Páginas

terça-feira, 2 de julho de 2024

Governo inaugura CEI e Cras nos municípios de Redenção e Choró

 


Maciço de Baturité e Sertão Central festejam entrega de equipamentos pela Secretaria da Proteção Social

Cearenses comemoraram o recebimento de mais um Centro de Educação Infantil (CEI), em Redenção, e de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Choró. Os equipamentos foram entregues nesta quinta-feira (27) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social.

Pela manhã, Redenção recebeu sua segunda unidade de CEI, e 145ª do Estado. “Um momento de muita alegria receber essa nova estrutura adaptada para as crianças, onde preparamos elas para a vida”, conforme comentou a coordenadora pedagógica do Centro, Aline Brito. A ocasião teve a presença da titular da SPS, Onélia Santana e do prefeito do município, Davi Benevides.



Para Onélia Santana, esse Centro de Educação Infantil foi pensado com muito carinho para os pequenos. “Aqui é um espaço para o desenvolvimento das crianças e, com certeza, para o desenvolvimento da cidade e do nosso Estado”, ressalta. Ela continua: “Redenção possui onze escolas nota 10 e uma escola entre as 150 melhores do Ceará, isso é resultado de uma gestão que acredita no potencial dos professores e das pessoas do seu município”, concluiu.

Residente do município, Mariana Lima, professora da educação infantil e mãe das pequenas Elisa e Ana Helena, estudantes do CEI, demonstra satisfação com a entrega do novo equipamento. “É emocionante falar sobre isso, pois tenho outra filha que já fez parte do Centro (o primeiro inaugurado) e saber que as mais novas têm a oportunidade de estudar em uma escola com uma estrutura dessas é de encher o coração de qualquer mãe de alegria”.



Davi Benevides enaltece a política de Estado, que exalta a importância do ensino e do acolhimento das crianças já na primeira infância. “A secretária visualizou a vulnerabilidade social que estava se instalando na cidade e percebeu a importância de credenciar o município com dois Centros de Educação Infantil”, enfatizou.
Centro de Referência de Assistência Social

À tarde, foi a vez de Choró inaugurar um novo Cras em seu território. O equipamento, que é porta de entrada para os benefícios do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e programas federais e estaduais de transferência de renda, tem como objetivo atender a população vulnerável da região, com a meta de beneficiar 700 famílias.



Este é o 16º Centro entregue pela SPS por intermédio do Proares III. O momento contou com a participação do secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, e do prefeito Marcondes Jucá. Teve também a presença dos beneficiários que, como afirmou Marta Vânia (51), participante do grupo de mulheres ministrado por assistentes sociais para 40 pessoas, “Sem o Cras, eu seria nada”.

Beneficiária do Bolsa Família e do Vale Gás, ela é frequentadora assídua do Centro, onde faz cursos promovidos pela Pasta e socializa com outras pessoas. “Aqui, eu fiz curso de comida de boteco e gosto de trazer receitinhas para os encontros, além de ter acesso a uma equipe que acolhe as pessoas”.



Paulo Guedes reforçou o papel fundamental do Centro de Referência de Assistência Social na articulação da rede de proteção social do Estado. “A SPS fornecerá todas as melhorias necessárias para que possamos garantir a qualidade dos serviços oferecidos no Cras para todos que procurarem esta nova unidade sejam beneficiados. Vamos fazer com que Choró, um município pequeno, tenha condições de se desenvolver”, afirmou.

A psicopedagoga e coordenadora do Centro, Rociene Maciel, afirma que a estrutura do novo Centro oferecerá mais conforto para a realização dos atendimentos e está situado em um bairro estratégico que facilita o acesso da população rural ao equipamento. “Foi um ganho extraordinário, um prédio desses com equipamentos de primeiro mundo e salas espaçosas para ofertar o PAIF e atividades para as crianças que ficam ociosas no período da manhã, pois a maioria estuda à tarde”, pontua.



Marcondes Jucá destacou a parceria do município com o Governo do Estado que, com intermediação da SPS, tem levado benefícios relevantes a Choró, desde cestas básicas, brinquedopraças e academias ao ar livre a Centros de Referência de Assistência Social. “Essa obra é de grande importância para um município pequeno e vulnerável como Choró, que precisa da assistência”, enfatiza.


Carolina Parente - Ascom SPS - Texto
Cláudio Rocha - SPS - Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário