A estrutura do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) – o Batalhão 15 de Outubro, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, está caminhando para conclusão. Com 85% dos serviços finalizados, a unidade vai reforçar o trabalho das equipes nos bairros Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes e localidades adjacentes, garantindo uma atuação mais estratégica e reduzindo o tempo de resposta para chamados na região.
Com área construída de 831 metros quadrados (m³), dividido em três pavimentos e subsolo, o projeto conta com alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, academia, auditório, copa, recepção, bicicletário e estacionamento. Planejado para ser uma construção sustentável, também inclui sistema de energia solar e cobertura verde. A estrutura está sendo erguida no terreno onde existia o Edifício Andréa, que desabou em 15 de outubro de 2019, deixando nove pessoas mortas.
Em etapa final de construção, já foram concluídas as fundações e estruturas de concreto, alvenaria, divisórias, esquadrias e pisos. Atualmente, seguem em andamento os serviços de revestimentos, pintura e acabamentos, instalações elétricas, hidráulicas e de ar-condicionado. A urbanização e o paisagismo do entorno também já entraram em execução.
De acordo com Valdeci Rebouças, titular da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), órgão responsável pela execução da obra, a expectativa é entregar o novo prédio nos próximos meses. “Estamos trabalhando para dar celeridade à entrega deste equipamento que, além de estratégico para a atuação do Corpo de Bombeiros na Capital, ressignifica um acontecimento trágico e homenageia o trabalho de todos os profissionais que atuaram naquele 15 de outubro”, completa Valdeci.
A estrutura recebe investimentos do Tesouro do Estado da ordem de R$ 3 milhões.
Segundo o coronel Cláudio Barreto, comandante-geral do CBMCE, quando concluída, a unidade será referência no combate a incêndios e outros atendimentos. “Trata-se de uma construção moderna de quatro pavimentos, inserida num espaço urbano de edificações verticais que atenderá não só ocorrências de incêndio, mas será uma referência atendendo situações de diversas naturezas para servir nossa sociedade da melhor forma”, conclui.
Edifício Andréa
A estrutura do Batalhão 15 de Outubro está sendo erguida onde era localizado o Edifício Andrea, cenário da tragédia que vitimou nove pessoas em outubro de 2019, localizado entre as ruas Tibúrcio Cavalcante e Tomás Acioli, no bairro Dionísio Torres.
Foram 103 horas de operação no resgate às vítimas comandadas pelo Corpo de Bombeiros do Ceará, que contou com o apoio de centenas de voluntários, policiais militares, servidores da Pefoce, Defesa Civil, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Exército Brasileiro, Samu, entre outros. Cerca de 130 bombeiros estiveram envolvidos diretamente na ação, que teve seus trabalhos encerrados no dia 19 de outubro daquele ano.
Eudes Brasil - Ascom SOP - Texto
Ascom SOP - Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário