Este recurso será aplicado como contribuição ao Fundo Garantia-Safra, viabilizando o pagamento das parcelas e ajudando mais de 440 mil famílias e agricultores participantes do Programa, que foram prejudicados pelos efeitos da estiagem verificada nas localidades citadas no teor da MP.
O líder do Solidariedade, deputado Genecias Noronha (CE), acrescenta que grande parte dos municípios na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, apresentou perdas nas suas culturas.
“Estima-se que cerca de 80% dos agricultores familiares que aderiram ao citado Programa tiveram grandes perdas comprovadas, algumas, superiores a 50% da produção. Isso é uma tragédia para o povo que depende da agricultura para seu ganha pão.”, afirma o parlamentar.
Segundo Noronha, há relevância e urgência quem justifique a liberação deste crédito extraordinário.
“Devido à intensidade do fenômeno da estiagem, considerada a pior dos últimos cinquenta anos, exigindo intervenção imediata para garantir a sobrevivência da população.”, finaliza.
A imprevisibilidade explica-se porque na Safra 14/15, apesar de chover em parte do Nordeste, a espacialidade e a temporalidade das chuvas, características do clima seminário brasileiro, afetaram a colheita dos agricultores nordestinos.
Confira entrevista do Deputado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário