Deputado Salmito Foto: Edson Júnio Pio
O deputado Salmito (PDT) destacou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (12/04), realizada pelo sistema híbrido, a reportagem de domingo (10/04) do jornal O Estado de São Paulo que denunciou o anúncio do Governo Federal para a construção de duas mil escolas, ao mesmo tempo em que soma 3,5 mil escolas em obras abandonadas.
Segundo a matéria citada pelo parlamentar, o Ministério da Educação (MEC) não tem recursos previstos para o orçamento, o que deve aumentar o estoque de escolas não entregues e esqueletos de obras inacabadas. “Não sou eu quem está dizendo, é a reportagem do Estadão que denuncia esse esquema de escolas fake. E o pior, deputados e senadores aliados ao governo já anunciam o fato aos seus eleitores. Isso é crime. É ilegal”, condenou.
Ainda de acordo com o deputado, o esquema de "escolas fake" tem como base o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), controlado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, por meio de um apadrinhado. “Esse fundo precisaria ter R$ 5,9 bilhões para construir todas as novas escolas contratadas. Com o orçamento atual, levaria 51 anos. Ao priorizar obras novas em detrimento das iniciadas, o governo fere leis orçamentárias”, apontou.
Salmito frisou que trouxe o assunto à tribuna, com o objetivo de confrontar as afirmações do colega deputado. “Recentemente o deputado André Fernandes (Republicanos), apoiador do Governo Federal, gravou um vídeo em Santa Quitéria falando de uma obra de escola que está parada. E está mesmo. Ele disse que alguns milhões de reais foram investidos e é verdade. Mas ele não faz referência ao reajuste de investimentos que a lei estabelece. Se a obra demora, os preços do material de construção sobem. Quem parou a obra foi a empresa contratada pela licitação. Não foi o Governo do Estado. Então peço que ele conte a história toda e, inclusive, manifeste-se sobre quem realmente está abandonando a construção de escolas”, cobrou.
O parlamentar anunciou ainda que, para cada vídeo gravado pelo colega deputado, com histórias inverídicas, ele virá à tribuna para desmentir. “Todo dia ele posta um vídeo com história falsa. Recentemente ele disse que o valor da carne vai aumentar no Ceará por conta do governo, do ICMS. Mas se ele não sabe, pode perguntar a qualquer um. Não houve nenhum aumento no ICMS do nosso Estado, pois, para isso, precisaria passar por essa Casa. O preço da carne está alto porque esse País não tem uma política econômica”, esclareceu.
Em aparte, o deputado Júlio César Filho (PT) parabenizou o deputado Salmito por trazer a verdade ao plenário. “Trazer a verdade para a discussão é o dever e a responsabilidade de um parlamentar. E não com discurso fácil, como nosso colega André Fernandes faz, criticando homens e mulheres honradas e muitas vezes calando, quando o governo por ele apoiado é desmascarado, como nesse caso das escolas fake. Que ele tenha essa mesma valentia para visitar essas obras denunciadas”, salientou.
* Com AL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário