Páginas

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Stuart Castro cobra entrega de caderneta de vacinação atualizada em Fortaleza

Deputado Stuart Castro (Avante) - Foto: Junior Pio


O deputado Stuart Castro (Avante) cobrou a entrega da nova versão da caderneta de vacinação nos postos de saúde no município de Fortaleza, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (16/11).

Conforme relatado pelo primeiro orador da sessão, os equipamentos de atenção primária de Fortaleza têm disponibilizado uma versão antiga do documento, o que, de acordo com ele, prejudica o acompanhamento da saúde de crianças na capital. "Todo brasileiro tem o direito de receber o exemplar assim que nasce. A versão mais recente foi distribuída pelo Governo Federal ainda no início do ano passado”, recordou.

Criada pelo Ministério da Saúde, a nova versão da carteira de vacinação apresenta novos campos para o registro de vacinas, informações sobre alimentação complementar saudável, saúde bucal e orientações sobre o acesso a programas sociais e de educação. Stuart relembrou ainda que houve a inclusão de um checklist com parâmetros para identificar sinais de crianças com o transtorno do espectro autista (TEA).

"Fica aqui o meu alerta para a Prefeitura de Fortaleza disponibilizar essa caderneta atualizada nos postos de saúde para que as famílias tenham direito de diagnosticar, de cuidar melhor de seus filhos. Nós não podemos deixar essa irresponsabilidade", enfatiza Stuart.

Stuart Castro também fez menção às hortas sociais urbanas nos municípios do interior do Estado, que fomentam a melhoria da qualidade de vida nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como dão suporte à segurança alimentar e ao empreendedorismo social.

Em aparte, o deputado Almir Bié (Progressistas) citou a aprovação da proposta de criação da Agência de Fomento do Estado do Ceará S.A., na última sessão (14/11). Ele ressaltou que a agência irá ajudar os pequenos comerciantes. "Quando a gente tem um negócio pequeno, ele assegura o emprego da família e, muitas e muitas vezes, ele emprega outras pessoas", revelou.

Almir também tratou sobre as últimas previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em relação à possibilidade de haver menos chuvas no Ceará no próximo ano. O parlamentar chamou a atenção para os municípios que terão dificuldades em conseguir água e alertou sobre o acompanhamento que precisa ser feito para se preparar para o período de seca no Estado.

*ALECE
Por Vandecy Dourado
Edição: Lusiana Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário