Repente, apresentações teatrais e muita palhaçaria marcaram a segunda noite do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante, realizado no município de Canindé. Nesta terça-feira (04/06), foi a vez dos municípios de Madalena, Boa Viagem e Itatira serem representados por seus fazedores de cultura, apresentando a arte do Sertão de Canindé para todos os presentes e espectadores das mídias da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Com uma noite marcada por intensas apresentações teatrais, Fátima Feitosa, assessora técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece e coordenadora do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante, chama atenção para o processo de resistência da cultura local que caracteriza a região.
“São grupos antigos, com uma história e arte muito característica do sertão, então são trabalhos muito interessantes, e bonitos, e que é uma honra, enquanto alguém que trabalha nos bastidores, repercutir esses talentos através deste projeto”, disse.
Entre os concorrentes da categoria Dança na noite de hoje, por exemplo, esteve o grupo Boi dos Cordas de São Gonçalo, composto por 12 integrantes e que apresentou danças folclóricas, como Reisado. O grupo é um dos mais antigos do Brasil, com 107 anos de existência, e que resiste há gerações da mesma família.
Grupo centenário Boi das Cordas de São Gonçalo, do município de Itatira - Foto: Júnior Pio
Erivan Batista, um dos líderes da trupe de artistas oriundos de São Gonçalo, localidade do município de Itatira, o Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante é uma oportunidade a mais de “brincar por aí”. “Já brincamos por Porto Alegre, Fortaleza, demos uma parada, mas por força do apoio de muita gente boa que acredita no nosso trabalho, temos voltado a brincar em muitos lugares, e inclusive em festivais como esse, o que é indescritível para nós”, disse.
Grupo Carcará, do município de Madalena - Foto: Júnior Pio
Outra apresentação que prendeu atenção dos presentes foi a do grupo Carcará. Concorrendo na categoria esquete e peça teatral, os artistas oriundos do município de Madalena levaram a peça CurArte ao palco.
Raica Queiroz, atriz e coordenadora do grupo, comentou a participação no festival. “Um prazer enorme estar participando deste grande evento que dá oportunidade e possibilita a troca de culturas entre os municípios, assim como apresentar a nossa arte a quem está longe”, agradeceu.
A noite seguiu com apresentações da dupla de repentistas Gilvan Alves e Antônio Alves, e o trio de palhaços Mungango Circo Show representando o município de Boa Viagem; o músico autoral Leonart, e o repentista Adailson Cardoso, ambos representando o município de Itatira.
Nesta quarta-feira (05/06), o Festival de Arte e Cultura encerra com a premiação dos vencedores de cada categoria.
*ALECE
Por Pedro Emmanuel Goes
Edição: Lusiana Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário