Tiago Stille - Casa Civil e Ascom SDA - Fotos
Foram firmados acordos de colaboração para o Programa Sertão Vivo, além da validação de 241 iniciativas produtivas por intermédio do Projeto São José.
Nesta sexta-feira (12), o governador Elmano de Freitas apresentou um conjunto de ações voltadas à agricultura familiar no Ceará. Foram lançados novos editais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de Tecnologias Sociais para garantir acesso à água no âmbito do Sertão Vivo; oficializados 241 instrumentos de apoio a projetos produtivos pelo Projeto São José; iniciada a distribuição de sementes do programa Hora de Plantar para a Safra 2025/2026; e celebrado um Acordo de Cooperação Técnico-Financeira com a Ematerce, integrado ao Projeto Sertão Vivo. O volume total de investimentos ultrapassa R$ 309 milhões.
A cerimônia, realizada no Parque de Exposições César Cals, em Fortaleza, contou ainda com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz; da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira; além de prefeitos e demais representantes públicos.
“É por isso que dou tanta importância ao São José, ao Sertão Vivo e a outras iniciativas. Nós temos compromisso com os agricultores e agricultoras familiares. Tenho orgulho de poder afirmar, no futuro: fui governador do Ceará e não deixei de lembrar minhas origens. Esses programas existem justamente para transformar a realidade do nosso povo. Viva os trabalhadores rurais do Ceará”, declarou o governador Elmano de Freitas.
Com os novos editais da ATER, serão instaladas 1.000 unidades de tratamento e reaproveitamento de água em residências; 1.514 cisternas familiares de placas com capacidade de 16 mil litros destinadas ao consumo humano; 750 cisternas do tipo calçadão, de 52 mil litros, com Safisp; e 203 cisternas escolares de 52 mil litros para uso humano.
O Acordo de Cooperação firmado nesta sexta-feira com a Ematerce contemplará 3.774 famílias de nove municípios: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. Pelo Sertão Vivo, também será ofertada uma Assessoria Técnica Contínua (ATC), abrangendo 72 cidades e alcançando mais de 23 mil famílias.

Nenhum comentário:
Postar um comentário