Páginas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Artigo escrito pelo Dr. Ximenes- OS 57 ANOS DO MUNICÍPIO DE GROAÍRAS



Filho de nossa terra, Groaíras, o Dr. Raimundo Ximenes, escreveu e nos enviou um artigo falando um pouco sobre os 57 anos de nosso município. Confira:

Segundo o Dr. Ximenes, esse mesmo artigo será publicado no Jornal Estado.

Eis aqui um pouco de nossa história, já contada em livro que brevemente estará à disposição do público leitor, focalizando o município de Groaíras que, embora tenha sido um dos primeiros pontos da Ribeira do Acaraú a ser habitado pelos colonizadores portugueses, na segunda metade do século XVII, lá pelos idos de 1683, só foi elevado à categoria de município independente há 57 anos, através da lei 3603, de 23 de maio de 1957.

A primeira povoação que deu origem à atual cidade de Groaíras era conhecida como Riacho Guimarães, denominação que faz referência a seu fundador, o português Lourenço Guimarães Azevedo. Ali, em 1712, já existia uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, construída por Antônio Albuquerque Melo, genro de Lourenço Guimarães. E, como a terra era boa, fizera-se sede de grandes fazendas de criação de gado e de relativo comércio com produtos da própria terra em que “Em se plantando, tudo dá”, conforme preconizou Pero Vaz Caminha, razão por que aquele povoado foi, no passado, ponto de referência da colonização portuguesa, na zona norte do Ceará, Ribeira do Acaraú e sede do curado onde eram ministradas todas as cerimônias religiosas, casamentos, batizados e outros sacramentos. Todavia esse privilégio só perdurou até mais ou menos 1773, quando a fazenda Caiçara foi promovida a Vila Distinta Real de Sobral, que, a partir de daí, passou a ser o centro de convergência, como ainda é, também dos moradores da velha povoação Riacho dos Guimarães que entra, por isso, em relativo estado de hibernação. E, assim, o velho Riacho Guimarães fica apagado de nossa história por cerca de 140 anos.

Na realidade, a evolução político-administrativa de Groaíras só teve início a partir da década de 1920. Em 1929, Riacho Guimarães é elevado à categoria de Distrito de Cariré, sendo promovido a Vila Guimarães em 1938. A denominação Vila Groaíras, topônimo de origem tupi, que significa mel de que as abelhas gostam, vem de 1943.

Depois da era getulista (1930-1945), com a redemocratização do país, vêm as eleições municipais de 1947, quando foi eleito o primeiro vereador, Joao Batista Feijão, como representante da Vila Groaíras na Câmara de Cariré. Nas eleições de 1954, Vila Groaíras elegeu dois vereadores para representá-la naquela casa do povo. Foi quando se iniciou o primeiro movimento para a emancipação, o que veio concretizar-se em 1957. Em 1959 foi eleito seu primeiro prefeito, Elói José Vasconcelos.

Atualmente, no seu 14º período administrativo, Groaíras tem como prefeito Adail Albuquerque Melo. E, comemora, neste 23 de maio, em grande estilo, os seus 57 anos de emancipação.


Por: Dr. Raimundo Nonato Ximenes-Dentista, escritor e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário