se prevenir contra o câncer de mama. Por isso, se você tem mais de 50 anos, procure o seu posto de saúde e peça pelo exame”, reforçou ela. 

“Atendemos ao público de 50 a 69, que é o prioritário de acordo com o Ministério da Saúde. As marcações foram realizadas no Centro de Saúde da Família no qual a pessoa é atendida e, posteriormente, foram encaminhadas para a célula de Saúde da Mulher”, disse a gerente da célula de Saúde da Mulher, Suelem Monteiro.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais como caroços fixos e, geralmente, indolores, percebidos pela própria mulher; pele avermelhada na mama, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou pescoço; saída anormal de líquido pelos mamilos. 

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal, sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. Em caso de permanecerem as alterações,  elas devem procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário