Páginas

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Nizo Costa parabeniza Governo do Estado por plenárias regionais do Plano Plurianual



Deputado Nizo Costa (PT) - Foto: Junior Pio


O deputado Nizo Costa (PT) parabenizou o Governo do Estado, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (12/07), pela iniciativa de realizar encontros regionais do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027.

Na última terça-feira (11/07), o município de Jucás, na região centro-sul do Estado, recebeu a 10ª plenária do PPA, que contou com a participação do governador Elmano de Freitas, parlamentares, secretários do Governo e representantes da sociedade civil.

Presente no evento, Nizo Costa destacou que os encontros são fundamentais para ouvir as principais demandas de cada município. “Sou filho daquela região (centro-sul) e pude ver a importância que é um PPA diferenciado, agora com o governador Elmano acompanhando as regiões. É um momento que vai dar oportunidade ao Governo, aos parlamentares e às secretarias de planejar em cima daquilo que a população está reivindicando”, afirmou.

Um dos temas abordados durante a visita foi o projeto de construção do Hospital Regional do Centro-Sul e de implantação de um serviço de oncologia na região, promessas do governador Elmano.

“Quero agradecer o governador por repetir esse compromisso. Sabemos como é o sofrimento das pessoas que fazem tratamento e precisam se deslocar para Fortaleza ou regiões que já têm uma demanda local”, afirmou Nizo Costa.

Em aparte, o deputado De Assis Diniz (PT) reiterou a fala do parlamentar e reforçou a relevância das plenárias do PPA para a elaboração de políticas públicas. “Isso vai nos elevar, nos próximos processos orçamentários, a criar políticas que dialoguem diretamente com a população. Vamos trabalhar para honrar Cedro, Cariús, Jucás, Icó e Iguatu”, citando municípios de origem de deputados do Legislativo cearense.

O deputado Missias Dias (PT) afirmou que o processo de construção do Plano Plurianual no Ceará é algo inédito. “Primeira vez que estamos vendo o governador junto com o povo, fora da campanha, construindo um governo popular e participativo.”

Já o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) pontuou que a área da saúde é um dos maiores gargalo relatados no interior do Estado e lembrou da interrupção dos atendimentos para novos pacientes no Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), em Fortaleza, anunciado em março deste ano. “É muito grave que pacientes vindos do Interior estejam encontrando as portas fechadas”, disse.

Nizo Costa pediu ainda o apoio dos parlamentares na avaliação do projeto de lei 73/23, de autoria do Poder Executivo, que trata da anistia ou remissão das dívidas relacionadas ao repasse de regulação do transporte rodoviário intermunicipal.

Conforme o deputado, empresas do transporte complementar de Fortaleza enfrentam dificuldades para fazer o pagamento mensal dos valores à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará (Arce) devido à queda na demanda de passageiros.

“Desde a pandemia os topiqueiros passam por dificuldades, trabalhando no sistema de rodízio porque a demanda caiu. Eu, que sou representante da categoria, peço aos pares sensibilidade nesta matéria que está tramitando”.

Edição: Adriana Thomasi

Nenhum comentário:

Postar um comentário