Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Instituto Opinião registra pesquisa em Moraújo para divulgação dia 02/10

 


Está registrado uma pesquisa eleitoral no município de Moraújo com divulgação prevista para esta quarta-feira, 02 de outubro. 

A pesquisa trará o relatório do cenário eleitoral do município no que se refere a disputa de prefeito, onde se enfrentam os candidatos, Ruan Lima e Moreira Jr. 

A pesquisa está registrada sob o numero 3946/2024.



Moraújo: Ruan Lima fará comício de encerramento nesta quarta(02).

 


Com uma campanha engajada, o Jovem Ruan Lima, no próximo dia 02, promoverá um grande comício de encerramento de sua campanha em Moraújo. 

Mesmo com toda a perseguição sofrida por ele pela oposição, Ruan Lima, conquistou o povo moraujense, percorreu as comunidades, dialogou e se fez querido do povo.

Leônidas Cristino é efetivado na Câmara dos Deputados após Eduardo Bismarck ser cassado


O deputado federal Leônidas Cristino (PDT) terá o mandato efetivado na Câmara dos Deputados. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou na tarde desta sexta-feira, 20, a recontagem dos votos após cassação de Eduardo Bismarck (PDT) e do suplente de deputado federal Delegado Cavalcante (PL). A mudança, no entanto, não acontece de forma imediata. A Câmara dos Deputados precisa ser notificada para dar cumprimento à decisão judicial.

O advogado de Bismarck, André Xerez, afirmou que o cliente perde oficialmente o cargo assim que a Câmara proclamar a perda do mandato e empossar Leônidas. Questionado sobre se existem meios de reverter a determinação, Xerez respondeu que a ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tem consigo embargos de declaração com pedido de suspensão dos efeitos da decisão.

Próximos passos


O corregedor do TRE, Alisson Simeão, afirma estão sendo cumpridas as decisões do STF, e que as ordens são de execução imediata. No entanto, como Bismarck está em exercício do cargo, é preciso que haja uma decisão da Câmara dos Deputados.

“A Justiça Eleitoral vai comunicar à Câmara dos Deputados o reprocessamento das eleições, vai comunicar a cassação do diploma do Eduardo Bismarck, e que de acordo com a retotalização feita hoje, quem deve assumir o mandado é o Leônidas Cristino. Porém, para realmente retirar o mandado e dar posse ao novo deputado, é uma atribuição constitucional da Câmara dos Deputados”, afirma.

Além disso, como os deputados ainda estão recorrendo a decisão do STF, o corregedor ressalta que os processos não foram encerrados, e que é possível, teoricamente, que haja uma nova decisão que venha a reverter o resultado.

Fonte: O Povo

Inaugurada, nova Delegacia de Polícia Civil de Barbalha reforça segurança no Cariri

 


Na ocasião, o governador cumprimentou agentes que farão parte de mais uma Operação Integração Saturação Total, com início nesta sexta (27) em todo o Ceará

Mais segurança para a população de Barbalha, na Região do Cariri. Nesta sexta-feira (27), o governador Elmano de Freitas, acompanhado de representantes da cúpula da Segurança Pública e outras autoridades, inaugurou na cidade a nova Delegacia da Polícia Civil.

Na ocasião, o governador cumprimentou agentes que farão parte de mais uma Operação Integração Saturação Total, com início nesta sexta em todo o Ceará. Elmano de Freitas reafirmou o compromisso e a integração para enfrentar o crime.



“Nós aumentamos de 135 para mais de 700 homens e mulheres na área da Inteligência por todo o nosso território, para reforçar a Polícia Civil e Polícia Militar. Queremos chegar a 6.700 agentes das Forças de Segurança. Reforçar com mais de 1.500 viaturas, nós já entregamos 425. Também queremos chegar a mais de 50 mil equipamentos de proteção e armamentos. Nós não vamos recuar um milímetro no enfrentamento ao crime organizado no Ceará”, garantiu Elmano de Freitas.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, agradeceu o empenho dos agentes. “Nós, das Forças de Segurança, estaremos dia e noite lutando para garantir segurança à população. Por isso, agradeço a cada policial, a cada agente das Forças de Segurança, pela dedicação para proteger a nossa população”.



Reforço para a Polícia Civil

A nova Delegacia de Barbalha é uma das 12 unidades anunciadas no Programa Ceará Contra o Crime. Antes, a Delegacia funcionava em um local alugado. O novo equipamento teve investimento de R$ 2,6 milhões, com recurso do Tesouro do Estado.

“Essa entrega faz parte de um planejamento estruturado para dar mais condições para as Forças de Segurança do Estado. São investimentos em efetivo, estrutura e equipamentos para a Polícia Civil”, destacou o delegado-geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez.



O prédio conta com:

* Sala do Comando da PM, inspetoria interna e análise;
* Sala do delegado;
* Sala do delegado adjunto;
* Recepção e espera;
* Sala de apoio da PM;
* Depósito de armas;
* Depósito de material apreendido;
* Sala do inspetor chefe;
* Sala de reconhecimento;
* WCs Masculino e Feminino;
* WCs Acessibilidade (masculino e feminino);
* Almoxarifado;
* Refeitório;
* Cela para detentos.



Os delegados Juliano Marcula e Bruno Veras serão os titulares da unidade, que conta com mais 14 policiais, cinco escrivães, sete inspetores e duas viaturas. A Delegacia pertence à Regional de Juazeiro do Norte – AIS 19.

“É uma grande conquista para a cidade de Barbalha. Ganha a Polícia Civil e a população barbalhense”, disse o delegado Juliano Marcula.



A barbalhense Raimunda Pereira, de 73 anos, fez questão de conhecer o novo equipamento. “Estou gostando de ver a Delegacia. Acredito que vai ser segurança pra nós, toda cidade precisa disso”, pontuou.
Operação Integração Saturação Total

Mais uma Operação Integração Saturação Total teve início nesta sexta-feira (27). Na Região do Cariri, as equipes saíram da nova Delegacia de Barbalha.

O efetivo total é de 679 agentes, sendo 520 policiais militares, 133 policiais civis e 26 policiais penais, além de 169 viaturas e 111 motocicletas.



A Operação reúne equipes da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) para atuarem de forma coordenada com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), no patrulhamento, apuração de ocorrências e no reforço da sensação de segurança para a população.

A PMCE dispõe de equipes especializadas do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento da Capital (CRPM), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Regimento de Polícia Montada (RPMont) e Força Tática.



A PCCE, por sua vez, conta com equipes do Departamento Técnico Operacional (DTO), Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPC), Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).


Larissa Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Ascom Csa Civil e Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Ceará já conta com quase 400 areninhas entregues à população pelo Governo do Estado


Na tarde dessa sexta-feira (27) foi inaugurado em Ocara o equipamento de número 394. São 277 areninhas construídas no Interior e 117 na capital cearense. A de Ocara é a 54ª entregue somente em 2024

“Meu filho não saía da frente do celular e da televisão. Aquilo me incomodava muito. Eu sentia a necessidade de colocá-lo para praticar alguma atividade física e vi no futebol a esperança de mudar isso. Antes, ele era muito ansioso, mas agora, com a areninha, parece outra criança”. O relato é do Vilamar, morador da sede de Ocara, pai do Bernardo, de 9 anos, enquanto comemorava, na tarde dessa sexta-feira (27), a inauguração da areninha de número 394 construída pelo Governo do Ceará.


Entre os inúmeros benefícios da prática do esporte, um dos mais atuais, mas não menos importante, é afastar as crianças, adolescentes e jovens da frente das telas. A dependência ou o uso excessivo de equipamentos digitais prejudica, por exemplo, a capacidade das crianças desenvolverem habilidades essenciais, como as relações sociais. “Meu menino já fez novos amiguinhos e está bem à vontade dentro da areninha”, constata Vilamar.


Assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno representou o governador Elmano de Freitas na inauguração da Areninha de Ocara. “Mais que um espaço para a o esporte, é também um equipamento de assistência social, porque aqui teremos atividades que não serão apenas jogos de futebol. É um espaço público para fazer festa, por exemplo. Onde a gente constrói a areninha, algumas pessoas vêm vender pipoca, suco, pastel, dindim e picolé. E isso acaba aumentando um pouquinho a renda de algumas famílias que moram aqui nas redondezas”, avaliou o secretário. “Portanto, fico muito feliz de estar aqui hoje inaugurando mais esta, que só foi possível pela parceria entre o Governo e a Prefeitura”, completou.


“Para mim, é uma grande satisfação estar entregando mais esta areninha”, afirmou a prefeita Amália Pereira, que considerou a estrutura de grande serventia para a população de Ocara. “Aqui é um sonho entregar essa primeira estrutura construída fora das escolas, na sede. Esta é a segunda areninha que inauguramos. A primeira, entregue no (distrito) Sereno é um sucesso total, principalmente para a equipe feminina. É mais um presente para a nossa juventude”, apontou, anunciando que, em breve, a terceira areninha será inaugurada em Ocara. “Teremos outra na Lagoa do Velho e até um Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que está praticamente pronto para ser inaugurado”, informou.

Referência

A professora Gisele Lopes coordena em Ocara o programa estadual Esporte em 3 tempos. Para demonstrar o sucesso da iniciativa, ela conta que atualmente 150 crianças são atendidas em todo o município. “O Esporte em 3 tempos é, para mim, uma das maiores políticas públicas do Estado. É uma honra poder ensinar e incentivar essas crianças a praticarem uma atividade física, como o futebol, futsal e outras modalidades, porque o programa cresce cada vez mais e abraça novos esportes”, relata Gisele.


“A areninha é um divisor de águas para as comunidades onde é implantada. Ela muda a realidade dos meninos e meninas, através da difusão do esporte, assim como da comunidade que passa a frequentar os espaços, sejam os pais acompanhando os filhos, ou aqueles que aproveitam o movimento para vender lanche e garantir uma renda para a família. Só traz benefícios”, reforça a coordenadora.


Esporte em 3 tempos

O Projeto Esporte em 3 tempos visa a criação e implantação de núcleos esportivos para o desenvolvimento e promoção do esporte e lazer para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 (seis) até idosos (acima de 60 anos), nos municípios do Estado do Ceará. Cada núcleo é formado por um profissional de educação física, responsável pelo planejamento, monitoramento e realização das atividades esportivas.


Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - Texto e Fotos

Em Iguatu, governador assina desapropriação de terreno para construção do Hospital Regional do Centro-Sul

 

Parte da Política Estadual de Regionalização da Saúde, unidade atenderá população de 17 municípios


Saúde mais perto dos cearenses. O Hospital Regional do Centro-Sul e Vale do Salgado (HRCV) será construído pelo Governo do Ceará em Iguatu. Neste sábado (28), os detalhes foram apresentados pelo governador Elmano de Freitas, que assinou o decreto de desapropriação do terreno onde será construída a futura unidade da Rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Rede Sesa). A titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, também esteve presente.

“Eu me comprometi a ampliar a interiorização da Saúde do Ceará, com três Hospitais Regionais novos [Crateús-Inhamuns, Maciço de Baturité e Centro-Sul]. [O de Iguatu] tem a maior área entre os Hospitais Regionais. Um terreno grande que dá para construir um hospital do tamanho e da qualidade que a população do Centro-Sul merece. Isso é fundamental para essa região, mas também para o Regional do Cariri, que poderá atender a população mais próxima”, afirmou Elmano de Freitas durante coletiva no Aeroporto Regional de Iguatu.


O terreno do HRCV está localizado na Avenida do Contorno de Iguatu, ao lado do prédio do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). A área total é de 54 mil metros quadrados, avaliada em R$ 2,9 milhões. “O local fica a 1.400 metros de uma rodovia estadual, o acesso é duplicado, tem a Avenida do Contorno, próximo de bairros da periferia de Iguatu, o que aproxima a população mais vulnerável do Hospital. Quem vem de Acopiara ou Quixelô tem fácil acesso para o Hospital”, citou o governador, pontuando que o equipamento também favorece o dinamismo socioeconômico.


Regionalização da Saúde

A construção do Hospital Regional do Centro-Sul faz parte da Política de Regionalização da Saúde, que tem o intuito de ofertar serviços especializados em todas as regiões do estado. “Esse hospital está sendo planejado dentro do vazio assistencial da região, ou seja, aquilo que a população precisa. É um hospital que, assim como os outros Regionais do Estado, terá um parque tecnológico que vai dar suficiência a todos os exames da população”, explicou a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.


Com base em estudo técnico realizado pela Sesa, o perfil assistencial proposto para o novo Hospital Regional é de uma unidade de média e alta complexidade com o total de 247 leitos. O Hospital deverá ser responsável pelo atendimento da população de 17 municípios do Centro-Sul do Ceará.

A nova unidade ampliará o acesso aos diversos serviços, como os Serviços de Urgência e Emergência em Traumato-ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e Cirurgia Geral.

Larissa Falcão - Texto
Thiago Gaspar - Fotos

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Reviravolta no caso do sequestro envolvendo candidato a prefeito de Moraújo. Advogado abandona caso.





No ano de 2020, a pacata cidade de Moraújo-CE foi palco de um triste episódio que teve repercussão nacional, onde o atual candidato a prefeito de Moraújo-CE, José Maria Moreira Júnior (Moreirão), foi preso acusado de envolvimento num crime de sequestro.

Após pagar a fiança e sair da prisão, Moreira Júnior, até hoje não quitou os honorários ao advogado do processo.

Na data do dia 05 de dezembro de 2023, o advogado, Willer Tomaz, entrou com um instrumento de protesto contra Moreira Júnior, visando receber o pagamento combinado.

Segundo informações, o advogado Willer Tomaz está saindo do caso, por conta dessa situação. 

O caso do sequestro segue em investigação onde Moreira Júnior ainda poderá sofrer consequências, em caso de condenação. 

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Em São Gonçalo do Amarante, candidato cobra transparência sobre empréstimo dos R$ 100 milhões


O cenário eleitoral em São Gonçalo do Amarante ganhou contornos mais acalorados após o candidato a prefeito Cláudio Pinho, do PDT, questionar publicamente o atual prefeito, Marcelão, sobre o uso do empréstimo de R$ 100 milhões. Durante a inauguração de seu Comitê Central, na última quarta-feira, 4, e novamente neste sábado, 7, Pinho desafiou o gestor a esclarecer como os recursos foram aplicados. O pedetista, acompanhado de ativistas, fez o questionamento enquanto se deslocava para um evento no Residencial Anacetaba, na Lagoinha.

Marcelão, em contrapartida, respondeu de forma vaga em uma publicação nas redes sociais, produzida com a colaboração da juventude, sem fornecer detalhes específicos sobre o destino do dinheiro. A explicação recebeu duras críticas, especialmente da oposição jovem, que considerou a resposta insuficiente e acusou a gestão de falta de transparência.

Entre as alegações mais polêmicas, está a reforma do Novo ABC do Pecém. A gestão municipal afirma que o projeto foi realizado pela Prefeitura, o que foi prontamente contestado pela juventude oposicionista. Segundo os críticos, a obra foi, na verdade, conduzida pela MF Empreendimentos em troca de um terreno em área nobre da Vila do Porto. A estrutura, mantida pela Prefeitura e voltada para crianças e adolescentes esportistas, teria sofrido com um corte de energia no dia 23 de agosto, atribuído a uma falha de planejamento por parte do governo municipal.

No vídeo divulgado pela gestão, são destacadas outras obras, como a Praça do Fórum, a Rotatória do Pecém, o Mirante da Taíba, a Praça Planalto do Pecém, pavimentação em Anacetaba, a Praça do Croatá, a estrada da Tabuba e bancos de praça no Siupé. Entretanto, a oposição critica a falta de clareza sobre como os R$ 100 milhões foram distribuídos entre essas ações e acusa o prefeito de tentar atribuir a si méritos de construções realizadas por outros atores.

O embate entre as campanhas promete se intensificar à medida que o eleitorado cobra mais transparência e explicações detalhadas sobre o uso dos recursos públicos.

Em reunião de secretariado, governador Elmano celebra solidez fiscal e investimento recorde em políticas públicas

 

Reunião também discutiu planejamento de entregas para o últimos meses de 2024

O governador Elmano de Freitas reuniu, nesta sexta-feira (6), o time de secretários para o tradicional balanço e planejamento de entregas do Governo do Ceará até o fim de 2024. O chefe do Executivo Cearense ainda destacou o equilíbrio fiscal do Estado e comemorou o investimento recorde em políticas públicas realizado este ano.

Destacando a importância dessas reuniões, o governador pontuou a necessidades delas para cumprir compromissos que tem com a população. “A cada reunião do secretariado, nós estamos concentrados com os compromissos que fizemos com o nosso povo durante o processo eleitoral, nas mais diversas dimensões. Aqui, na reunião do secretariado, estamos analisando as diversas metas que o governo tem”. Dentre os compromisso listados por Elmano de Freitas e que estão em andamento estão: educação em tempo integral nas escolas estaduais, regionalização do tratamento do câncer, a redução da fila de cirurgias eletivas e conclusão de importantes obras de infraestrutura para o Ceará.



O gestor estadual também comemorou o investimento recorde em políticas públicas no Estado. De janeiro a agosto, o Governo do Ceará investiu R$ 2,13 bilhões para a promoção de políticas públicas. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), esse é o maior volume de investimento, entre janeiro e agosto, desde de 2007. “Estamos falando de um grande investimento para promover políticas públicas para a população cearense. Temos um caminho muito importante para trilhar, temos muita coisa para entregar para o nosso povo. Gostaria de agradecer a todo o time, é um grande comprometimento”, compartilhou o governador.

Equilíbrio fiscal


Com crescimento na arrecadação fiscal e com um cenário econômico positivo, demonstrado, inclusive, nos últimos resultado do Produto Interno Bruto (PIB) cearense, um dos assuntos abordados na reunião foi a solidez fiscal e a capacidade de pagamento (Capag) do Ceará. O Estado tem a expectativa de passar, avaliação do Tesouro Nacional, de Capag-B para Capag-A, ainda este ano.



“A nossa arrecadação de janeiro a agosto, de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cresceu em 18%, um crescimento expressivo que mostra um momento importante da economia do Ceará”, compartilhou o titular da Sefaz-CE, Fabrízio Gomes.

De acordo com o gestor, esse resultado mostra a boa política fiscal que tem sido realizada. “Esse resultado vem mostrando que as políticas fiscais e econômicas, direcionadas pela gestão, têm dado certo e surtido efeito, trazendo toda essa pujança econômica. O Estado do Ceará está avançando, está fazendo crescer a sua economia, e isso é importante para fechar o ano com a situação fiscal equilibrada”, concluiu.

Educação


Vinda de uma série de bons resultados, a educação cearense tem um planejamento forte até o fim do ano de 2024. De acordo com a secretária de Educação, Eliana Estrela, na lista de entregas para a população até dezembro deste ano estão Escolas Profissionalizantes, Escolas em Tempo Integral; Centros de Educação Infantil e um Centro Cearense de Idiomas. Para além de entregas estruturais, também estão agendadas entregas na área de Conectividade, como os tablets para estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Médio, ainda neste mês de setembro.



A secretária da Educação, Eliana Estrela, comentou sobre os bons resultados e o permanente compromisso com a melhoria contínua da educação. “É importante reforçar os bons resultados da educação do Estado do Ceará, e compartilhar com os professores e professoras, que são os responsáveis por esse resultado, junto aos gestores. A nossa prioridade é universalizar o tempo integral. Então, 138 novas escolas serão construídas e, para que isso seja possível, temos monitorado diariamente. O Governo do Ceará segue com um sério compromisso com a educação”.

Proteção Social


Em uma gestão com forte viés de políticas públicas para os mais vulneráveis, a Secretaria da Proteção Social (SPS) também apresentou um planejamento intenso até o final do ano. “Por orientação do governador Elmano, nós temos levado políticas públicas até a população. Para isso temos entrado nas comunidades e promovido ações transversais, com parcerias para beneficiar a população”, pontuou Onélia Santana, titular da pasta.



No planejamento da SPS estão entregas de equipamentos em Fortaleza e no Interior, como Zona Viva em residenciais populares; Espaços Sociais; Centros de Educação Infantil; Centros de Referência de Assistência Social (Cras); Instituto de Longa Permanecia para Idosos em Brejo Santo e a Vila Social do Conjunto Ceará.


Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Com ventos ideais para a prática, Ceará atrai atletas e artistas interessados em kitesurfe



O Ceará é consolidado como um dos destinos mais procurados do mundo para a prática de kitesurfe, atraindo não apenas atletas profissionais, mas também celebridades que buscam aproveitar os ventos perfeitos do litoral. Neste fim de semana, a praia do Preá, em especial, foi ponto de encontro para artistas em busca de lazer e aventura.

Luciano Huck, apresentador da TV Globo, esteve com a família e amigos no litoral Oeste. Acompanhado de seu filho mais velho, Joaquim, ele praticou kitesurfe, aproveitando a temporada de ventos no estado. Enquanto isso, Angélica, sua esposa, optou por momentos de tranquilidade, desfrutando das belezas naturais da região ao lado de Grazi Massafera, que também está no Ceará.

A lista de famosos que frequentam o estado não para por aí. O ator Reynaldo Gianecchini compartilhou fotos em Jericoacoara, que fica a poucos quilômetros de Preá. Em uma das postagens, ele escreveu: “Era tudo que eu precisava”.

Eventos esportivos


A constante presença de ventos alísios na costa cearense cria condições ideais para o kitesurfe. Essa combinação atrai tanto atletas de elite quanto amadores de várias partes do mundo, transformando o Ceará em um verdadeiro centro internacional do esporte.

Um dos eventos que reforçam essa posição é o Molokabra, cuja 6ª edição terminou no último sábado (7). Inspirado nas provas do Havaí, o evento é organizado pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE) e reúne modalidades de kitesurf, kitefoil, wing foil, paddleboard, stand up paddle, SUP foil, surfski e canoa havaiana.

A competição é uma das mais prestigiadas do Brasil, reunindo kitesurfistas em uma travessia desafiadora pela costa cearense. Com provas de longa distância, o campeonato testa a resistência e habilidade dos participantes, oferecendo um espetáculo imperdível para os amantes do esporte.

Mais de 300 competidores de 16 estados, além de representantes do Distrito Federal e de seis países, participaram do evento. Destaque para a delegação da França, que contou com mais de 20 atletas. As competições ocorreram na capital cearense e na Praia do Cumbuco, em Caucaia, outro destino com fama mundial para prática do kitesurfe.


Ascom Setur - Texto e Foto

Ceará tem redução nas mortes violentas intencionais no mês de agosto de 2024

 



Região Metropolitana teve diminuição de 19,4%, sendo o melhor resultado absoluto desde junho de 2022 e o melhor mês de agosto desde 2016

Reforço no policiamento ostensivo e investigativo, operações integradas e fortalecimento da Inteligência. A união desses fatores resultou na redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), durante o mês de agosto de 2024, em todo o Ceará, em 0,4%. Ao todo, foram 254 mortes violentas, contra 255 vítimas em agosto de 2023. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Na Região Metropolitana de Fortaleza, a diminuição foi de 19,4%, com 13 registros de mortes violentas a menos, em comparação com agosto de 2023. Ao todo, foram 54 CVLIs no mês passado, contra 67 registros no mesmo período, em 2023. Esse foi o melhor resultado em números absolutos dos últimos 25 meses, quando em junho de 2022 também aconteceram 54 CVLIs. Considerando apenas os meses de agosto, este é o melhor resultado desde 2016, quando também aconteceram 54 casos. Outro destaque positivo foi a redução no Interior Norte, onde os CVLIs reduziram 10,8% no período, com 74 registros contra 83 mortes violentas no mesmo mês do ano passado.



Para o secretário da SSPDS, Roberto Sá, os investimentos recentes do Governo do Ceará na Segurança Pública, aliados ao esforço dos servidores das Forças de Segurança do Ceará, têm melhorado os indicadores criminais. “Vamos seguir aprimorando onde precisa. Destaco que graças ao empenho de bravos homens e mulheres, que saem diariamente de casa para defender a população cearense, aliado aos investimentos que o governador do Ceará, Elmano de Freitas, tem feito, os nossos indicadores vêm desacelerando o crescimento e começam a reduzir. Já disse algumas vezes e repito: não vamos descansar. Temos feito entregas de viaturas, criado projetos, anunciado concursos e investimentos em tecnologia para que o cidadão possa sair e voltar para casa com tranquilidade”, declarou.


Ascom SSPDS - Texto
Casa Civil - Foto

Inteligência: servidores qualificados assessoram ações e investigações das Forças de Segurança do Ceará

 

Com tecnologia de ponta, inteligências do Ceará fortalecem trabalho estratégico de combate ao crime no Estado

Serviço fundamental para a prevenção e controle da criminalidade, a inteligência permite o direcionamento do olhar das Forças de Segurança do Ceará para possibilidades, riscos e vulnerabilidades de situações e ambientes, assessorando as Polícias Civil, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em suas ações investigativas e ostensivas. No Ceará, todas as inteligências estão reunidas no Centro de Inteligência do Ceará (CIC), instalado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Nesta sexta-feira (6), quando se celebra o Dia do Profissional da Inteligência, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) reconhece a importância desses servidores qualificados e com trajetória de referência, que no Ceará contam com bancos de dados e tecnologia de ponta para o combate ao crime.

No Ceará, o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp) foi regulamentado em fevereiro de 2024. Com a mudança, a partir de uma mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, foram definidas gratificações pelo serviço prestado à população cearense. “Esse fortalecimento e essa estruturação passam a subsidiar as ações policiais, preventivas e repressivas, ao mesmo tempo que promovem a valorização do profissional de Inteligência. Sem um trabalho prévio desses profissionais, não conseguimos obter o êxito esperado das ações policiais rápidas, eficientes e efetivas de combate a qualquer ação criminal”, destacou, à época, o secretário da SSPDS, Roberto Sá.

O decreto regulamentou e ampliou de 135 para 791, o total de Gratificações por Exercício na Atividade de Inteligência (GEAI). Além disso, para ser um profissional da inteligência, os interessados têm seu nome avaliado pelo Conselho de Inteligência de Segurança Pública, que considera o desempenho, perfil, qualificações e a trajetória do profissional. Para o coordenador de Inteligência da SSPDS (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel, “a ampliação de gratificações, abrangendo todos os agentes lotados no Seisp, trouxe sentimento de pertencimento e de integração. A regulamentação do fluxo informacional criou protocolos de produção de conhecimento que são úteis ao planejamento das ações policiais das forças de segurança do Estado”.

Considerando o período entre janeiro de 2023 e agosto de 2024, a Coin/SSPDS e as demais inteligências instaladas no CIC subsidiaram as polícias com informações que resultaram na apreensão 2.669,06 kg de drogas, 1.070 armas e 14.249 munições. As ofensivas também resultaram em 2.528 prisões. As capturas são resultado do olhar de profissionais qualificados, do uso de tecnologia e da colaboração da sociedade por intermédio do Disque-Denúncia 181. Somente nos sete primeiros meses do ano, o serviço teve um aumento de 38% nas denúncias recebidas. Foram 5.529 denúncias recebidas contra 4.004 registradas no mesmo período em 2023. Para ampliar as possibilidades de envio de informações, a população conta, desde junho de 2024, com o “E-Denúncia 181”, site da ferramenta (https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/).



O coordenador da Coin/SSPDS, Nelson Pimentel, afirma que “somada ao investimento feito nos últimos anos em equipamentos e softwares de alta performance, que totalizou aproximadamente R$ 10 milhões, a Inteligência da Segurança Pública está cada vez mais forte em busca da excelência em suas ações”.

Centro de Inteligência do Ceará (CIC)


O Centro de Inteligência do Ceará (CIC) foi entregue em novembro de 2023 e é composto por seis agências de inteligências – sendo quatro delas vinculadas à SSPDS; uma à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e uma vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública da União (MJSP). São elas: a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, o Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil, a Assessoria de Inteligência (Asint) da Polícia Militar, a Coordenadoria de Operações e Inteligência (CCOI) do Corpo de Bombeiros Militar, a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SAP e o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Nordeste (CIISPR) do MJSP.


Lucas Memória - Ascom SSPDS - Texto
Ascom SSPDS - Fotos

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Governador Elmano defende que Ceará pode voltar a ser um grande produtor de algodão no Brasil



Chefe do Executivo Estadual participou da abertura do 14º Congresso Brasileiro do Algodão, em Fortaleza

“O Ceará pode, de maneira dialogada, com parceiros, produtores e investidores, voltar a ser um grande produtor nesse País”. Declaração foi dada pelo governador Elmano de Freitas, nesta terça-feira (3), na abertura do 14º Congresso Brasileiro do Algodão, que acontece de 3 a 5 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Também estiveram presentes o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Alexandre Schenkel; a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho; o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana; entre outras autoridades.

Potenciais do algodão cearense




O Ceará, assim como outros estados brasileiros, foi afetado na década de 1980 pela destruição das plantações de algodão em razão de pragas, com predominância do bicudo-do-algodoeiro. A partir dos anos 2000, o Brasil voltou a produzir em diversas regiões, consolidando-se atualmente no ranking de produtores de algodão e, em 2024, tornou-se líder mundial na exportação, ultrapassando os Estados Unidos da América.

Aos produtores e investidores presentes, o governador destacou os potenciais que podem reposicionar o Ceará no setor. Ele apontou as condições favoráveis para o estado produzir e exportar em larga escala. “Temos vantagens competitivas como a tecnologia, para que algumas regiões se tornem produtoras no patamar que temos no País, além do sol e solo. Teremos uma ferrovia [Transnordestina] que será concluída daqui a dois anos. Temos um dos portos mais modernos do País [Porto do Pecém] para exportação, com localização estratégica mais próxima aos Estados Unidos e Europa”, pontuou.



No Nordeste, o cultivo do algodoeiro sempre teve relevância, tanto como cultura de reconhecida adaptabilidade às condições do semiárido, mas também como gerador de empregos e de matéria-prima. Atualmente, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte integram um dos maiores parques industriais têxteis do Brasil. “O Ceará tem uma indústria têxtil, que é efetivamente um mercado interno consumidor desse algodão”, afirmou o governador.

Nesse sentido, o Governo do Estado tem buscado retomar a cotonicultura dialogando projetos com a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Embrapa, Sebrae e outras instituições de pesquisa e do setor privado.

No que se refere a incentivos fiscais para atrair investidores, o governador reforçou que o Estado “tem regras claras há mais de 20 anos”, frisou. “Nós temos um conselho que avalia os pedidos de incentivos, sabendo que os incentivos têm um prazo pela Reforma Tributária até 2032. Mas estamos preparando estudos sobre a migração do atual modelo de incentivo para o novo modelo, que é o do Fundo de Desenvolvimento Regional [aprovado na Reforma Tributária]”, concluiu.
Algodão do Brasil, ancestralidade e riqueza



A 14ª edição do Congresso ocorre em um momento extremamente significativo para o setor, que celebra os 25 anos de fundação da Abrapa e da retomada da cotonicultura no Brasil, em um cenário de safra recorde.

Na abertura, o ministro Carlos Fávaro assinou o termo de reconhecimento ao selo Algodão Brasileiro Responsável (ABR), para incentivar as boas práticas no setor. “O governo do presidente Lula fazer o reconhecimento do selo ABR, às boas práticas de produção sustentável, com relação ao meio ambiente, questões trabalhistas, questões sociais, que têm os mais de 82% dos produtores de algodão brasileiro, é uma forma de premiá-los. Todos os produtores que têm a certificação ABR, terão um desconto de 0,5% dos juros dos seus custeios e investimentos do Plano Safra”, detalhou o ministro.



Presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel falou sobre o empenho dos produtores para superar a crise da cultura do algodão. “Hoje, o Brasil se tornou o maior exportador de algodão do mundo, sem deixar de atender a nossa grande indústria nacional, a indústria têxtil. Nesses 25 anos, a Abrapa trabalha baseada na rastreabilidade, sustentabilidade, qualidade e promoção, dentro e fora do Brasil”, continuou. “E tudo que a gente vai discutir no congresso está ligado a esses pilares”.



Recorde de público

Promovido pela Abrapa, o 14º CBA superou, em números absolutos, todas as edições anteriores: 3081 inscritos, 114 palestrantes, 6 plenárias, 19 hubs temáticos, 19 países e 25 estados da Federação presentes, 288 trabalhos científicos e 62 patrocinadores. A expectativa de público é de 3.500 participantes.

O tema deste ano é “Algodão brasileiro – Construindo história rumo ao protagonismo mundial”.

A programação completa e informações sobre palestrantes e painelistas estão disponíveis em: www.congressodoalgodao.com.br


Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - fotos

Governo do Ceará e União investem mais de R$ 83 milhões para a construção de 11 mil cisternas em 80 municípios

 

Autorização para início da construção das cisternas foi assinada, nesta terça-feira (3), pelo governador Elmano de Freitas

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta terça-feira (3), a autorização para o início da construção de 11.399 cisternas em 80 municípios. O investimento total, em conjunto com o Governo Federal, é da ordem de R$ 83,6 milhões. A ação acontece por meio do Programa Cisternas, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e beneficiará famílias de baixa renda residentes na zona rural atingidas pela seca ou falta regular de água. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Elmano de Freitas destacou a importância de se levar água para diversas famílias em todo o Ceará. “Todos sabemos da importância do que é a cisterna de placa para a vida das famílias. Sabemos o que significa no sertão a pessoa ter ou não água para beber. Estamos falando de mais de 30 mil pessoas que serão beneficiadas em todo o Ceará. Espero que possamos continuar a entregar mais ações neste sentido, colocando as mãos na massa e fazendo cada vez mais pelo nosso povo”, disse.



Os investimentos são da ordem de R$ 83,6 milhões, sendo R$ 80,6 milhões oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida de R$ 3 milhões do Governo do Ceará. O edital prevê a construção das cisternas e sistemas de reúso até maio de 2026. As obras serão divididas em 15 lotes. Serão construídas 10.601 cisternas de placas de 16 mil litros, para consumo humano; 607 cisternas calçadão, de 52 mil litros, com fomento rural; e 191 sistemas de tratamento e reúso de água domiciliar com fossa ecológica.

Moisés Braz, titular da SDA, ressaltou o trabalho feito por todos da Secretaria para que a entrega fosse possível, além de salientar o apoio do Governo do Estado e da União. “Esse é um momento muito importante para nós. Gostaria de agradecer o trabalho de toda a equipe que trabalhou bastante para que esse evento fosse possível. As famílias que ainda precisam de um ponto de água na sua casa terão acesso a isso com essa grande ação. Gostaria de agradecer também ao governador que tem sido um grande parceiro neste objetivo de levar água para todos, como também o Governo Federal. Temos a certeza que esse é um processo de muitos outros que serão feitos pelo Governo do Estado para o desenvolvimento do campo”, comentou.



Os municípios contemplados serão: Altaneira, Nova Olinda, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Lote 1); Aurora, Granjeiro, Ipaumirim e Várzea Alegre (Lote 2); Brejo Santo, Jati, Missão Velha e Porteiras (Lote 3); Acopiara, Baixio, Iguatu, Orós e Quixelô (Lote 4); Apuiarés, Itapipoca, Tururu, Uruburetama e Trairi (Lote 5); Baturité, Capistrano, Pacajus, Caucaia e Barreira (Lote 6); Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá e Ubajara (Lote 7); Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole (Lote 8); Banabuiú, Choró, Ibaretama, Quixadá e Quixeramobim (Lote 9); Boa Viagem, Canindé, Caridade, Madalena, General Sampaio e Paramoti (Lote 10); Cariré, Forquilha, Frecheirinha, Varjota e Groaíras (Lote 11); Massapê, Meruoca, Pacujá, Santana do Acaraú, Miraíma e Morrinhos (Lote 12); Tamboril, Aiuaba, Parambu, Quiterianópolis, Monsenhor Tabosa e Tauá (Lote 13); Ararendá, Catunda, Poranga, Santa Quitéria, Ipueiras, Crateús e Nova Russas (Lote 14); Iracema, Jaguaretama, Ibicuitinga, Jaguaribara e Icapuí (Lote 15).



Programa Cisternas

O programa Cisternas tem como objetivo promover o acesso à água para consumo humano e produção de alimentos através da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. No Ceará, já foram construídas 177 mil cisternas, beneficiando mais de 763 mil pessoas desde 2004.



“É uma alegria muito grande ver o início desse processo. Iremos experimentar tecnologias importantes para o semiárido, como a de reuso de água. Ficamos muito felizes com esse passo e quero desejar sorte para todas as entidades executoras que participarão de todo esse processo”, afirmou Camille Marques Sahb, diretora do Departamento de Promoção da Inclusão Produtiva Rural e Acesso à Água do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Destina-se a famílias rurais de baixa renda (renda per capita de até meio salário-mínimo) e a equipamentos públicos rurais afetados pela seca ou falta de água, com prioridade para povos e comunidades tradicionais. Para participar, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.


João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

Após um ano das cozinhas Ceará Sem Fome, Governo do Ceará inaugura a de número 1.300

 


Há unidades em todos os 184 municípios do estado

A certeza de ter o que comer diariamente. É isso que o programa Ceará Sem Fome leva a milhares de cearense, todos os dias, por meio das quentinhas entregues a pessoas em vulnerabilidade alimentar. Quem passa a ter essa certeza por conta do programa é a dona de casa,Karina Santos. “Estou desempregada e vivo apenas de benefício social. Somos três na minha casa e essa quentinha ajuda muito. É uma comida muito gostosa”, contou a dona de casa.



Foi pensando em chegar em pessoas como Karina e sua família que o Governo do Ceará inaugurou, nesta terça-feira (3), a cozinha Ceará Sem Fome de número 1.300, na Associação Vidança, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. A ação acontece um ano após a inauguração da primeira unidade ligada ao programa e contou com a presença do governador Elmano de Freitas e a primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa, Lia de Freitas.

Elmano de Freitas destacou o impacto das cozinhas na vida das pessoas e a satisfação de atuar com esse programa social. “Hoje estou muito feliz, porque há um ano nós abrimos a primeira cozinha do Ceará Sem Fome e, apenas um ano depois, estamos abrindo a cozinha 1.300. São cozinha feitas de pessoas voluntárias, ou recebendo uma pequena ajuda de custo. Estamos chegando a 125 mil pessoas das mais diversas formas”, pontuou o governador.



“O Ceará Sem Fome só existe porque tem gente que se importa com o próximo, que olha quem está passando fome e age, não finge que não é um problema. Com o Ceará Sem Fome, primeiro queremos ajudar a ter um prato de comida, depois a ter um emprego ou um negócio. Faremos isso de mãos dadas”, completou Elmano.

Desde o início do funcionamento das cozinhas, já foram distribuídas mais de 23,5 milhões de refeições, nos 184 municípios cearenses. Orgulhosa do trabalho feito ao longo desse ano, a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, ressaltou a importância da abertura de cada cozinha como ponto de “esperança” para muitas famílias.

“Esses espaços têm sido meios para oportunizar essas famílias se qualificarem, para elas terem uma escuta, um abraço, um olhar. Essa é a proposta do Ceará Sem Fome, muito mais que um prato de comida, mas poder alimentar sonhos e gerar esperança através das políticas públicas do Governo do Ceará”, concluiu Lia de Freitas.



Para além das quentinhas, o Ceará Sem Fome também permite que o Estado chegue com outros serviços às comunidades, entre eles, a qualificação profissional para que essas pessoas alcancem a sua autonomia financeira, com o eixo + Qualificação e Renda, lançado no último mês de junho. Já são 80 turmas capacitadas com cursos de qualificação e mais nove em andamento.

A meta do programa é chegar a quase 900 turmas capacitadas para o mercado de trabalho ou empreendedorismo, atendendo quase 17 mil pessoas.
Fazer a diferença

Diariamente, o programa Ceará Sem Fome entrega quase 125 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade, entre essas pessoas estão Jana Wilma e seus familiares. Moradora do Vila Velha, e com uma família de quatro pessoas, Jana contou que, apesar de fazer “bicos” de trabalho, essas quentinhas que chegam são a certeza da alimentação da família.



“É um programa bom demais, porque aqui tinha muita gente passando necessidade, na nossa área do Vila Velha, e essas quentinhas fazem a diferença. É bom saber que ja vem a comidinha pronta e muito boa, muito gostosa, muito bem feita para nossa mesa. Na minha casa garante nossa alimentação”, enfatizou.

Em prol da comunidade



Anália Timbó, uma das fundadoras do projeto Vidança, onde passa a funcionar a cozinha 1.300 do Ceará Sem Fome, comentou a alegria de poder prestar esse serviço à comunidade. “Durante a pandemia a gente fazia 100 quentinhas por dia para a comunidade, mas depois precisamos parar. Hoje, com o Ceará Sem Fome, podemos voltar a oferecer essa alimentação para essas crianças e suas famílias”, pontuou.



A fundadora do Vidança ainda destacou a ligação direta da cozinha Ceará Sem Fome com a transformação do espaço através da dança. “Quando você conversa com as crianças, você percebe que a primeira infância delas foi igual a minha, passando por muito necessidade. Então, memória, musculatura, tudo que precisa para dançar, nada funciona sem alimentação. Quando você percebe a dificuldade delas você chega no problema da alimentação. Então, é um momento de gratidão nos juntarmos a esse programa para fazer mais diferença nessas vidas”, complementou Anália.



Quem também trabalha em prol da comunidade é a cozinheira Janete. “Cria” da associação, a dona de casa se voluntariou para ser a responsável por fazer as 100 quentinhas diárias que serão distribuídas. “Eu nunca tinha cozinhado para muito gente antes, mas me coloquei à disposição. Ver que estou cozinhando para quem mais precisa, me deixa realizada”, concluiu.

Isabella Campos - Casa Civil - Texto
Estácio Jr | Casa Civil e George Braga | Gab Primeira-Dama - Foto