A probabilidade da quadra chuvosa ficar abaixo da média no Ceará em 2014 é de 40%. A previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril foi anunciado nesta terça-feira (21) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) durante o encerramento do XVI Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino. Com a previsão divulgada, o órgão faz um alerta para a possibilidade de a seca ser prolongada em 2014.
De acordo com a fundação, as chances da quadra chuvosa ficar acima da média, neste ano, é de apenas 25% contra 35% de permanecer dentro da média. O prognóstico mostra a tendência de chuvas e é importante para nortear as ações do governo que são impactadas pelo regime de precipitações.
Para chegar à previsão, a Funceme, juntamente com outros centros nacionais e internacionais, usou dados oceânicos e atmosféricos para avaliar como será o período chuvoso nos próximos três meses.
A atualização deste prognóstico será feita na próxima reunião climática que será promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) na segunda quinzena de fevereiro.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário