Páginas

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Novo serviço de politrauma do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe irá beneficiar cearenses de 20 municípios


Atendimento de urgência e emergência estará disponível 24 horas por dia, de portas abertas

Em visita realizada nesta segunda-feira (21), no município de Limoeiro do Norte, o governador Elmano de Freitas anunciou o início do serviço de politrauma 24 horas no Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ). Ao todo, são 70 novos leitos, sendo 10 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 leitos de observação na emergência e 30 leitos de internação neste setor, que funciona de portas abertas desde o último dia 16.

Estão sendo investidos mais de R$ 4,5 milhões por mês para manutenção do serviço no HRVJ, com recurso federal anunciado em maio deste ano. Também participaram da visita a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, e autoridades da região.

Elmano de Freitas destacou a importância de se poder ofertar um atendimento mais ágil para a região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste, de forma que mais vidas poderão ser salvas por conta da diferença de tempo na comparação com um deslocamento para atendimento em Fortaleza. “O que estamos fazendo aqui é garantir o que tínhamos prometido, ampliando os serviços dos hospitais regionais. Nós sabemos que minutos, meia hora, é um tempo que pode representar a morte ou a vida de alguém. Essa região precisava deste avanço e, desta maneira, trazemos para o povo cearense o que ele merece: o melhor”.



“Também preciso agradecer ao Governo Federal pelo recurso que foi essencial para a ampliação dos serviços do HRVJ”, completou o governador Elmano de Freitas.

A urgência e a emergência receberão pacientes, acima de 14 anos, com intercorrências de trauma, como Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE), Ferimento por Arma Branca (FAB), Ferimento por Arma de Fogo (FAF), queda da própria altura e acidentes de trânsito. Além da estruturação, foram contratados 250 profissionais da saúde para que o setor de politrauma possa funcionar de forma plena, com atendimento em
traumatologia, neurocirurgia, cirurgia vascular e cirurgia geral.

Tânia Coelho ressaltou que a população da região agora pode contar com um serviço ampliado, agilizando o atendimento em diversos setores. “Os pacientes que chegam com politrauma agora serão atendidos por completo nesta estrutura. O Vale do Jaguaribe agora possui uma emergência de porta aberta e de serviço completo”, pontuou.

 

Rapidez fundamental

O novo setor de politrauma do HRVJ traz mais agilidade para cearenses de pelo menos 20 municípios. Agora, pacientes não precisarão mais se deslocar para Fortaleza buscando procedimentos ligados a traumatologia e ortopedia, entre outras especialidades.

Foi o caso da cozinheira Maria Aparecida do Vale, moradora de Limoeiro do Norte. Ela sofreu um grave acidente de trânsito e seria transferida para Fortaleza. Contudo, seu caso de urgência acabou sendo solucionado no HRVJ. “Meu caso foi bastante sério. Eu iria ser transferida, mas fui trazida para cá e pude ser tratada com rapidez. O médico depois me informou que eu não conseguiria nem chegar na metade do caminho para Fortaleza, por conta da perda de sangue. Sem esse novo setor, eu não estaria contando essa história para vocês”, contou de forma emocionada.


“Esse hospital foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para a nossa região. Sou bastante grata”, completou.

Cobertura

Inaugurado em 25 de novembro de 2021, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe funciona para dar cobertura à Região Litoral Leste/Jaguaribe, garantindo atendimento médico-hospitalar a uma população de, pelo menos, 550 mil cearenses. São moradores dos municípios de Limoeiro do Norte, Quixeré, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Jaguaribara, Iracema, Potiretama, Jaguaribe, Pereiro, Ereré, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Russas, Morada Nova, Palhano, Jaguaretama e Jaguaruana.

O novo serviço também representa melhoria do fluxo para as unidades de saúde localizadas na Capital.

O HRVJ está localizado nas proximidades da BR-116, entre Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova. Neste ano, o hospital já realizou quase 60 mil atendimentos ambulatoriais, cirúrgicos e exames laboratoriais e de imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário