Páginas

domingo, 21 de dezembro de 2014

Leônidas Cristino diplomado Deputado Federal pelo TRE-CE



O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, sob a presidência da desembargadora Iracema do Vale, reuniu-se nessa sexta-feira (19), às 17h no Centro de Eventos, para diplomar os eleitos nas Eleições 2014 no estado. A solenidade teve a presença de políticos, advogados, desembargadores, procuradores de justiça, além dos familiares dos candidatos eleitos.

Dentre os diplomados, para representar principalmente Sobral e Zona Norte, o ex-prefeito de Sobral, Lenidas Cristino.

Sobre Leônidas

José Leônidas de Menezes Cristino (Coreaú, 3 de junho de 1957) é um engenheiro civil e político brasileiro. Foi ministro-chefe da Secretaria Nacional de Portos.

Graduou-se em Engenharia Civil na Unifor em 1982 e dedicou-se à engenharia rodoviária, tendo executado vários projetos e obras no Ceará e em vários estados brasileiros. Casado com a advogada Maria Esther Frota Cristino, com quem tem dois filhos: José Leônidas de Menezes Cristino Filho e Larissa Maria Frota Cristino.

Ingressou no serviço público em 1989, como Diretor de Operação da prefeitura de Fortaleza, na gestão de Ciro Gomes. Entre 1991 e 1994, foi Secretário dos Transportes, Energia, Comunicações e Obras do Estado do Ceará.

Em 1994 elegeu-se deputado federal com a segunda maior votação do estado do Ceará. Entre 1999 e 2002, foi secretário de obras da prefeitura de Sobral.

Em 2002 foi novamente eleito deputado federal. Onde exerceu o cargo de vice-líder do Partido Popular Socialista.

Em outubro de 2004 foi eleito Prefeito Municipal de Sobral, com 53,41% dos votos válidos. Em 2008, já pelo PSB, reelege-se com 73% dos votos válidos.

Leônidas Cristino renunciou ao mandato de prefeito para assumir o cargo de Ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil da presidente Dilma Rousseff em 1º de janeiro de 2011 até 3 de outubro de 2013 quando pediu demissão, ao sair do PSB. 

Em comunicado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência a presidente Dilma Rousseff elogiou a passagem de Leônidas Cristino no governo e lamentou sua saída.

A nota presidencial argumenta que seu mandato de ministro da Secretaria Nacional dos Portos (Brasil):

 Foi fundamental na elaboração e aprovação do histórico Marco Regulatório dos Portos, a mais importante reforma logística do País nos últimos tempos. A presidenta disse ter certeza que Leônidas Cristino seguirá prestando relevantes serviços ao Brasil.

Veja todas as fotos da cerimonia de diplomação. Clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário