Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Em cerimônia de posse, Ciro diz que tem costas largas para acabar com 'piscinão' do HGF em 90 dias


Ciro Gomes tomou posse do cargo de secretário da Saúde na manhã desta quinta-feira (12) em cerimonia que reuniu diversas autoridades no auditório da Secretaria de Saúde do Estado, na Praia de Iracema. 
Durante o evento, Ciro reiterou seu compromisso de acabar com o piscinão do HGF em 90 dias e disse ter as 'costas largas' para isso. "Eu vou me comprometer aqui, confiando em vocês (profissionais da saúde), que, em 90 dias, o chamado piscinão do HGF não existirá mais. Agora, vamos ter que dar um jeito de fazer isso, porque o Arruda (Bastos) não podia, mas eu tenho as 'costas largas' pra aguentar Ministério Público, liminar e o que for, mas eu vou conseguir fazer. Falo que tenho as costas largas porque não tenho rabo preso e ninguém pega na minha munheca. Essa foi a opção de vida que eu fiz", alegou. 
O secretário se comprometeu a descentralizar a concentração de pessoas nos grandes hospitais, principalmente através dos hospitais regionais. "Eu até disse que tinha visto um nariz ser considerado apêndice de uma verruga. O Hospital Régis Jucá é muito maior e mais qualificado e sofisticado que o HGF, que também é um mega hospital. Temos também o Hospital Regional do Cariri, que já funciona de forma exemplar, inclusive sem filas. Ele poderia ser visto pelas pessoas como algo diferente, porque já é diferente", disse.
Ciro também afirmou que não admitirá entraves que dificultem o investimento de verbas para a saúde. "Eu vou trabalhar por resultado e não vou aceitar obstáculos venha de onde vier, seja dos setores burocráticos do nosso governo. A Secretaria da Fazenda está aí tem mesmo é que arrecadar muito e economizar, mas pra saúde vai abrir os cofres", prometeu.
O gestor empossado finalizou seu discurso dizendo que não promoverá mudança no quadro de funcionários da saúde. "Quero deixar todos os profissionais do setor tranquilos e dizer que vou conversar com todos e, se houver mudanças, serão apenas mudanças em inteligência com estes funcionários para que possamos desenvolver melhor nosso trabalho, mas não faremos mudanças desligando ou substituindo pessoas do funcionalismo", garantiu.

Ex-secretário faz balanço de sua gestão e projeta desafios a serem enfrentados por Ciro
O antigo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, considerou positiva sua gestão à frente da pasta da saúde. Segundo ele, as metas traçadas por Cid para o setor foram cumpridas. "Ela (secretaria) está sendo entregue dentro do projeto que foi proposto pelo governador Cid. Interiorizamos a saúde, inauguramos dois hospitais regionais que estavam previstos, o de Juazeiro e o de Sobral; o de Quixeramobim está com mais de 50% construído e temos mais dois planificados que são o Hospital Metropolitano, em Maracanaú, e o Hospital do Maciço de Baturité", enumerou. Segundo Arruda, os dois maiores desafios que o novo secretario irá encontrar no setor serão o de conseguir mais verbas para a saúde e dar continuidade ao processo de interiorização da saúde.
O ex-gestor aproveitou para explicar que está deixando o cargo por ser candidato nas próximas eleições. "Estou saindo porque combinei com o governador Cid, há 3 meses, que tinha  pretensão de ser candidato na assembleia legislativa. O governador achou um pleito interessante, confirmou comigo há 15 dias e solicitou que quem fosse candidato deixasse as pastas para tratar desta pretensão futura", explicou, acrescentando que segue à disposição do governador e do novo secretário.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário