Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Governo do Ceará entrega 10 novos leitos de UTI e nova sala de cirurgia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe

 


HRJV contabiliza 132.069 atendimentos no total do primeiro semestre deste ano

Reforçando o compromisso com a descentralização da saúde estadual, o Governo do Ceará entregou, nesta terça-feira (6), 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e mais uma sala de cirurgia no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte. O governador Elmano de Freitas participou da entrega junto com a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e outras autoridades.

“É um momento muito importante esse de ampliação dos serviços do hospital. Um serviço com humanismo no atendimento para as pessoas dessas regiões”, ressaltou Elmano de Freitas. “Estamos aqui, com a entrega desses leitos de UTI e sala cirúrgica, que são muito importantes para a garantia de cirurgias e atendimento para as pessoas, para que não se desloquem para a Capital. Aqui é um investimento que, até o final do ano, somará R$ 7 milhões, para garantir o que o povo do Vale do Jaguaribe merece”, complementou.



Os novos leitos de UTI são destinados a pacientes que estão no pós-operatório e necessitam de um cuidado mais intensivo, e a sala cirúrgica vem para dar um suporte na demanda da região.

Com isso, o hospital passa a contar com 30 leitos de UTI Adulta e cinco salas de cirurgia funcionando simultaneamente, realizando, assim, aproximadamente 450 cirurgias de alta complexidade por mês.



A secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, ressaltou que essas entregas tem um grande impacto na região. “Com essa entrega hoje garantimos que pacientes graves, pacientes que precisam garantir leitos de UTI antes da cirurgia, tenham essa garantia. Ou seja, conseguimos operar mais , conseguimos garantir atendimento de alta complexidade aqui”.



“Aqui temos um equipamento que não deixa a desejar a nenhum hospital privado, tanto pelo equipamento, quanto pelos nossos profissionais, e também nossos protocolos de segurança. Então, sempre que entregamos uma política de saúde para a população, cumprimos o compromisso de cuidar das pessoas”, destacou a secretária da Saúde.

O diretor-geral do HRVJ, Bergson de Brito, descreveu o momento na palavra “gratidão” e de entrega de uma melhor assistência à população do Vale do Jaguaribe. “Temos o compromisso de oferecer o melhor da assistência para a população. Essa entrega significa mais procedimentos, mais segurança para pacientes pós-operatórios, retaguarda de UTI, retaguarda de hemodinâmica – serviço de alta complexidade que oferecemos, o que é maravilhoso para a população local”.



O HRVJ atende pacientes dos municípios de Alto Santo, Aracati, Ereré, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte. Desde o início de 2024 até junho, foram realizados 3.237 procedimentos cirúrgicos no hospital, e 132.069 atendimentos no total.

Um dos pacientes já utilizando esse serviço é José Airton, de Russas, que está internado em um dos novos leitos de UTI após uma cirurgia de pedra na vesícula. “Estou internado aqui desde segunda-feira (6), por causa de dores na vesícula. Agora já estou me sentindo ótimo, me trataram muito bem. Aqui é ótimo, é um novo mundo pra nós, é confortável ”, compartilhou.



Antes, para tratar doenças mais complexas, José Airton tinha que se deslocar para Fortaleza. “Antes, se precisasse tratar algo assim, eu saía de Russas e tinha que ir para Fortaleza, e lá não é como aqui, além disso era muito gasto. Agora eu tenho aqui tudo que tem lá, e tô mais perto de casa”, contou.

O seu José ainda fez questão de agradecer aos funcionários que estão cuidando dele nesses dias. “Os funcionários são muito gente boa, tratam a gente bem, vemos que gostam do que estão fazendo”, completou.



Para o funcionamento da nova UTI, há uma equipe de 20 técnicos de enfermagem, oito médicos, cinco enfermeiros, três fisioterapeutas, um psicólogo e um assistente social. Para a sala de cirurgia são 14 médicos ortopedistas, sete médicos anestesistas e 12 técnicos de enfermagem.


Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário