Páginas

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

23º Encontro dos Profetas da Chuva ocontecerá no dia 12, em Quixadá


O 23º Encontro dos Profetas da Chuva acontecerá no próximo dia 12 de janeiro, em Quixadá, no Sertão Central. Nesta edição é aguardado um número recorde de participantes, expectativa essa dos idealizadores e organizadores, o comerciante João Soares e o engenheiro químico Helder Cortez. Para este ano, a confraternização deverá receber aproximadamente 40 “profetas”, como são conhecidos homens e mulheres a apontarem dos sinais da natureza, suas previsões sobre a quadra invernosa para o ano de 2018 no sertão nordestino.

Sempre realizado no segundo sábado do ano novo, no Dia do Profeta da Chuva, data oficializada no município, além de tradicional, se estendendo por mais de duas décadas, o Encontro também é o maior do País nesse gênero. Em razão da participação de um grande número de “profetas”, costuma atrair autoridades na área da agricultura e pecuária e a mídia nacional: “Com um maior número de cientistas populares, maior a probabilidade de acertos”, explica João Soares.

Este ano, o campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Quixadá, na estrada de acesso ao Açude Cedro, recebe mais uma vez o evento, o terceiro consecutivo. O local é ideal porque está próximo do maior complexo histórico da região, ao lado da Pedra da Galinha Choca e do parque natural, onde podem ser encontrados formigueiros, cupinzeiros, ninhos de pássaros e a flora da caatinga, de onde são extraídos a maioria dos sinais para as previsões meteorológicas.

O profeta Josué Viana está chegando aos 80 anos de idade. São mais de 60 anos dedicados às experiências de observar o movimento da natureza e principalmente dos astros. Neles, encontra a segurança para expor a sua previsão. Com um percentual de acertos elevado ele tem conquistado o respeito e a atenção de muitos. Apesar de restarem ainda algumas análises antes do Encontro do qual participa nas últimas duas décadas, já é possível prever um bom inverno no Ceará.

João Soares, que também desenvolve suas profecias, não é tão otimista. Ele comunga com o diagnóstico dos profetas dos Inhamuns e prevê o período da quadra chuvosa inferior a um bom inverno. Entretanto, quanto mais análises, mais apurada fica a definição paralela à apresentada pelo órgão oficial do Estado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme). Como o Encontro de Quixadá reúne um maior número de profetas e de várias regiões, a probabilidade de acerto é maior, reitera.

Além de mais de uma dezena de profetas e profetisas de Quixadá, estão confirmadas a participação de representantes de Aracati, Camocim, Ipu, Limoeiro do Norte, Orós, Russas, Tauá, Sobral, Quixeramobim e outros municípios. Os mesmos serão recepcionados com um café da manhã especial, seguido de homenagens a personalidades e após o Encontro será servido um almoço ao público.

A novidade este ano será a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. Como o público espectador costuma ser superior a 500 pessoas o objetivo é angariar meia tonelada de produtos para distribuição com famílias carentes sertanejas, visto que são elas as mais afetadas quando boas chuvas não chegam às suas lavouras, acrescentou Soares e Cortez.

Serviço:
23º Encontro de Profetas da Chuva
Data: 12 de janeiro às 8h
Local: Campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Estrada do Açude Cedro – Quixadá.

Repórter Ceará com informações do Diário do Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário