Páginas

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Ferreira Aragão será uma das aposta do AGIR36 para Câmara de Fortaleza.



O Diretório Municipal do Partido AGIR36, em Fortaleza, tem se articulado para participar de forma ativa no pleito deste ano com lançamento de uma chapa de nomes para a disputa de vereador da capital. 

O partido está na base do Prefeito, José Sarto, e conta com nomes como o do ex-deputado, Ferreira Aragão, que também já foi vereador de Fortaleza antes de chegar na Assembleia do Ceará e agora é uma das apostas do AGIR. 

Ferreira, além de muito popular, tem em seu currículo três mandatos de deputado estadual, um de vereador e muitos projetos aprovados. Ferreira defende bandeiras populares, luta pelos mais carentes diariamente por meio do seu trabalho de imprensa e levanta pautas importantes nos debates como o cuidado com os autistas, por exemplo. 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Nova sede da UVC será palco de Encontro Estadual de Vereadores e vereadoras do Ceará de 28/02 a 01/03.


A União dos Vereadores do Ceará (UVC) inicia, nesta quarta-feira, 28, o Encontro Estadual de Vereadores e Vereadoras do Ceará.

Na pauta, as eleições municipais, lei das licitações e o papel das mulheres na política.

O encontro, também, servirá para ensinamento sobre fiscalização de gastos municipais e prestação de contas dos prefeitos e câmaras municipais. O Encontro segue até o dia 1º de março.


*Com Roberto Moreira.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Com muito o que mostrar, Marcão da Ibiapina chega forte em 2024 para disputar reeleição.

 



Com um grupo alinhado e de crescentes adesões, o Prefeito, Marcão, da cidade de Ibiapina, está preparado para o pleito deste ano em que deve disputar a reeleição.

Marcão tem o que mostrar, tem serviço prestado, tem atenção ao povo e as comunidades. é presente, e tá tocando muitas obras em todas as regiões do municipio. Valoriza o servidor e ímplantou o maior piso salarial de professores de todo o estado.

Marcão fez o dever de casa, e já confirmou em entrevistas que seguirá como pré-candidato. Desnorteados, a oposição vem tentando desconstruir a imagem que o povo tem de seu gestor. É em vão, pois o povo á conhece quem é Marcão e seu zelo com a coisa pública.

Além de uma gestão alinhada onde as coisas funcionam, Marcão carrega em sua bagagem o apoio dos principais lideres do estado e união. Além é claro do apoio das mais diversas lideranças de Ibiapina que confiam e apostam em seu projeto de continuidade.

Braguinha retorna a prefeitura de Santa Quitéria e reafirma pré-candidatura a reeleição.

 



A cidade de Santa Quitéria na última sexta-feira, 23, celebrou o retorno de Braguinha, a prefeitura após 10 meses afastado do cargo. 

Braga reassume a prefeitura após meses de uma luta judicial que culminou com a expedição de um Habeas Corpus o devolvendo o cargo. 

Braguinha retorna a seu mandato em pleno ano de eleição e com muitos problemas a serem resolvidos. Braga comemorou o retorno e agradeceu o apoio que recebeu do povo nos dias que ficou longe de seu gabinete e reforçou: "Só saio da politica quando Deus e o Povo não me quiser mais nela."

Projeto de Domingos Neto prevê multas às concessionárias que interromperem o serviço de energia


Em uma iniciativa legislativa que promete beneficiar diretamente os consumidores, o deputado Domingos Neto apresentou o Projeto de Lei nº 320/2024, que prevê multas às distribuidoras de energia caso interrompam o serviço prestado à população. 

A medida busca resolver um problema crônico que afeta consumidores em todo o país, principalmente no Ceará: as interrupções prolongadas e frequentes no fornecimento de energia elétrica. "A falta de luz tem causado prejuízos substanciais aos usuários, desde perdas irreparáveis em residências e comércios até ao comprometimento do turismo e lazer, como aconteceram com as festas de reveillon e durante te Carnaval no Ceará", explica Domingos Neto. Em alguns casos, as interrupções duraram até 34 horas.

O PL visa alterar a legislação vigente sobre o fornecimento de energia elétrica no Brasil. O projeto propõe mudanças na Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996, que regulamenta a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o regime de concessões de serviços públicos de energia elétrica, introduzindo a possibilidade de aplicação das multas. 

Segundo o texto, as multas seriam aplicadas quando houver superação dos limites de qualidade do serviço estabelecidos pela ANEEL ou quando a interrupção do fornecimento exceder 24 horas. A iniciativa também prevê que as multas possam ser compensadas aos consumidores na forma de créditos na fatura de energia elétrica ou pagas em espécie, dentro de um prazo máximo de três meses após a apuração.

Domingos Neto defende que, apesar da existência de normativas da ANEEL sobre ressarcimento por danos elétricos, é necessário fortalecer a legislação para assegurar a efetiva prestação dos serviços de energia elétrica, especialmente em um contexto de altas tarifas energéticas. O deputado ressalta a importância de conceder à agência reguladora mecanismos adequados para reprimir ocorrências prejudiciais aos serviços essenciais, ampliando a proteção aos consumidores.

"A aprovação deste projeto é crucial para aprimorar a qualidade dos serviços de energia elétrica no país, garantindo que as distribuidoras cumpram com seus deveres e os consumidores sejam devidamente compensados por falhas no fornecimento", argumenta Domingos Neto.

Deputado cearense defende redução de carga horária para professor da rede pública em pós-graduação



A proposta foi feita pelo deputado Idilvan Alencar (PDT). Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados.

O Projeto de Lei 95/24 propõe que os profissionais da educação pública em formação continuada em cursos de mestrado e doutorado tenham redução de, pelo menos, 20% da carga horária de sua jornada de trabalho no período efetivo das aulas.

Além disso, a proposta prevê o afastamento integral de, no mínimo, quatro meses no período imediatamente anterior à defesa do produto final do curso, como dissertação ou tese.

Autor da proposta, o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) lembra que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionçal, estabelece que a União, o Distrito Federal, os estados e os municípios devem, em regime de colaboração, promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos professores da rede pública.

Já a Lei 14.817/24, sancionada no dia 16 de janeiro, detalha essa obrigação do poder público de promover a formação continuada para os professores. A proposta em análise na Câmara dos Deputados altera essa lei.

“Essa nova legislação é um avanço ao detalhar o que já era uma exigência da LDB”, avaliou o deputado. “Porém, acreditamos que ainda pode ser aprimorada, no sentido de viabilizar que o professor tenha condições de se dedicar e se desenvolver com máximo proveito nos exigentes cursos de pós-graduação stricto sensu”, acrescentou.

Tramitação

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Deputado Jeová Mota garante liberação de recursos com retorno de Braguinha a prefeitura de Santa Quitéria.

 



O Deputado Estadual, Jeová Mota, esteve na última sexta-feira, 23, em Santa Quitéria, prestigiando o retorno de seu aliado, Braguinha a prefeitura de Santa Quitéria.

Parceiro de primeira hora da gestão de Braga, além de parabenizá-lo pelo retorno, a ida de Jeová a sessão de recondução, teve também como propósito o anúncio de liberação de recursos e para reafirmar o compromisso de seu mandato com a gestão de Braga. Segundo Jeová, pelo menos R$10 Milhões já estão encaminhados para o município. 

Nesse retorno, Braga terá muitos obstáculos a serem contornados, após 10 meses afastado da administração, ele terá que recompor sua equipe e arregaçar as mangas para fazer a máquina pública andar. Com apoio e suporte de bons parceiros como o Deputado, Jeová Mota, a tendência é de se recuperar o tempo perdido. 

Região do Inhamuns: Adece disponibiliza galpão para atender a distribuição de grãos para pequenos produtores

 



Com o objetivo de beneficiar pequenos criadores rurais da Região dos Inhamuns, o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), assinou um termo de autorização para viabilizar o funcionamento de uma Unidade Satélite de Vendas (USV) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. A USV ocupará um galpão da Adece no município de Crateús, viabilizando a operacionalização do Programa de Vendas em Balcão (ProVB), do Governo Federal.

“Diante da projeção de poucas chuvas para este ano, o governador Elmano de Freitas tem liderado várias ações que visam mitigar os impactos que uma possível seca possa ocasionar na economia do Estado. Diante disto, a Adece se une a outros entes estaduais e federativos para viabilizar alternativas visando evitar maiores perdas para os produtores locais”, comenta o presidente da Agência, Danilo Serpa.

O galpão industrial possui 2.300 m² e será cedido à Conab por meio de comodato. A princípio, serão destinadas 500 toneladas de milho para atender a pequenos produtores dos municípios de Ararendá, Catunda, Crateús, Independência, Ipueiras, Ipaporanga, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril.

“Pela seca que está se avizinhando ao Ceará, necessário se faz uma política forte em relação à distribuição do milho para o pequeno produtor para que não percamos criações por falta de alimentos. Aqui na Conab, estamos trabalhando para fortalecer o programa no Estado, pois estimamos que serão necessárias cerca de 150 mil toneladas de milho para atender os pequenos produtores neste ano”, comenta o superintendente da Conab no Ceará, Daniel Barboza.

A ação voltada para a Região dos Inhamuns é fruto de uma articulação liderada pelo governador Elmano de Freitas, no último mês de dezembro, junto à diretoria Conab em Brasília. Além da Adece, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) participa da logística para viabilizar o envio dos grãos para o município de Crateús.

O ProVB

O Programa de Venda em Balcão tem por objetivo viabilizar o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.

Constitui-se em um canal de grande apelo social para o escoamento e a venda dos estoques públicos, propiciando a democratização do processo de comercialização de produtos do Governo Federal.


Ascom Adece - Texto
Wenderson Araujo/Trilux - Foto

Deputado Júnior Mano recebe 15 prefeitos em Brasília


O gabinete do deputado federal Júnior Mano, em Brasília, não foi suficiente para acolher 15 prefeitos e assessores, na Câmara dos Deputados. Eles foram levados para a sala de reunião do presidente da Casa. “É com muita honra que recebo pessoas que querem contribuir para o Ceará crescer, através dos municípios”, declarou Júnior Mano.

*Roberto Moreira.

Ceará receberá R$ 5 bilhões para saúde, educação, segurança e infraestrutura


Ainda debilitado e no final de um tratamento complicado, quando se recuperou de pneumonia seguida de anemia, o governador Elmano de Freitas cumpriu agenda em Brasília, com vários ministros e o presidente Lula.

Na agenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o governador Elmano foi em busca dos recursos que serão liberados para projetos estruturantes nas áreas da saúde, educação e segurança.

O Ceará terá mais de R$ 5 bilhões em recursos federais no ano de 2024 em investimentos federais. Além desse valor, irá receber cerca de R$ 73,2 bilhões do PAC — Programa de Aceleração do Crescimento, nos próximos três anos.

A Transnordestina está de novo em obra, o Cinturão das Águas, a duplicação da BR 020 e oito mil unidades do Minha Casa, Minha Vida serão licitadas.

Elmano de Freitas levará semanalmente a Brasília técnicos do Governo do Ceará, para planejar ações conjuntamente com o Governo Federal e executar obras.

*Roberto Moreira.

“Janaína será candidata em Crateús”, afirma Camilo


O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou, em entrevista à Rádio Educadora de Crateús, neste sábado, 24, que a sua secretária de Gestão no MEC, Janaína Farias, será candidata a prefeita, com apoio dos partidos da base aliada.

“Ela ama Crateús, tem levado ações e benefícios para Crateús, é uma pessoa séria e vai fazer muito por Crateús e terá o meu apoio, do governador Elmano e do presidente Lula”, disse o governador, durante sua fala na emissora.

*Roberto Moreira.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Nordeste se destaca entre os índices de matrículas em tempo integral

Fabio Rodrigues- pozzebom/Agência Brasil.


Os estados que apresentaram maior percentual de alunos em tempo integral matriculados na rede pública do ensino fundamental são do Nordeste: Ceará, com 51,4%; Piauí, com 48,9%; e Maranhão, com 40,3%. Os dados constam do Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nove estados apresentaram percentuais acima da média nacional, que é de 17,5%. Desses, apenas dois não estão na Região Nordeste: Tocantins, com 35,7%, e São Paulo, com 21,9%. Completam a lista de estados que subiram a média nacional Alagoas (20,4%), Paraíba (19,5%), Sergipe (18,9%) e Bahia (17,5%).

Os piores índices ficaram com Rondônia (2,9%), Amapá (4,4%), Roraima (4,5%) e Santa Catarina (5,8%).

O desempenho do Nordeste foi elogiado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante a divulgação do censo. “Quero destacar que os estados que têm o maior taxa de número de matrícula de tempo integral são nordestinos”, disse o ministro ao associar o resultado a políticas públicas como o Programa Escola em Tempo Integral, que prevê o aumento das vagas em tempo integral, ou seja, com uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais.

Sancionado em julho de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa previu R$ 4 bilhões em investimentos para ampliar em 1 milhão o número de matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica no ano passado. A meta é alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas.
Anos iniciais e finais

Durante a apresentação do Censo 2023, o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno, apresentou um quadro com a evolução da proporção de alunos em tempo integral no ensino fundamental, comparando, ano a ano, o número de matriculados nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Em 2019, o índice de matriculados que faziam tempo integral nos anos iniciais era de 10,1%, e de 10,3% nos anos finais. Em 2020, eram 8,4% dos matriculados nos anos iniciais, enquanto 7,5% dos que estavam nos anos finais estavam matriculados. Em 2021, eram 9,3% nos anos iniciais e 9,9% nos anos finais; e em 2022, eram 11,4% nos anos iniciais e 13,4% nos anos finais.

Resposta rápida


Em 2023, o censo contabilizou 13,6% de matrículas em tempo integral nos anos iniciais e 16,5% nos anos finais. “Esse crescimento é uma resposta bastante importante, decorrente das políticas que estão em curso no ministério. A resposta foi muito rápida em relação ao comportamento dessas matrículas de tempo integral”, avaliou o ministro.

“Vocês podem apreciar aqui o esforço que cada estado teve, no sentido de ampliar a permanência dos estudantes na escola. Nossa expectativa é de que, agora em 2024, essa proporção seja bastante ampliada em função dos programas que estão em curso no Ministério da Educação”, acrescentou.

Ensino fundamental


O levantamento mostrou que a maior parte dos alunas da educação básica se concentra no ensino fundamental (26,1 milhões de matrículas), e que 121,4 mil escolas (68%) ofertam alguma das suas etapas: 103,8 mil atendem alunos nos anos iniciais (1º ao 5º) e 61,8 mil cobrem os anos finais (6º a 9º).

“A rede municipal é a principal responsável pela oferta do 1º ao 5º ano, com 10 milhões de estudantes matriculados (69,5%), o que representa 86,1% da rede pública. Nessa etapa, 19,3% dos alunos frequentam escolas privadas, rede que cresceu 1,1% de 2022 para 2023”, detalha o MEC.

Ao todo, 11,6 milhões de alunos frequentam os anos finais, nos quais a divisão de responsabilidade entre estados e municípios na oferta do ensino é mais equilibrada, se comparada aos anos iniciais. “A rede municipal atende 5,1 milhões de estudantes (44%) e a estadual, 4,6 milhões (39,5%). As escolas privadas representam 16,3% das matrículas do 6º ao 9º ano”, complementou.

Ensino médio

Ainda segundo o Censo 2023, 7,7 milhões de matrículas foram registradas em 2023 no ensino médio, o que representa uma “ligeira queda de 2,4%” na comparação com o ano anterior. Trata-se, segundo o MEC, de um “movimento esperado, em função do aumento das taxas de aprovação no período da pandemia”.

O levantamento mostra que 84,8% dos alunos do ensino médio estudam no turno diurno; e que 15,2% dos estudantes estudam à noite. A maioria (94,5%) frequenta escolas urbanas. Outra estatística observada é de que 43,4% das escolas de ensino médio atendem mais de 500 estudantes.

A primeira etapa do Censo Escolar 2023 apresenta dados sobre escolas, professores, gestores e turmas, além das características dos alunos da educação básica. Foram registrados 47,3 milhões de estudantes, considerando todas as etapas educacionais, distribuídos em 178,5 mil escolas.

*Agência Brasil.
Edição: Fernando Fraga

Clubes brasileiros prestam solidariedade ao Fortaleza após ataque




Um dia após o ataque de torcedores do Sport à delegação do Fortaleza na saída da Arena Pernambuco, após jogo válido pela Copa do Nordeste que terminou em empate de 1 a 1 na noite da última quarta-feira (21), clubes de todo o Brasil expressaram solidariedade ao Leão do Pici.

“O ônibus da delegação do Fortaleza, que embarcava atletas, comissão técnica, staff e diretoria, foi atacado por bombas e pedras por torcedores do Sport na saída da Arena de Pernambuco após o jogo pela Copa do Nordeste. Após o ocorrido, a delegação foi levada rapidamente e diretamente ao hospital mais próximo de Recife. Seis jogadores foram atingidos”, informou o Fortaleza em nota.

No decorrer desta quinta-feira (22) clubes como o atual campeão brasileiro Palmeiras, o vencedor da Libertadores Fluminense e até mesmo o Ceará, maior rival do Leão do Pici, expressaram apoio ao Fortaleza. “É inadmissível o episódio de violência em Recife, protagonizado por criminosos que se dizem torcedores. O Ceará Sporting Club se solidariza com os atletas do Fortaleza, estima melhoras e espera que essa mancha no nosso futebol seja atenuada com punição exemplar dos envolvidos”, publicou o Vozão em nota.


O Sport também se pronunciou após os atos lamentáveis: “O Sport Club do Recife repudia veementemente os atos de violência praticados contra o ônibus da delegação do Fortaleza Esporte Clube na saída da Arena de Pernambuco após a partida desta quarta-feira. Os absurdos atos de violência não condizem com a real conduta e comportamento da torcida rubro-negra, tampouco com os valores do Clube - que sempre irá abominar esse tipo de postura […]. O Sport também já se colocou à disposição para ajudar na apuração dos fatos e nas investigações, buscando identificar os envolvidos nesse ato criminoso”.

Quem também emitiu nota sobre o assunto foi a Confederação Brasileira de Futebol (CBF): “É lamentável e inadmissível iniciar mais um ano chamando a atenção para este tema gravíssimo que é o da violência fora dos estádios. A CBF confia no trabalho da Polícia e das autoridades competentes, para que os responsáveis por estes atos sejam punidos exemplarmente e, para tanto, está encaminhando para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva [STJD] a notícia do fato para que aquele órgão adote todas as medidas pertinentes à apuração e punição dos responsáveis”.

Já o Ministério Público do Estado do Ceará afirmou que “adotará as providências cabíveis a fim de que os envolvidos no atentado sejam devidamente punidos. Ao lado do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), o órgão acompanhará as investigações para identificação e posterior punição dos responsáveis pelo ato criminoso”.

Além disso, a entidade disse que acionará a CBF “para que, no âmbito da Justiça Desportiva, sejam aplicadas punições ao Sport Club do Recife e às torcidas organizadas possivelmente envolvidas no ato de violência”.

*Agência Brasil

Edição: Fábio Lisboa

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 110 milhões

Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.


Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.691 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite desta quinta-feira (22), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

Os números sorteados foram: 13-15-28-37-40-57

O prêmio para o próximo sorteio, que acontece no próximo sábado (24), acumulou em R$ 110 milhões.

De acordo com a Caixa, 77 apostas acertaram a quina e ganharam R$ 65.378,35 cada, enquanto 6.572 apostas acertaram a quadra e ganharam R$ 1.094,28 cada,

As apostas para o próximo sorteio podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 5.

*Agência Brasil
Edição: Carolina Pimentel

Lula recebe Lira e líderes da Câmara no Palácio da Alvorada


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se na noite desta quinta-feira (22) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com ministros do governo e com líderes partidários da Câmara. O encontro teve a presença de cerca de 25 pessoas, no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.

De acordo com o líder do PSB, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), Lula agradeceu o desempenho da Câmara durante o ano de 2023, e ressaltou os resultados alcançados na economia, fruto da boa relação do Executivo com o Legislativo. Segundo ele, o presidente garantiu que esses encontros com parlamentares serão rotina em 2024. “Foi um bate-papo muito bom, muito leve, com energia muito positiva, e saio daqui animado de que essa relação vai melhorar cada vez mais e que isso vai render frutos extremamente positivos para 2024”, disse, ao sair do encontro.

Estiveram presentes na reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Comunicação Social) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), que também é presidente nacional do PCdoB.

Entre os parlamentares estavam o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e os líderes do MDB, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL); do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (União/BA); do PSD, deputado Antônio Brito (PSD-BA); do PSOL, deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ); do PDT, deputado Afonso Motta (PDT-RS); do PP, deputado Dr. Luizinho (PP-RJ); do Podemos, deputado Romero Rodrigues (PODE-PB), e o líder da Maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que é o relator da Reforma Tributária na Câmara.

Também participaram o prefeito de Recife, João Campos, que é vice-presidente do PSB e representou o presidente do partido, Carlos Siqueira, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

*Agência Brasil.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Edição: Carolina Pimentel

Flávio Dino toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal


O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino foi empossado nesta quinta-feira (22) no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Indicado para a cadeira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dino chega ao Supremo aos 55 anos e poderá permanecer na Corte por 20 anos, até completar 75 anos, idade para aposentadoria compulsória dos membros do Supremo. Ele entra na vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, que deixou o tribunal em outubro do ano passado.

Dino foi empossado durante cerimônia realizada no plenário da Corte e que contou com a presença de cerca de 800 convidados, entre eles, o presidente Lula e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Flavio Dino herdará cerca de 340 processos do gabinete de Rosa Weber. O novo ministro se tornará relator de processos sobre a atuação do governo Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 e sobre a legalidade dos indultos natalinos assinados durante a gestão do ex-presidente.

Em dezembro do ano passado, após ser indicado por Lula, Dino teve o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por 17 votos a 10. Em seguida, ele também foi aprovado pelo plenário da Casa com placar de 47 votos a 31.

Durante a cerimônia, Dino foi ovacionado pelos convidados ao assinar o termo de posse. Único a discursar, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, destacou a trajetória do novo ministro antes de chegar ao Supremo e disse que ele é um “homem público que serviu o país nos Três Poderes”.

"A presença maciça neste plenário de pessoas de visões políticas das mais diversas apenas documenta como o ministro Flávio Dino é uma pessoa respeitada e querida pela comunidade jurídica, política e pela sociedade brasileira. A presença também documenta a vitória da democracia, da institucionalidade e da civilidade", afirmou Barroso. Depois de tomar posse, Dino recebeu os cumprimentos dos convidados.

Após a solenidade, às 19h, está prevista uma missa de ação de graças na Catedral de Brasília. O novo ministro dispensou o tradicional jantar oferecido por associações de magistrados a todos os ministros que tomam posse no STF.

Perfil

Dino é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi juiz federal, atuou como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e chefiou a Secretaria-Geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em 2006, entrou para a política e se elegeu deputado federal pelo Maranhão. Entre 2011 e 2014, ocupou o cargo de presidente da Embratur.

Nas eleições de 2014, Dino foi eleito governador do Maranhão pela primeira vez, sendo reeleito no pleito seguinte, em 2018. Em 2022, venceu as eleições para o Senado, mas deixou a cadeira de parlamentar para assumir o comando do Ministério da Justiça do terceiro mandato de Lula.

Matéria atualizada às 16h57.

*Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.
Edição: Juliana Andrade

Tentativa de homicídio a jogadores e comissão técnica do Fortaleza merece resposta enérgica de Pernambuco e da CBF


As torcidas organizadas movem o futebol e as arenas com sua empolgação. Porém, carregam sempre com elas a violência de “torcedores”, que, na verdade, são criminosos vestidos com camisa do clube ou fardados com emblemas das organizadas. Muitos, inclusive, envolvidos com facções, organizações criminosas e tráfico de drogas. O problema é antigo e segue sem solução.

O episódio em Recife, na noite de ontem, é absurdo. Os responsáveis merecem ser presos ao mais alto rigor da lei para que se evite cenas como as vistas. O clube, mesmo não tendo culpa direta, merece ser punido severamente. Infelizmente, o certo precisa pagar pelo pecador em certos casos, como o de ontem.

A CBF não se manifestou sobre o caso. Deveria, no mínimo, suspender, mando de campo ou restringir a ida da torcida do Sport ao estádio por alguns meses e até haver punições severas, como rebaixamento automático. A lei geral do esporte, aprovada em 2023, responsabiliza solidariamente clubes por falhas na segurança ou prestação de serviço nas arenas. A Federação de Pernambuco, que também é responsável, segue calada. Precisará ser assassinado algum jogador, para alguma tomada de decisão? Para ter legislação mais severa sobre episódios como o de ontem é preciso um homicídio consumado?

Jogadores do clube são profissionais que merecem respeito e não pedradas ou bombas. Apesar da governadora de Permambuco, Raquel Lyra, ter se pronunciado, ninguém foi preso até o momento.

*Via Roberto Moreira.

Deputada Gabriella Aguiar propõe criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental


A deputada estadual Gabriella Aguiar defendeu, nesta quinta-feira (22), a instalação da Frente Parlamentar da Saúde Mental na Assembleia Legislativa. Para justificar a proposta, a deputada destacou os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam que 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade e depressão, totalizado quase 19 milhões de pessoas com essas condições. Entre os adolescentes, esse percentual chega a 30%.

“Essa realidade exige medidas e ações da sociedade e do Poder Público e eu acredito que a Assembleia Legislativa pode ser o braço de apoio para a sociedade no sentido de prevenir, tratar, trabalhar e debater sobre a saúde mental. E desde já agradeço aos 18 parlamentares que subscreveram a nossa proposta para a criação dessa frente parlamentar”, disse Gabriella.

A deputada destaca ainda que a instalação da Frente Parlamentar de Saúde Mental é uma resposta necessária e justificável à crescente crise de saúde mental no Brasil. “Ela desempenhará um papel vital na promoção do bem-estar da população, na redução do estigma, na formulação de políticas eficazes e na garantia de acesso aos serviços de saúde mental”, completa Gabriella.

O requerimento da deputada foi subscrito pelos seguintes parlamentares: Guilherme Bismarck, Guilherme Landim, Jeová Mota, Emília Pessoa, De Assis Diniz, Guilherme Sampaio, Dra. Silvana, Lia Gomes, Simão Pedro, Messias Dias, Moésio Loiola, Nizo Costa, João Jaime, Marcos Sobreira, Oscar Rodrigues, Romeu Aldigueri, Jô Farias e Larissa Gaspar.

No ano passado, o Congresso Nacional implantou a Frente Parlamentar Mista da Saúde Mental com o objetivo de elaboração de uma agenda legislativa baseada em critérios científicos atualizados para atuar na proposição e defesa de instrumentos legais que visam desenvolver e fortalecer políticas públicas de cuidado em saúde mental.

*Via Roberto Moreira.

Caso Fortaleza: Domingos Neto protocola proposta que endurece pena contra torcedores violentos


Em uma medida ao chocante ataque sofrido pela delegação do Fortaleza na madrugada após o jogo contra o Sport, em Pernambuco, o deputado federal Domingos Neto propôs um Projeto de Lei que visa endurecer as penalidades para atos de violência em eventos esportivos. O PL nº 388/2024, apresentado no Congresso Nacional nesta quinta-feira (22), altera a Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597, de 2023) e o Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848, de 1940), introduzindo medidas mais rigorosas contra a violência nos estádios e suas proximidades.

“A necessidade de revisão da legislação se fez ainda mais evidente após o lamentável ataque em que o ônibus do Fortaleza foi apedrejado, resultando em seis jogadores feridos”, destaca Domingos Neto.

O projeto propõe aumentar a pena para quem promover tumulto, praticar ou incitar a violência, ou invadir locais restritos aos competidores ou árbitros durante eventos esportivos, estabelecendo reclusão de um a dois anos, além de multa. A medida prevê penalidades para quem portar instrumentos que possam ser utilizados para a prática de violência.

Além disso, o PL sugere que a pena de reclusão possa ser convertida em proibição de comparecimento às proximidades da arena esportiva e a qualquer local em que se realize evento esportivo, por um período de um a quatro anos, dependendo da gravidade da conduta. Esta pena restritiva pode ser convertida em privativa de liberdade se o infrator descumprir a restrição.

A proposta, também, inclui alterações no Código Penal, especificamente no artigo 137, relacionado à participação em rixas, com penas mais severas quando o crime ocorrer em contexto esportivo.

O deputado Domingos Neto enfatiza que a aprovação deste projeto é crucial para a promoção de um ambiente esportivo mais civilizado e seguro. A iniciativa recebeu apoio de diversos setores, refletindo um crescente consenso sobre a necessidade de ações firmes contra a violência no esporte. Com a implementação dessas medidas, espera-se que eventos esportivos possam voltar a ser espaços de alegria e união, livres da sombra da violência.

*Via Roberto Moreira.

Obras dos monumentos de Santo Antônio e e do entorno do monumento de São Francisco avançam nos municípios de Caridade e Canindé

 


O município de Caridade está bem perto de receber um monumento que impulsionará o turismo religioso na região e também será um símbolo de fé para a sua população. Está em construção, o monumento de Santo Antônio. São quase 40 anos de um Santo Antônio fragmentado. O corpo sem cabeça da estátua está no alto do morro no município de Caridade. A quase três quilômetros de distância, repousa a cabeça em meio às casas da Rua Cento e Dois, no Conjunto Habitacional.

Nesta semana, o Assessor Especial de Relações Institucionais do Governo do Ceará, Walter Cavalcante, esteve em Caridade, representando o governador do Estado, Elmano de Freitas, visitando a obra. O projeto da estátua de Santo Antônio no pico do morro começou em 1984, e a ideia da prefeitura, à época, era atrair o turismo religioso para a cidade, seguindo os passos da vizinha Canindé. Porém, a obra parou em 1986 por falta de recursos. E a cabeça, montada no chão, nunca foi levada até o corpo.



Desde 2021, Caridade vive uma nova tentativa de homenagear Santo Antônio. Desta vez, o Governo do Ceará anunciou a construção de um complexo religioso no Serrote do Cágado, o ponto mais alto da cidade. O projeto do Monumento de Santo Antônio trará uma nova estátua com 36 metros de altura. O lugar deve ter, ainda, um museu, um mirante, uma capela, pontos comerciais, escadarias, rampas de acesso e estacionamento.

Visita à Canindé


O secretário Walter Walter Cavalcante visitou também a obra de restauração da Basílica de São Francisco de Assis, em Canindé, além da obra do novo Centro Comercial no entorno do Monumento de São Francisco, que tem como objetivo urbanizar a área e prepará-la para receber romeiros, além do público em geral.



O projeto contempla uma série de ações de recuperação, como a requalificação das vias de acesso ao monumento, a implantação de uma via secundária de acesso ao estacionamento para veículos de grande porte, caramanchões, paisagismo, iluminação, bloco comercial, bloco de centro cultural, administrativo e a Capela Nossa Senhora dos Anjos.

Ascom Casa Civil - Texto e Fotos

Sérgio Aguiar destaca crescimento econômico no Brasil

- Foto: José Leomar

O deputado Sérgio Aguiar (PDT) analisou o cenário econômico no Brasil e destacou o impacto positivo que a redução da taxa Selic tem gerado no desenvolvimento do País. Em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (22/02), ele acentuou que a ação do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central contribuiu para promover o reinvestimento e novas oportunidades de emprego no País.

“É daí que vem a perspectiva de diminuição da taxa de desemprego no Brasil. Nos últimos seis meses, tem aumentado a oportunidade cada vez mais de geração de trabalho para a população do nosso País”, ressaltou.

O deputado salientou que a redução da taxa Selic é oriunda do recorde da exportação do agronegócio, que movimentou “quase 12 bilhões de dólares em 2013”. Segundo ele, o aumento foi de 14,8%, equivalente a um incremento de 1,5 bilhão de dólares em relação aos 10,2 bilhões de dólares exportados em janeiro de 2013. “Conforme dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, o volume foi observado por causa dos aumentos da exportação em grãos e açúcar”, assinalou.

Sérgio Aguiar destacou também as vendas externas da soja. Segundo ele, as vendas atingiram um recorde de 2,5 bilhões de dólares. “Esse número foi alcançado pelo forte volume de soja exportado em grãos. Foram 2 milhões e 850 mil toneladas exportadas em janeiro de 2024, um volume 240% superior quando comparado com o mesmo período de 2023”, salientou.

O deputado acentuou ainda que outro destaque das vendas externas é a alta do açúcar. E informou que o produto teve alta, estabelecendo-se como o segundo principal setor exportador do agronegócio brasileiro em janeiro de 2024. “O volume exportado de açúcar pelo Brasil bate recorde para os meses de janeiro, chegando a 3,2 milhões de toneladas, uma quantidade recorde com um dos preços mais altos dos últimos sete anos. A Índia foi a maior importadora de açúcar brasileiro em 2024”, informou.

Sérgio Aguiar pontuou ainda que, de janeiro de 2013 a fevereiro de 2024, as vendas externas do agronegócio brasileiro “somaram 168 bilhões de dólares, um crescimento de 5% em comparação com os 12 meses anteriores”. “Soja em grãos e carnes foram os produtos que mais contribuíram para o desempenho favorável do acumulado do ano”, explicou.

O parlamentar ressaltou que os dados demonstram a força do agronegócio perante a balança comercial brasileira. “A ciência, a tecnologia e a inovação ocorreram e trouxeram mais capacidade de produção, entretanto o Brasil ainda continua a ser um grande exportador de commodities, assim como era há 500 anos”, assinalou.

“No total, foram quase 30 mil gigawatts de aumento no Brasil, e esse resultado representa um recorde de produção anual de energia elétrica a partir da rede de fonte de biomassa, que inclui bagaço e palha de cana de açúcar, biogás, lixívia, resíduos de madeira, dentre outros”, pontuou.

Ainda na tribuna, Sérgio Aguiar sugeriu aos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades e abusos por parte da Enel Distribuidora de Energia que as ações do colegiado sejam determinantes para dar uma resposta à sociedade cearense. "É uma situação calamitosa que passa o Ceará. O serviço prestado tem gerado prejuízos imensuráveis à população", disse.

Em aparte, o deputado Moésio Loiola (Progressistas) comunicou que o município de Pacujá ficou sem energia durante 20 horas. “Está na hora de tomar uma medida mais contundente. Se a CPI não tomar uma medida mais forte, pode ficar desmoralizada”, cobrou.

Já o deputado Missias Dias (PT) ressaltou que, no assentamento em que mora, 68 famílias ficaram sem energia durante uma semana. “Liguei para o diretor da Enel, resolveram, mas depois teve novo problema e passou mais quatro dias. É um absurdo”, lamentou.

*ALECE
Por Lincoln Vieira
Edição: Clara Guimarães

PSD Ceará realiza encontros regionais nesta sexta, em Amontada, e sábado, em Ubajara


Com alguns pré-candidatos a prefeituras já definidos, a sigla inicia uma programação com lançamento de candidaturas em cidades no interior do estado.

Nesta sexta (23), o presidente estadual, Domingos Filho, participa do encontro regional, em Amontada, que deve reunir lideranças dos municípios de Itarema, Acaraú, Santana do Acaraú, Cruz, Bela Cruz e Itapipoca para o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito, Edinaldo de Jesus, pela legenda. 

Já no sábado (24), no encontro na Serra da Ibiapaba, será lançada a pré-candidatura do empresário e comunicador, Renato Pessoa, a prefeito de Ubajara. Estão sendo aguardados correligionários e lideranças dos municípios de Ubajara, Viçosa do Ceará, Tianguá, Frecheirinha, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, Ipú, Ipueiras e Varjota.

Serviço

Encontro Amontada

Sexta, 23 de Fevereiro

Às 18H

Local: Restaurante Luar do Sertão

 

Encontro Ubajara

 Sábado, 24 de Fevereiro

Às 9H

Local: Neblina Parque Hotel

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Ficha limpíssima: Marfisa Aguiar tem última conta de seus 08 anos de gestão em Pires Ferreira aprovada.

 


Com 08 anos a frente da gestão municipal de Pires Ferreira, a ex-prefeita, Marfisa Aguiar, pode afirmar que tem ficha limpíssima.

Na última quinta-feira, a câmara municipal confirmou o parecer do Tribunal de Contas e aprovou as contas de gestão de Marfisa do último ano que faltava. Assim, Marfisa completa 08 contas aprovadas tanto pelo tribunal quanto pela câmara municipal.

Esse resultado, só vem a confirmar o que o povo de Pires Ferreira já sabia: Marfisa fez uma gestão coerente, limpa e sem manchas. Provando ser uma gestora competente, organizada e de índole inconteste.

STJ concede habeas corpus a prefeito afastado de Santa Quitéria, Braguinha



O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por decisão do ministro Ribeiro Dantas, concedeu habeas corpus ao prefeito afastado de Santa Quitéria, Braguinha. O teor detalhado dessa decisão, contudo, só será disponibilizado na próxima sexta-feira (23).

“Processo prevento: HC 854325 (2023/0332769-8); em 20 de fevereiro de 2024, conclusos para decisão ao(à) ministro(a) Ribeiro Dantas (relator) – pela SJD; em 21 de fevereiro de 2024, concedido o Habeas Corpus a José Braga Barrozo; em 21 de fevereiro de 2024“, diz um trecho da decisão.

Braguinha foi afastado da Prefeitura de Santa Quitéria por suspeita de fraudes e corrupção. Além do prefeito, outros três secretários foram afastados Micael Sousa (Governo), Jean Paulo (Transportes) e Arnaldo Gomes (Obras e Infraestrutura).

Confira documento:


*Com informações do Portal CN7


Tauá: Convite para a Solenidade de Entrega de Certificados aos Cursistas do Tauá Solidário.

 


É com imenso orgulho que a Prefeitura Municipal de Tauá convida você para a solene e marcante cerimônia de entrega de certificados aos 682 cursistas aprovados em 16 diferentes cursos, distribuídos em 43 turmas, oferecidos em 2023 através do programa Tauá Solidário. Esta iniciativa exemplar reflete o compromisso inabalável da nossa gestão em promover o desenvolvimento educacional e profissional em todos os distritos do nosso município. 💼📚

🗓 22 de fevereiro - Quinta
🕰 15h
📍Cine Teatro Maria Carmem no Parque da Cidade

Os cursos ofertados pelo Tauá Solidário representam uma oportunidade única para a comunidade tauaense adquirir novos conhecimentos e habilidades, contribuindo para o crescimento pessoal e para a geração de novas oportunidades de emprego e renda. Não perca a chance de prestigiar este momento especial e celebrar conosco mais uma conquista em prol do progresso de Tauá!

Com investimento de R$ 25 milhões, prefeita Patrícia Aguiar autoriza início das obras de asfaltamento de 117 ruas e avenidas de Tauá


Na tarde desta terça-feira (20), a prefeita de Tauá Patrícia Aguiar, ao lado da vice-prefeita Dra. Fátima Veloso e secretário de Infraestrutura Matheus Mota, assinaram a ordem de serviço de pavimentação asfáltica de 117 ruas e avenidas no município de Tauá.

O investimento ao todo é R$ 25 milhões de reais, beneficiando os bairros Adjacir Cidrão, Aldeota, Alto Brilhante, Bezerra e Souza, Chiquinho Parmênio, José Ósimo, Luís Antônio de Sousa, Manoel Alves Mota, Nova Aldeota, Planalto dos Colibris e Planalto Nelândia.

“Hoje nós estamos dando ordem de serviço de 117 ruas, são vários bairros beneficiados. E lembrando que algumas ruas ou bairros que não estão aqui citados, não significa que essas ruas foram esquecidas ou que não serão feitos. Mas daqui uns 15 ou pouco mais dias, eu estarei dando a ordem de serviço para pavimentar mais ruas, um pouco mais de 70 ruas que devem também ganhar asfalto. Só não foram incluídos nessa etapa por conta dos projetos ainda não estarem prontos, mas serão comtemplados”, disse a prefeita Patrícia Aguiar.

A solenidade foi prestigiada por parte da equipe de gestão, secretários e vereadores que fazem parte da base de apoio da prefeita na câmara municipal.

*Roberto Moreira.

Senado Federal aprova fim das saídas temporárias de detentos

 

O Senado Federal aprovou o projeto que acaba com as saidinhas temporárias de detentos. O texto agora volta para a Câmara dos Deputados.

Como funciona a saída temporáriaDe acordo com o artigo 122 da Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984), a saída temporária pode ser concedida a condenados que cumprem pena em regime semiaberto. Eles podem sair, sem vigilância direta, para três finalidades:visita à família;
frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior;
participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.
Ainda segundo a legislação, para ter direito ao benefício, o preso precisa ter cumprido no mínimo 1/6 (um sexto) da pena, se for primário, e 1/4 (um quarto), se for reincidente, e apresentar “comportamento adequado”.

O condenado que cumpre pena por praticar “crime hediondo com resultado morte” não tem direito à saída.

Regras atuais da "saidinha"


Antes de sair, o preso deve fornecer às autoridades o endereço onde poderá ser encontrado – normalmente, a casa de algum familiar. Ele precisará se manter na residência informada durante os períodos noturnos e estará proibido de frequentar bares, casas noturnas e “estabelecimentos congêneres”. A saída temporária pode ser concedida até cinco vezes no ano e dura, no máximo, sete dias corridos.

O que muda com o projeto

O PL 2.253/2022 revoga o artigo citado acima e determina novas regras para a saída temporária. Inicialmente, o texto acabaria com o benefício. Relator, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), no entanto, acatou uma emenda feita pelo senador Sergio Moro (União-PR) que mantém o benefício a presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior.

Outros tópicos da proposta


O PL 2.253/2022 trata também de outros temas. Um deles é a realização de exame criminológico para a progressão de regime de condenados. De acordo com o texto, um apenado só terá direito ao benefício se “ostentar boa conduta carcerária, comprovada pelo diretor do estabelecimento, e pelos resultados do exame criminológico”. O teste deve avaliar, por exemplo, se o preso é capaz se ajustar ao novo regime “com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade”.

O projeto ainda estabelece regras para a monitoração de presos, propondo que o juiz determine a fiscalização eletrônica para:aplicar pena privativa de liberdade a ser cumprida nos regimes aberto ou semiaberto ou conceder progressão para tais regimes; aplicar pena restritiva de direitos que estabeleça limitação de frequência a lugares específicos; conceder o livramento condicional.

Morte de sargento em MG


O debate sobre a saída temporária voltou a ganhar força após a morte do sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais. Ele foi baleado na cabeça no dia 5 de janeiro, após uma abordagem a dois suspeitos pelo furto de um veículo em Belo Horizonte. O autor dos disparos era um beneficiado pela “saidinha” que deveria ter voltado à penitenciária em 23 de dezembro e era considerado foragido da Justiça.

Números da saída temporária


De acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, de janeiro a junho de 2023, 120.244 presos tiveram acesso à saída temporária em todo o país. Desses, 7.630 não retornaram, se atrasaram na volta à unidade prisional ou cometeram uma falta no período da saída, o que representa uma parcela de 6,3% do total de beneficiados.

Segundo levantamento do G1, 52 mil presos foram liberados para a mais recente “saidinha” de Natal, sendo que 49 mil retornaram (ou 95%). Outros 2,6 mil (ou 5%) não voltaram e são considerados foragidos.

Entre eles estão, inclusive, chefes de facções criminosas do Rio de Janeiro, como Saulo Cristiano Oliveira Dias, o SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, o Bin Laden.
MPF defende “saidinha”

Após a aprovação do projeto de lei na comissão do Senado, o Ministério Público Federal (MPF) emitiu um comunicado, de autoria do Grupo de Trabalho de Defesa da Cidadania, manifestando-se contrário à proposta, que seria “flagrantemente inconstitucional”.

O grupo destaca que o juiz segue uma série de regras específicas para a concessão das saídas temporárias “a partir de minuciosa avaliação de cada caso” e ressalta que pessoas condenadas por crimes hediondos que resultaram em morte, por exemplo, não recebem o benefício, que é automaticamente revogado quando o preso beneficiado pratica algum fato doloso, é punido com falta grave ou não atende às condições impostas pela legislação.

“As chamadas saidinhas são importante instrumento de ressocialização e reconstrução dos laços sociais, fortalecendo os vínculos familiares e contribuindo para o processo de reintegração social da pessoa em privação de liberdade”, diz o comunicado.

"Os discursos populistas que associam as ‘saidinhas’ ao aumento da criminalidade violenta carecem de embasamento em dados da realidade e ignoram sua relevância para o sistema de progressão de regime necessário à reintegração social das pessoas em privação de liberdade, o que segundo a lei é a principal função da pena de prisão

“Assim, em vez de buscar retrocessos, entendemos que o debate e as iniciativas em torno do sistema prisional seriam mais proveitosos se pautados pelos reais problemas que enfrentamos em todo o país, onde as prisões se encontram em um “estado de coisas inconstitucional” como já apontou o Superior Tribunal Federal (STF)”, finaliza a nota.

*Roberto Moreira.

Tauá realiza certificação em 16 cursos de capacitação do Tauá Solidário.

 


A Prefeitura Municipal de Tauá tem a satisfação de apresentar o registro fotográfico da emocionante Solenidade de Entrega de Certificados aos 682 cursistas aprovados em 16 diferentes cursos, distribuídos em 43 turmas, oferecidos em 2023 através do programa Tauá Solidário. Esta iniciativa exemplar é mais uma demonstração do compromisso desta gestão em promover o desenvolvimento educacional e profissional em todos os distritos do nosso município. 💼📚

O evento contou com a participação massiva das cursistas, demonstrando o interesse e engajamento da comunidade em busca de conhecimento e capacitação. Os cursos oferecidos pelo Tauá Solidário representam uma oportunidade única para os munícipes adquirirem novas habilidades, contribuindo para o crescimento pessoal e para a melhoria da qualidade de vida. Acesse o registro fotográfico e celebre conosco mais esta conquista em prol do progresso de Tauá!

PAA: SDA divulga municípios que terão R$ 1,8 milhão para cozinhas do Ceará Sem Fome

 


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) divulgou a lista com 53 municípios credenciados para receber um recurso no valor de R$ 1,84 milhão a serem investidos na compra de gêneros alimentícios por meio do Programa de Aquisição de Alimentos modalidade Compra com Doação Simultânea (PAA-CDS). O recurso foi disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), através de portaria nº 138 da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) publicada em outubro de 2023.

O Ceará foi contemplado com um total de R$ 1.845.000,00, que deverão ser investidos na compra de frutas, rapadura e mel da Agricultura Familiar para suplementação da alimentação fornecidas pelas cozinhas do programa Ceará Sem Fome.

De acordo com a coordenadora de Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial, Cooperativismo, Comercialização e Economia Solidária (Codece), Regma Queiroz, a SDA adotou critérios para o credenciamento dos municípios. Ao todo, 95 manifestaram interesse, dos quais 53 atenderam a todos os itens estabelecidos. “Esse dinheiro será investido no reforço a esta importante política do Governo do Ceará, que fornece refeições a pessoas em vulnerabilidade social atendidas pelo Ceará Sem Fome”, explica ela. No Ceará, a SDA é a responsável pela execução do programa em parceria com municípios.



Confira lista dos municípios selecionados:

Alcântaras
Antonina do Norte
Apuiarés
Arneiroz
Barbalha
Baturité
Boa Viagem
Capistrano
Caririaçu
Catarina
Chorozinho
Crato
Cruz
Farias Brito
Groaíras
Hidrolândia
Ibaretama
Ibiapina
Icapuí
Ipaporanga
Ipueiras
Iracema
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jardim
Jucás
Meruoca
Milagres
Milhã
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Mulungu
Nova Olinda
Ocara
Pacoti
Pacujá
Paraipaba
Pedra Branca
Porteiras
Potiretama
Quiterianópolis
Quixelô
Reriutaba
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
Solonópole
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Trairi
Umirim
Várzea Alegre


Ascom SDA – Texto
Ascom Casa Civil – Fotos

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Guaramiranga é a 1ª cidade universalizada com esgotamento sanitário pela Cagece



Guaramiranga, o famoso destino turístico com clima serrano do Ceará, se tornou o primeiro município universalizado com os serviços de esgotamento sanitário no estado. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu, neste mês de fevereiro, a obra responsável por ampliar a cobertura de esgoto na sede da cidade para 90,44%, contemplando os bairros Centro, Frei Domingos e Santa Edwirges. Os serviços contaram com mais de R$ 9 milhões investidos pela Companhia para benefício da população e turistas da região.

A universalização dos serviços de esgoto na sede municipal de Guaramiranga é um marco nos avanços da companhia em relação ao atendimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento.

Richard Brown, superintendente de Obras da Cagece, reforça a importância dos serviços de esgotamento sanitário para a saúde da população e para o melhor desenvolvimento turístico na cidade. “Essa obra trará mais saúde para a população, saneamento em toda a sede municipal, preservando o meio ambiente e os mananciais da serra. Foi uma obra muito importante. Ela conta com uma estação de tratamento inteiramente nova e moderna, que tem a possibilidade de atender nos próximos anos o crescimento de vazão da população e as demandas do município”.

A obra da Cagece recentemente concluída consistiu na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, por meio da implantação de 1.470 metros de rede coletora, junto com a execução de ligações domiciliares, além da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto com tecnologia moderna e avançada e um emissário gravitário.


Ascom Cagece - Texto e Foto

Choveu em cerca de 150 municípios do Ceará entre as 7h de terça (20) e quarta-feira (21), conforme Funceme

 



Choveu em cerca de 150 municípios do Ceará entre as 7h de terça (20) e quarta-feira (21), conforme balanço preliminar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Neste intervalo de 24 horas, houve acumulados bem expressivos, como em Granja, no posto Adrianópolis. Lá, o registro foi de 210 milímetros, sendo este o 2º maior deste ano, ficando atrás somente dos 215,1 mm, que ocorreu em Fortaleza, entre os dias 10 e 11 de fevereiro.

Além deste destaque, o município localizado no Litoral Norte, apresentou ainda 119 mm no posto Timonha. Em ordem, as maiores chuvas entre terça e quarta:

-Granja (Posto: ADRIANÓPOLIS) : 210 mm
-Camocim (Posto: SEDE) : 190 mm
-Granja (Posto: TIMONHA) : 119 mm
-Marco (Posto: SEDE): 107.5 mm
-São Gonçalo do Amarante (Posto: SANTO AMARO) : 102 mm
-Coreaú (Posto: AÇUDE DIAMANTE) : 86 mm
-Missão Velha (Posto: GAMELEIRO DE S. SEBASTIÃO) : 82.8 mm
-Iguatu (Posto: QUIXOA) : 78 mm
-Morada Nova (Posto: FAZENDA LACRAIA) : 75.1 mm
-São Gonçalo do Amarante (Posto: SIUPÉ) : 75 mm

Tais precipitações têm relação com a formação de áreas de instabilidade devido a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas neste período do ano. Ela encontra-se a 2ºS, sendo esta posição próxima ao norte do Ceará.


Ascom Funceme - Texto e Foto

Governo do Ceará inicia formação de 1393 novos profissionais da Segurança Pública



Os servidores receberão capacitação teórico-prática para estar a serviço da população cearense e fortalecer o combate ao crime

Esta quarta-feira (21) é um marco importante para 1.393 aprovados nos últimos concursos públicos da Segurança Pública do Ceará. Os profissionais iniciaram os cursos de formação, com aula inaugural realizada pelo Governo do Estado, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Em breve, o efetivo estará a serviço da população cearense. A solenidade contou com as presenças do governador Elmano de Freitas, da cúpula da Segurança Pública e outras autoridades.

O momento é de realização para Felipe Wollase, de 25 anos, que agora é aluno-soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). “É um sonho que eu cultivo desde o ano de 2018, e estou podendo realizar agora, no ano de 2024. Estou muito feliz, com muita expectativa de aprender. Para mim, é muito gratificante atuar em uma área como a segurança pública, respeitando os direitos humanos, em prol da população cearense, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, citou.



Felipe receberá capacitação teórico-prática com a carga horária de 1400 horas-aula e duração de seis meses

Os cursos são promovidos pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), contemplando formação de novos tenentes e soldados da PMCE e profissionais da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Ao todo, participam dos cursos 1.310 policiais militares e 83 servidores da Pefoce.



Ao dar as boas-vindas, o governador Elmano de Freitas destacou o compromisso com os investimentos na Segurança Pública, afirmando que mais profissionais serão convocados para reforçar o efetivo. “Nós selecionamos os melhores profissionais para entrar na Polícia Militar do Ceará e na Perícia Forense. Foi o esforço pessoal de cada um, da família, e um esforço de Estado. Hoje, inicia a jornada do servir ao povo cearense, ao Nordeste e ao povo brasileiro. Todos foram convocados e convocadas para enfrentar grupos multinacionais de tráfico de drogas, roubos de cargas, e que querem desorganizar a sociedade brasileira. Estão sendo chamados para enfrentar, e junto com o Estado brasileiro, derrotar organizações criminosas que atuam no mundo”, afirmou.



Segundo o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, os novos agentes atuarão prioritariamente em Fortaleza e Região Metropolitana. O secretário também pontuou outras recentes iniciativas para fortalecer o Sistema de Segurança Pública.

“A lei que reformulou o Sistema de Inteligência vai ser um ganho para a Segurança Pública. Ou seja, teremos profissionais da área de inteligência em todas as regiões do Ceará. As informações vão fluir com mais rapidez para completar as ações da Polícia Militar, da Perícia Forense mas, principalmente, da Polícia Civil. Em breve também teremos a rerstruturação da Polícia Civil. Nisso, dentre várias mudanças, criaremos o Departamento de Combate ao Crime Organizado”, garantiu.



O coronel e comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, falou da determinação do Estado para valorizar os agentes desde o primeiro momento. Ele citou a alteração na Lei Estadual Nº 13.729, que definiu que os aprovados no concurso da PMCE já iniciarão o curso como militares. Esta é a segunda turma nesse novo modelo de formação.

“São quase 1400 policiais entre alunos-soldados e cadetes, com tempo de formação diferenciada. A de soldado tem seis meses, mas com três meses já pode ser empregado em estágio na rua. Os alunos oficiais, os cadetes, com formação de dois anos, mas também podem ser empregados nos próximos três ou quatro meses. É um ganho para a Polícia Militar”, explicou.



Isabelle Trajano, 24, que sempre almejou ingressar na Corporação, agora participa do curso de formação de oficiais. “As minhas expectativas estão sendo as melhores possíveis porque eu esperei muito por esse momento, foi um caminho muito longo para chegar até aqui. Não foi fácil e agora o meu coração está muito esperançoso para viver esse momento e o que vier”, disse Isabelle.



A formação de Isabelle Trajano tem duração de quatro semestres letivos com carga horária de 4.742 horas-aula

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, ressaltou que os novos profissionais representam incremento de 14% de servidores. “O reforço é em áreas estratégicas como balística e informática. São setores que estão diretamente ligados à investigação da Polícia Civil, na qual fornecemos informações estratégicas para trazer a autoria dos crimes. Teremos uma presença maior da Perícia nos locais de crime, onde a Pefoce precisa estar recolhendo os indícios que estão presentes na cena, e o processo de amostras”, detalhou.



Com isso, a polícia científica vai ter à disposição a expertise de profissionais de diversas áreas, entre eles a cearense Paula Aragão, 36, graduada em Química; a gaúcha Rafaela de Andrade, 27, também graduada em Química; e a mineira Hayane Cássia Souza, 30, formada em Tecnologia da Informação. As três atuarão como peritas criminais.

“É uma grande responsabilidade que pretendo cumprir com muito trabalho. Eu fico muito feliz de poder usar dessa minha capacidade analítica para servir à população, especialmente a do meu próprio estado”, destacou Paula Aragão. “Estou extremamente empolgada. Conheci o Ceará quando vim fazer a prova, era um sonho para mim atuar na Pefoce e me mudar para cá”, complementou.



Ao todo, a formação tem 540 horas-aula, sendo 432 horas-aula na modalidade presencial e 108 horas-aula na modalidade EaD

O diretor da Aesp, Leonardo Barreto, falou sobre a estratégia de formação contínua para aprimorar a atuação das forças de segurança do Estado. “Ano passado, conseguimos qualificar mais de 9 mil profissionais da Segurança pública do Ceará, com 370 turmas, alcançando diretamente profissionais em 102 municípios do estado. Este ano já temos a missão de qualificar, de início, aproximadamente dois mil alunos da Polícia Civil, Polícia Militar e Perícia Forense”, concluiu.

Saiba mais sobre os cursos


Formação de novos tenentes


Duração de quatro semestres letivos com carga horária de 4.742 horas-aula;

A capacitação segue uma matriz curricular com instruções teóricas e práticas de técnica policial militar, policiamento ostensivo geral, polícia comunitária, planejamento operacional, inteligência em segurança pública, tiro policial defensivo, defesa pessoal, gestão da qualidade, gerenciamento de crises, elaboração e gestão de projetos, conhecimentos da área jurídica e de diversas modalidades de policiamento.

Os oficiais das corporações militares desempenham funções de comando e gestão direta com a tropa e gerenciamento dos recursos humanos e logísticos da corporação.

Curso de Formação de Soldados


Carga horária de 1400 horas-aula e duração de seis meses.

As aulas acontecerão simultaneamente na sede da Aesp, no Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Ceará (FormaCE) e em batalhões da Região Metropolitana de Fortaleza.

Conta com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: atendimento pré-hospitalar, atuação do profissional de segurança pública frente aos grupos vulneráveis, direitos humanos, dentre outros.

Curso de Formação para profissionais da Pefoce


Contará com 432 horas-aula de disciplinas integradas e específicas, na modalidade presencial, e 108 horas-aula de disciplinas da área jurídica, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), totalizando 540 horas-aula. O Curso tem previsão de término no dia 12 de maio de 2024.

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Thiago Gaspar/Casa Civil - Fotos