Páginas

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Pedro Grendene recebe Título de Cidadão Cearense em sessão solene na Alece

- Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) entregou, durante sessão solene na tarde desta segunda-feira (21/08), o Título de Cidadão Cearense ao empresário Pedro Grendene Bartelle.

O presidente da Casa e autor do projeto de lei que deu origem à homenagem, deputado Evandro Leitão (PDT), relembrou a história da empresa Grendene desde a década de 1950, quando iniciou as atividades no Rio Grande do Sul. Depois, no início da década de 1990, foi instalada a primeira fábrica no bairro Barra do Ceará, em Fortaleza, com posterior expansão para as cidades de Sobral e Crato e a instalação da Vulcabrás, também pertencente ao grupo, em Horizonte.

Evandro Leitão enfatizou o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no Ceará a partir das operações do grupo. “Pedro Grendene é um gaúcho que agora passa a ser cearense pelo reconhecimento e relação de respeito, afeto e admiração que estabeleceu com o povo cearense há mais de 30 anos”, afirmou ele, completando: “Esse é um reconhecimento do esforço e da trajetória ligada ao seu trabalho, empreendedorismo, perseverança e, sobretudo, por acreditar no povo cearense”.

O homenageado ressaltou que atualmente todas as operações industriais da Grendene estão no Ceará, gerando, no total, mais de 30 mil empregos diretos nos quatro municípios em que atua. “As nossas fábricas não geram renda apenas para nossos funcionários, mas para os habitantes de toda a região”, comentou, lembrando os impactos da geração de empregos indiretos e de estímulo a outras cadeias econômicas que atuam como fornecedores de matérias-primas.

Durante a fala, Pedro Grendene agradeceu ao “povo do Ceará por ter nos recebido de braços abertos e ter nos ajudado a prosperar”. Segundo ele, a admiração pelo Estado começou antes mesmo de visitá-lo pessoalmente, quando contemplava a inteligência de humoristas como Chico Anysio e Renato Aragão e com a leitura do livro O Quinze, da escritora Rachel de Queiroz. “(A obra literária) veio me fazer entender que as provações haviam forjado um grande povo sobrevivente a tudo: o povo cearense”, disse.

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, parabenizou Pedro Grendene pela coragem de empreender. “Diante muitas vezes de intempéries na economia e nos cenários fiscal e jurídico, é muito bom ver homens e mulheres com essa coragem, em especial no nosso Estado”, disse. Ela ainda reiterou que o Governo do Estado está de portas abertas para avançar a economia cearense junto com o setor produtivo e, assim, “atrair negócios e promover a autonomia econômica do povo cearense, que se dá por meio da geração de emprego e renda e da capacitação”.

Em participação por meio de vídeo gravado, o ministro da Educação Camilo Santana elogiou a entrega do Título. “Essa homenagem é mais do que justa, um reconhecimento ao trabalho que você tem feito no Ceará. Agora nos tornamos irmãos”, declarou.

E o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, informou que hoje a Vulcabrás gera 11 mil empregos diretos na Cidade, sendo “o coração do nosso Município”. “A gente tem que ser muito grato a todos esses brasileiros que acreditaram no potencial do nosso Ceará. Muito obrigado, Pedro Grendene, por fazer parte da nossa história”, discursou.

Também estiveram na mesa da solenidade o primeiro vice-presidente da Alece, Fernando Santana (PT); o senador Cid Gomes (PDT/CE); o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; e o ex-governador e presidente da Academia Cearense de Letras, Lúcio Alcântara.

*ALECE
Por Geimison Maia
Edição: Lusiana Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário