Páginas

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Top 5: Tauá tem o quinto melhor Índice de Governança Municipal do Brasil


O município de Tauá, na Região dos Inhamuns, tem o quinto melhor desempenho em governança do Brasil, obtendo a pontuação 7,41 no grupo 5 que corresponde aos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e produto interno bruto (PIB) de até R$ 23.379. Tauá foi o único município do Nordeste a ficar entre os cinco primeiros na categoria: Três Pontas (MG), Cidade Ocidental (GO), Artur Nogueira (SP), Pontal (SP) e Tauá (CE). 

Os dados são do Conselho Federal de Administração (CFA) que disponibiliza a versão atualizada do Índice de Governança Municipal (IGM). A plataforma foi criada em 2016 e é possível obter o ranking das cidades com melhor performance, o que auxilia gestores públicos a mapear oportunidades de melhorias nos seus municípios. “O resultado apresentado comprova o cuidado que temos com a gestão. Procuramos dar eficiência e eficácia na administração pública tendo como foco principal a melhoria nas condições de vida da população”, destaca a prefeita Patrícia Aguiar. 

De acordo com as informações disponibilizadas, Tauá recebeu índice 10 em Transparência; 9,61 em Educação; 8,98 em Saúde; 8,87 em Equilíbrio Previdenciário; 7,85 em Gestão; 7,59 em Vulnerabilidade Social; 7,53 em Investimento Per Capita; 7,32 na área Fiscal e 7,1 em Planejamento. 

O relatório levou quatro meses para ser concluído.

Além da atualização para informações mais recentes, as métricas do IGM/CFA também passaram a considerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No caso do indicador fiscal, o cálculo foi elaborado pelo CFA, com base em registros do Tesouro Nacional, sendo analisados em quatro pontos: autonomia; gasto com pessoal; liquidez; e investimento. Com isso, é possível visualizar as necessidades e as boas práticas de cada região e priorizar as políticas públicas mais adequadas para o momento.

O IGM/CFA alcança os mais de 5.500 municípios, com mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário