Páginas

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ciro seca piscinão pela metade em apenas 20 dias.




O chamado “piscinão” do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foi esvaziado pela metade, de acordo com informação repassada ao Aqui Ce, pelo secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes. O gestor tinha prometido, ao assumir a pasta no dia 12 de setembro, tirar todos os pacientes que estavam amontoadas em macas nessa ala improvisada do HGF, até dezembro. Mas, em apenas 20 dias, já conseguiu reduzir o sofrimento de 50 das 106 pessoas internadas no “piscinão”, um problema antigo e crônico da rede pública.

Acabar com a superlotação do HGF foi a principal missão dada pelo governador Cid Gomes a Ciro, que não se esquivou da função e afirmou, logo no dia da posse, que iria fazer tudo o que antecessor Arruda Bastos não fez, porque “ tinha as costas largas”. “Vou aguentar Ministério Público, liminar, o que vier”, afirmou.

Para conseguir atingir os resultados desejados, o secretário de Saúde marcou logo uma reunião com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e firmou uma parceira para contratar leitos de hospitais privados e conveniados para transferir quem estava no “piscinão”.

Pelo acordo, foram contratados 255 leitos na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital Menino Jesus, no Pronto Socorro Infantil, no Hospital Batista, no Hospital Waldemar de Alcântara, no Neurocentro e no Hospital Fernandes Távora, todos prontos para receber os pacientes do HGF.

Até dezembro, o Hospital Universitário Walter Cantídio também entrará nessa rede de suporte. Além da ampliação do número de leitos na rede credenciada, outra medida que deve ser intensificada nos próximos dias é o atendimento dos pacientes em casa. Ou seja, aqueles que podem receber alta serão mandados para suas residências acompanhados de uma equipe responsável pela ventilação, possível ressuscitação do paciente e alívio de dores. Esse programa conta com recursos do Governo Federal e já era posto em prática em outras unidades de Fortaleza.

Na terça-feira, 1º, Ciro Gomes se reuniu com as chefias das clínicas médicas do HGF para enfatizar as ações de contratação desses leitos da rede privada, além do fortalecimento das parcerias com as unidades de saúde pública,
“Precisamos de uma mudança de atitude. Vamos, juntos, fazer o que for necessário para buscar outra realidade. Esse é um esforço em conjunto, por isso estou aqui para escutar vocês”, destacou Ciro, durante a visita surpresa.

Jornal Aqui Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário