Páginas

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Governo do Ceará inaugura 146º Centro de Educação Infantil e beneficia mais de 200 crianças em Barbalha

 


“Esse espaço era o que as crianças precisavam, porque oferece toda a estrutura adequada para elas”. A fala é da Maria Heliane, auxiliar de sala de aula e mãe de uma das mais de 200 crianças que agora passam a contar com o mais novo Centro de Educação Infantil (CEI), o de número 146, inaugurado nesta sexta-feira (19), em Barbalha. “Os pais podem matricular os filhos que o CEI, além de muito lindo, é totalmente seguro”, completa Heliane, que não perdeu tempo e já matriculou o filho e a sobrinha.

Construído pelo Governo do Ceará, com investimento de mais de R$ 2 milhões, o CEI do distrito de Arajara dispõe de recepção, salas de aula, diretoria, coordenação, banheiros e áreas de banho infantil. Há também berçário, lactário, dormitório, fraldário, além de espaço recreativo com playground e gramado, refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito, área de serviço, vestiário e acessos em piso intertravado.



Representando o governador Elmano de Freitas, o assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno, citou o filósofo alemão Immanuel Kant ao afirmar que o ser humano nada mais é que do que aquilo que a educação faz dele. “Nós somos frutos da educação que tivemos. Como diz a nossa Constituição, a educação é um direito de todos. E é um dever da família e do Estado. Deve ser feita em parceria com a sociedade, com três objetivos: a qualificação para o trabalho, o crescimento da pessoa e o exercício da cidadania”, apontou.



Eliana Estrela, secretária da Educação do Ceará, avalia que a entrega do CEI é simbólico e ao mesmo tempo muito importante para famílias do distrito de Arajara. “Ele é bonito e todo adaptado para atender do berçário à pré-escola, mas o mais importante é o que será construído dentro dele, a partir da interação que nossas crianças terão com as outras e com os professores. Educação e cuidado não podem ser dissociados. Aqui, as crianças serão educadas e cuidadas, inclusive com a garantia da refeição”, declarou Eliana Estrela.



Secretária estadual da Proteção Social, Onélia Santana ressaltou que este é o terceiro centro de educação entregue em Barbalha. “É para abraçar e acolher nossas crianças. Aqui é um espaço completo e qualificado, que oferece, inclusive, alimentação. Pensar nas nossas crianças é pensar na nossa Barbalha e na nossa nação. Estamos plantando boas sementes para no futuro termos um Ceará e um país cada vez melhores”.



Os CEIs são estabelecimentos socioeducativos, cujo foco é cuidar e educar a criança, proporcionando-lhes desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo, socialização familiar e comunitária.


Antonio Cardoso - Comunicação Institucional - texto
Nivia Uchôa - fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário