Páginas

terça-feira, 5 de setembro de 2023

Governo do Ceará apresenta oportunidades de negócios imobiliários para o setor privado



Na manhã desta segunda-feira (4), a Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), empresa estatal vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz), recebeu, na sala imersiva no Museu da Imagem e do Som (MIS), representantes do mercado imobiliário e investidores, além de secretários de estado e outras autoridades, para apresentar o novo modelo de negócios com imóveis públicos adotados pelo Estado.

Em fala de boas-vindas, após a exibição de trecho da exposição “Ontem Choveu no Futuro”, Luisa Cela, Secretária de Cultura do Estado, destacou a importância do olhar para as políticas públicas culturais como benefício e não como gasto. A secretária apresentou o MIS como um exemplo de investimento em infraestrutura cultural e falou um pouco sobre outros equipamentos do estado e suas potencialidades.

Em seguida, o secretário executivo do Tesouro Estadual (Sefaz-Ce), Márcio Cardeal, contextualizou a existência e importância da CearaPar para a gestão de ativos públicos do Ceará, passando a palavra para o presidente da Companhia, Carlos Eduardo Marino.

Eduardo Marino apresentou os imóveis prioritários para negócios, já autorizados em reunião do Conselho Estadual de Administração e Gestão de Ativos (Conag), além do passo a passo da desburocratização para proposições. “Temos muitos imóveis disponíveis, terrenos, apartamentos. São espaços como a Expoece, o Palácio Iracema, a Cavalaria. Propriedades que podem ser objeto de negócios trazendo inúmeros benefícios para o Ceará”, destaca Marino.



Hoje, o Governo do Ceará tem cerca de 5.500 imóveis, dentre açudes, casas, terrenos e prédios. Desse total, mais de mil estão disponíveis e desocupados. De acordo com o Balanço Geral do Estado (BGE) do ano de 2022, o valor contábil é superior a R$ 23 bilhões.

As possibilidades de negócios vão além das operações diretas como compra, aluguel, permuta e chegam a formatos mais inovadores, como a construção específica para um fim (built to suit), a venda com arrendamento de longo prazo (sale and leaseback) e a possibilidade de parcerias com o setor privado. A CearaPar atua como catalizadora desse desenvolvimento imobiliário.

A secretária do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), Sandra Machado, representou o governador Elmano de Freitas no encontro. Em sua fala, enfatizou a importância da participação da sociedade civil e iniciativa privada para tornar o Ceará cada vez mais eficiente em todas as áreas.

Também estiveram presentes no evento o presidente do Sinduscon, Patriolino Dias, o vice-presidente da FIEC, André Montenegro, a diretora do CRECI-CE, Silvana Mourão, além de representantes da Caixa Econômica Federal no Ceará, do Banco do Nordeste e de outras entidades financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário