Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2024

Alece chega à 10ª entrega de lotes com equipamentos para cozinhas solidárias

- Foto: Máximo Moura



A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do programa Ceará Sem Fome, beneficia mais 22 cozinhas solidárias com equipamentos e utensílios. O evento de transferência de mais um lote de materiais ocorreu nesta quarta-feira (03/04), no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. Com o repasse, a iniciativa chega a sua 10ª entrega, beneficiando 258 instituições, distribuídas em 114 bairros da capital.

A doação foi oficializada por meio de termo assinado pelo Conselho Comunitário Parque São José (CCPSJ), que atua, no âmbito do programa, como unidade gerenciadora, credenciando e monitorando as unidades produtoras de refeição, assim como distribuindo os materiais recebidos, conforme previsto na Lei Estadual de n.º 18.312/2023.

Os bairros contemplados na atual etapa são: Cidade 2000, Cocó, Dionísio Torres, Edson Queiroz, Luciano Cavalcante, Guararapes, Joaquim Távora, Manoel Dias Branco, Praia do Futuro I, Praia do Futuro II, Sabiaguaba, Salinas, Sapiranga/Coité e São João do Tauape.

A secretária executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece, Luiza Martins, frisa a importância da doação dos itens para a população atendida. “Estruturando melhor as cozinhas, a gente tem a possibilidade também de atender melhor o beneficiário final, aquele que vai pegar o prato de comida lá na ponta”, apontou.

Entre os 534 produtos entregues hoje para as unidades produtoras estão desde eletrodomésticos, como geladeiras e freezers, até utensílios básicos, como panelas e tábuas de corte. Luiza explica que cada cozinha recebe os artigos de acordo com as necessidades verificadas durante visitas prévias realizadas pelas equipes técnicas.

Segundo a secretária executiva, esta é a penúltima doação, e a expectativa, ao final das entregas, é que todos os bairros de Fortaleza sejam contemplados. Finalizando a atual etapa do programa, serão feitas, de acordo com Luiza, checagens para saber se alguma unidade produtora ainda ficou necessitando de materiais.

Lucimar Martins, fundadora da CCPSJ, destaca importância das doações para as unidades - Foto: Máximo Moura

Celebrando a doação, a fundadora da CCPSJ, Lucimar Martins, lembra que o conselho costumeiramente recebe registros de cozinhas que precisam de suporte por conta da quebra ou falta de itens para as suas produções e que, com a chegada dos novos materiais, a situação das unidades vai melhorar.

O representante da cozinha da Associação de Amigos e Moradores do Bairro Edson Queiroz (AME), uma das organizações beneficiadas com o lote atual, Pedro Caula, conta que a unidade produz diariamente 100 quentinhas e que os materiais vão melhorar a qualidade do serviço ofertado aos moradores da comunidade. “Nós já fazemos com pouco, e agora esses equipamentos de qualidade vão fortalecer nosso trabalho, e com certeza quem mais ganha são os usuários que precisam desse atendimento”, afirmou.

CEARÁ SEM FOME

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no Estado que reúne o trabalho e os esforços de diversas instituições (públicas e privadas) e o engajamento da sociedade civil. O objetivo é desenvolver e realizar ações e políticas públicas para alimentar de forma saudável a população mais carente do Estado.

A Alece se engajou no programa e aprovou, em março do ano passado, o projeto que deu origem à Lei Estadual n.º 18.336/2023, que autoriza o Parlamento a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para a montagem de cozinhas comunitárias. A proposição foi feita pela Mesa Diretora da Casa. O Parlamento cearense investiu R$ 3 milhões na compra dos utensílios e eletrodomésticos.

Ao todo, foram entregues 6.758 novos equipamentos e utensílios para 258 cozinhas solidárias, por meio das unidades gerenciadoras da capital.

O primeiro lote de equipamentos foi entregue no dia 28 de fevereiro para 22 cozinhas solidárias. A segunda entrega aconteceu no dia 5 de março, com a distribuição de itens para equipar mais 24 cozinhas. Já a terceira entrega foi no dia 7 de março e contemplou 26 cozinhas.

O quarto lote beneficiou 30 cozinhas, no dia 11 de março. Outras 32 unidades foram beneficiadas no quinto lote. Na sexta entrega, 25 cozinhas solidárias foram contempladas, com mais 25 sendo beneficiadas na sétima entrega, no dia 21 de março.

Na semana passada, 27 cozinhas do programa Ceará Sem Fome, em Fortaleza, receberam materiais novos na oitava entrega. Na última segunda-feira, a nona entrega beneficiou mais 25 unidades com a doação de equipamentos.

*ALECE
Por Ariadne Sousa
Edição: Clara Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário