Páginas

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Vice-prefeita de Varjota acompanha Vice-Governadora em visita a Exposição de Santa Quitéria

 




Acompanhando a Vice-Governadora, Jade Romero, a Vice-prefeita de Varjota, Alessandra Araújo, esteve em Santa Quitéria, no parque de exposições para a 30 Edição da Exposição Agropecuária do município. 

Recepcionadas pela prefeita em exercício, Dra Lígia, e com a presença também do Deputado Federal, Mauro Filho, elas visitaram os expositores, conferiram produtos da terra, e acompanharam diversas apresentações. 

Reconhecimento a gestão de Guaraciaba

 


Na noite da última quarta-feira, 28, o município de Guaraciaba do Norte, foi homenageada por meio de seu gestor, Adail Machado, com a comenda Políticos e Políticos, em reconhecimento a gestão eficiente e exitosa implantada pelo prefeito, Adail Machado. 

Na ocasião da entrega, o Prefeito foi representado pelo comunicador, Jr Alves, que recebeu a comenda e ficará incumbido de levá-la as mãos do Alcaide Guaraciabenses.

Varjota: Loura do Povo participa da entrega dos cartões do "Ceará sem Fome"



Sempre presente e atenta aos benefícios que chegam para a população varjotense, a Vice-prefeita, Alessandra Araújo, a Loura do Povo, participou ao lado do prefeito, Elmo Monte, da entrega dos cartões aos beneficiários do Programa Ceará sem Fome. 

O benefício ofertado pelo governo do Estado, contemplou 101 famílias do município, que terão R$300 de Crédito mensal para compra de alimentos. 

Tauá: Prefeitura inicia cursos do Tauá Solidário no Distrito de Marrecas.



O Tauá Solidário tem transformado a vida de milhares de tauaenses. E nesta semana o programa teve inicio no interior do munícipio. As primeiras turmas acontecem no Centro de Referência Assistência Social de Marrecas.

As primeiras turmas do programa Tauá Solidário, estão acontecendo no CRAS Marrecas, localizado na vila Joaquim Moreira. Beneficiando os tauaenses do interior do município, levando inovação e oportunidade para as famílias que estão em estado de pobreza e extrema pobreza.

Haverá ainda, uma aula inaugural integrando todas as turmas do distrito, e a oferta inicial contempla 3 cursos de gastronomia (Bolos e Doces Regionais, Salgados Comerciais e Pães Artesanais) e do segmento de beleza (Maquiagem). O CRAS Marrecas desenvolveu um intenso trabalho mapeando e inscrevendo os cursistas de todas as localidades do distrito, contemplando inicialmente 80 beneficiários.

Assembleia aprova projeto de Gabriella Aguiar que prevê distribuição de fitinha de proteção contra abuso


O plenário da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de indicação da deputada estadual Gabriella Aguiar que prevê a distribuição de fitinhas de proteção para crianças e adolescentes. Essas fitinhas, seriam distribuídas em escolas públicas e privadas, e trazem esclarecimentos para que as possíveis vítimas de violência sexual saibam como procederem e denunciarem, como o Disque 100.

“As crianças e adolescentes precisam saber a quem pedir ajuda. A dor da violência sexual deixa marcas para toda a vida e cada um de nós tem de levar a todos os lugares a prevenção”, justifica a deputada. 

Ela destaca ainda o interesse em fortalecer o sistema de garantias de direitos da infância e adolescência, mapeando os casos de violência sexual, sensibilizando a sociedade sobre esse tipo de crime. “A ideia é conscientizar as vítimas para que elas entendam melhor sobre o crime e sintam mais confortáveis para contar aos pais, responsáveis e professores sobre o abuso, de modo que medidas possam ser tomadas pelas autoridades”, conclui Gabriella.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Sérgio Aguiar convoca deputados a apresentarem emendas ao projeto da LDO


Deputado Sérgio Aguiar (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Sérgio Aguiar (PDT) convocou os parlamentares a apresentarem emendas ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias até a próxima quarta-feira (05/07), durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (28/06).

Conforme explicou o parlamentar, apenas 34 emendas foram apresentadas até o momento. “Peçam a suas assessorias para se debruçarem com atenção à LDO e compareçam à audiência pública que teremos também na quarta-feira para debater o orçamento. O que não podemos é passar do prazo estipulado”, alertou.

Sérgio Aguiar fez um convite ainda para dois eventos em que estará presente. O primeiro no sábado (01/07), na inauguração da nova praça Pinto Martins, em Camocim, e também a solenidade em homenagem ao centenário do ex-deputado coronel Libório Gomes da Silva (in memoriam) na próxima segunda-feira (03/07). “No sábado, estaremos em Camocim para inauguração da nova praça que, dentre as novidades, terá a réplica do avião Sampaio Correia II. Também convido para esse momento de homenagem ao grande político Coronel Libório Gomes da Silva, ex-deputado estadual e avô de minha esposa Mônica, que se estivesse vivo, completaria 100 anos”, ressaltou.

O deputado divulgou ainda o bom desempenho das escolas municipais de Camocim no Prêmio “Escola Nota 10”, onde quatro instituições conquistaram a premiação, colocando o município em primeiro no ranking da região. Ele comemorou ainda a instalação de um prédio da Universidade Vale do Acaraú na cidade. “Temos muito orgulho do trabalho que está sendo feito na nossa educação e os frutos estão aí. Camocim, com a maior premiação da região. E para garantir o futuro desses jovens agora contaremos com uma unidade da Universidade Vale do Acaraú em nosso município”, destacou.

Em aparte, a deputada Dra. Silvana (PL) afirmou que Camocim está cada vez mais bonita e bem cuidada. “Sei que todo esse desenvolvimento é fruto do zelo de sua família. As escolas sendo premiadas e a universidade se instalando ali, garantindo que a esses jovens a possibilidade de se capacitar dentro da sua própria cidade e não precisar migrar para outros municípios nos enche de alegria”, declarou.

*ALECE
Por Luciana Meneses
Edição: Adriana Thomasi

Guilherme Bismarck propõe atualização de planos diretores no Ceará

Deputado Guilherme Bismarck (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Guilherme Bismarck (PDT) destacou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (28/06), a necessidade de que os municípios cearenses realizem a atualização ou renovação de seus planos diretores.

Muitas cidades e distritos do interior do Estado, segundo o parlamentar, têm se desenvolvido de forma desordenada e sem planejamento, acarretando prejuízos para a população. “Vemos ruas sendo fechadas, espaços públicos diminuídos e adensamentos populacionais em distritos onde já é difícil o acesso do poder público, imagine se não tiver planejamento”, ressaltou.

Ele citou o exemplo do município de Aracati, que iniciou, em 2022, os trabalhos para a implementação de um novo plano diretor. À época, Bismarck era secretário da Casa Civil.

“Montamos, com muita dificuldade, um Instituto de Qualidade do Meio Ambiente construído e natural, que é um órgão municipal fiscalizador. Fizemos concurso público para fiscais, para proteger a zona rural e a zona urbana”, citou.

O parlamentar pontuou que muitos municípios carecem de ações de planejamento por falta de recursos, por isso propôs a mobilização, com o apoio dos governos estadual e federal, para incentivar a elaboração de novas diretrizes.

Em aparte, a deputada Dra Silvana (PL) chamou atenção dos gestores para incluir a acessibilidade nos planos diretores. “Vamos, juntos, fazer uma força-tarefa para que os municípios não esqueçam, nos planos gestores, das pessoas que têm dificuldade de locomoção.

*ALECE
Por Vanessa Madeira
Edição: Adriana Thomasi

Cláudio Pinho critica gestão de São Gonçalo do Amarante



Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Cláudio Pinho (PDT) voltou a criticar, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (29/06), a atual gestão do município de São Gonçalo do Amarante. De acordo com ele, o orçamento em educação do município chega aos R$ 148 milhões, mas estudantes e profissionais seguem a rotina nas escolas em péssimas condições.

“São Gonçalo tem um orçamento maior que o de outros municípios que oferecem melhores condições para a educação. Em São Gonçalo os estudantes não têm fardamento, os professores não têm material para trabalhar, as escolas estão em péssimas condições, e a merenda escolar é mingau todos os dias da semana”, apontou.

O parlamentar, que preside a Comissão de Educação Básica da Alece, lamentou a situação. Ele lembrou que o Ceará é expoente nacional em educação, com mais 80 das 100 melhores escolas do País se localizando no estado.

“É uma pena o que vemos em São Gonçalo pois, além de afetar o desenvolvimento dos estudantes, ainda afeta o desempenho da educação do Estado como um todo”, refletiu. Ele cobrou mais atenção ao gestor de São Gonçalo, por meio da oferta de uma educação de qualidade, reforma das escolas, e valorização profissional.

Em aparte, o deputado Antonio Henrique (PDT) lamentou a situação, e disse que a população de São Gonçalo “está atenta a essa má gestão da educação do município”.

O deputado Agenor Neto (MDB) comparou o que acontece em São Gonçalo ao que acontece em Iguatu, municípios bem administrados mas que apresentam baixos índices em educação. “Espero que essas críticas gerem uma boa reflexão na população e, principalmente na gestão, para que essa situação mude”, disse.

*ALECE
Por Pedro Emmanuel Goes
Edição: Adriana Thomasi

Leilão público de bens móveis da administração estadual ocorre nesta quinta (29) e sexta-feira (30)



A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão Patrimonial e Recursos Logísticos (Copat), realiza, hoje (29) e amanhã (30), leilão público de bens dos órgãos e entidades da administração pública do Estado do Ceará. O leilão contará com alienação de veículos oficiais, aeronaves, mobiliários, sucata ferrosa e não ferrosa, máquinas, equipamentos e materiais diversos, antieconômicos ou inservíveis para uso do estado.

O primeiro leilão deste ano será realizado de forma remota, no site oficial do leiloeiro, e contemplará o total de 304 lotes, sendo 293 veículos e 11 lotes de pirâmide de bens móveis.

Ainda estão previstos mais dois leilões no decorrer deste ano, que contemplarão aproximadamente 318 veículos e 67 lotes de pirâmide de bens móveis.

Mais informações no telefone (85) 3101-3880 ou pelo e-mail copat@seplag.ce.gov.br.

Ceará mantém a tendência de crescimento e gera mais 3,4 mil novos empregos em maio



Mantendo a tendência de crescimento, o Ceará registra, pelo quarto mês consecutivo, um saldo positivo na geração de postos de trabalho. O estado foi responsável pela criação de 3.435 novos empregos, sendo o segundo maior resultado do Nordeste, atrás somente da Bahia (9.428).

Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta quinta-feira (29). O desempenho do estado foi proveniente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (46.216), que superou o de demissões (42.781).

Quanto ao salário médio de admissão, o Ceará se destaca como o maior do Nordeste, com o salário de R$ 1.805,06, seguido da Bahia (R$ 1.782,64) e Maranhão (R$1.774,81). O resultado também está acima da média da região, que ficou em R$ 1.732,39.

“Comemoramos os resultados conquistados, quando alcançamos um acumulado de mais de 14 mil novos postos de trabalho do ano para os cearenses. Isso demonstra que o estado mantém sua economia forte, com investimentos públicos e privados, que permitem a expansão gradativa da empregabilidade, especialmente da população jovem, de 18 a 24 anos, que conquistou a maior parte das ocupações neste mês,” analisa o secretário do Trabalho, Vladyson Viana.

Os bons números são provenientes, principalmente, do setor de serviços (2.060), seguido da construção civil, que respondeu pela contratação de 1.351 novos empregos. Em menor proporção, também registraram saldos positivos, os setores da agropecuária (199) e o comércio (69).

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo, “é importante destacar a relevante participação do setor da construção civil para período, que foi o segundo maior contratante, bem como a participação das pessoas com ensino médio completo, que responderam pela maior parte das contrações para o período”.

O nível do emprego formal atingiu o total de 1.255.255 empregos com carteira assinada, no Ceará. Considerando os municípios cearenses, além da Capital, Fortaleza (2.332), também se destacam os municípios de Quixeramobim (283), Caucaia (250), Abaiara (189), Aquiraz (177), e São Gonçalo do Amarante (164).

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Top 5: Tauá tem o quinto melhor Índice de Governança Municipal do Brasil


O município de Tauá, na Região dos Inhamuns, tem o quinto melhor desempenho em governança do Brasil, obtendo a pontuação 7,41 no grupo 5 que corresponde aos municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes e produto interno bruto (PIB) de até R$ 23.379. Tauá foi o único município do Nordeste a ficar entre os cinco primeiros na categoria: Três Pontas (MG), Cidade Ocidental (GO), Artur Nogueira (SP), Pontal (SP) e Tauá (CE). 

Os dados são do Conselho Federal de Administração (CFA) que disponibiliza a versão atualizada do Índice de Governança Municipal (IGM). A plataforma foi criada em 2016 e é possível obter o ranking das cidades com melhor performance, o que auxilia gestores públicos a mapear oportunidades de melhorias nos seus municípios. “O resultado apresentado comprova o cuidado que temos com a gestão. Procuramos dar eficiência e eficácia na administração pública tendo como foco principal a melhoria nas condições de vida da população”, destaca a prefeita Patrícia Aguiar. 

De acordo com as informações disponibilizadas, Tauá recebeu índice 10 em Transparência; 9,61 em Educação; 8,98 em Saúde; 8,87 em Equilíbrio Previdenciário; 7,85 em Gestão; 7,59 em Vulnerabilidade Social; 7,53 em Investimento Per Capita; 7,32 na área Fiscal e 7,1 em Planejamento. 

O relatório levou quatro meses para ser concluído.

Além da atualização para informações mais recentes, as métricas do IGM/CFA também passaram a considerar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No caso do indicador fiscal, o cálculo foi elaborado pelo CFA, com base em registros do Tesouro Nacional, sendo analisados em quatro pontos: autonomia; gasto com pessoal; liquidez; e investimento. Com isso, é possível visualizar as necessidades e as boas práticas de cada região e priorizar as políticas públicas mais adequadas para o momento.

O IGM/CFA alcança os mais de 5.500 municípios, com mais de 2,4 milhões de dados coletados das mais diversas fontes oficiais brasileiras.

terça-feira, 27 de junho de 2023

PPA: em etapa do Litoral Norte, educação ganha força em meio às demandas


O próximo PPA acontecerá em Sobral, na quinta-feira (29)

O Litoral Norte recebeu, na manhã desta terça-feira (27), mais um encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. Com demandas, principalmente, para as áreas da educação e saúde, o evento, que ocorreu no município de Granja no dia que o município completa 247 anos, contou com a presença do governador Elmano de Freitas, que ouviu as demandas da população.

O chefe do Executivo cearense ressaltou a importância de ter o Estado mais próximo do cidadão. “Uma coisa é eu achar que conheço as demandas da população, outra é eu sentar aqui e ouvir suas demandas. Então, nós estamos, com muita humildade, voltando às regiões pra ouvir a população da região”, comentou o governador, que esteve acompanhado pelo líder do governo da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e ex-prefeito de Granja, Romeu Aldigueri.

O encontro contou com representantes dos 13 municípios do Litoral Norte. Além de Granja, também foram ouvidas demandas dos municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Uruoca, Martinópole, Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Cruz, Marco, Acaraú, Morrinhos e Itarema.

“Isso [PPA] será absolutamente considerado pra quando nós formos mandar pra Assembleia quais são as metas do governo do Ceará para os próximos quatro anos. Estamos fazendo isso, para que a gente tenha a contribuição do cidadão e da cidadã que participaram dessas plenárias”, complementou Elmano.



Destaque na educação

Os encontros foram pensados especialmente para receber as principais demandas direto dos cidadãos de cada região. O PPA tem quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.

Com a quadra da Escola de Ensino Fundamental Dona Sinhá Cruz de Vasconcelos lotada, foi para o primeiro eixo que a população do Litoral Norte fez a maior parte de suas demandas. Apesar de referência na área da educação, e de Escolas Nota 10, a professora Jaqueline Aragão pontuou a importância de seguir tendo avanços na educação.

“É importante estarmos aqui para entregar demandas. Esse evento veio contribuir com o nosso município, e com todos os outros da região, possibilitando que a gente socialize, dialogue e encontre demandas em comum para um educação ainda melhor”, afirmou a professora.



Dentre as demandas voltadas para a educação, estão presentes o pedido de um Campus universitário e o investimento para a ampliação do transporte para universitários na região. Além disso, também foi a expansão do atendimento psicossocial a alunos e profissionais de educação.

Outras áreas também receberam demandas, como na área da saúde, a demanda de destaque foi uma maior atenção a descentralização de serviços por meio das policlínicas; na área de indústria e empreendedorismo, os pedidos foram para a valorização dos trabalhos com a tradicional Carnaúba e melhorias viárias.

Engajamento da população

No terceiro encontro, a secretária do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Sandra Machado, destacou que as plenárias do PPA vem ganhando força e engajamento por meio da população.

“Fico feliz que as pessoas querem saber o que é o PPA, e que a população está se aproximando, cada vez mais, desses encontros”, ressaltou a secretária. “Nós estamos nesse trabalho em parceria com a Casa Civil, por meio da articulação política, e tem sido um trabalho muito bom. Estar com as pessoas tem sido muito rico. A gente vê compromisso e engajamento por meio da população”, completou.



Importância para o desenvolvimento

Representando a prefeita de Granja, Juliana Aldigueri – que teve que se ausentar por problemas de saúde -, o vice-prefeito Aníbal Filho, pontuou que essa plenária na região abre caminhos para o desenvolvimento da região e faz a população sentir-se atendida.

“Nós somos uma região unida, com cede de crescimento. Nossos desafios de crescimento são muito grandes, então é importante que o Governo do Estado venha ouvir nossas demandas. Temos que sentir que fazemos parte desse governo, que quer caminhar perto das pessoas”, finalizou.

O líder do governo da Alece, Romeu Aldigueri, parabenizou o Governo do Estado por esta política – de ouvir a população – estar sendo posta em prática. “Eu quero parabenizar o Governo do Ceará por estar percorrendo de norte a sul, leste a oeste, tendo esse diálogo efetivo com todas as comunidades presentes, da zona urbana a rural”, ressaltou.



Próximo encontro

Serão realizados outros 11 encontros regionais com sede nas cidades de Sobral, Itapipoca, Pedra Branca, Tauá, Tamboril, Icó, São Benedito, Crato, Beberibe, Canindé e Fortaleza. Os eventos ocorrerão entre os meses de junho e julho deste ano.

O encontro da próxima quinta-feira (29), sediado em Sobral, contemplará – além de Sobral – os municípios de Senador Sá, Santana do Acaraú, Moraújo, Massapê, Coreaú, Meruoca, Alcântaras, Frecheirinha, Mucambo, Cariré, Groaíras, Forquilha, Pacujá, Graça, Reriutaba, Varjota e Pires Ferreira.

Plataforma digital

Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA 2024-2027 de forma virtual.

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.

Com investimento de R$ 67 milhões por ano, Governo do Ceará sanciona Lei que reajusta bolsas acadêmicas




O Estado possui mais de 5 mil bolsas distribuídas em iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado

Como forma de incentivar a pesquisa científica no Estado, o governador Elmano de Freitas sancionou, na manhã desta terça-feira (27), a Lei que reajusta o valor das bolsas acadêmicas. Com isso, o investimento do Governo do Ceará passa a ser de cerca de R$ 67 milhões por ano em bolsistas em iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, que somam mais de 5 mil.

Pelas redes sociais, Elmano destacou a relevância do incentivo à ciência no estado com o reajuste e agradeceu os parlamentares estaduais pela aprovação, representados no ato de sanção pelo presidente da Casa, deputado estadual Evandro Leitão.

“A Assembleia Legislativa aprovou a Mensagem de Lei que atualizou o valor das bolsas, transformando os valores exatamente no mesmo valor que foi reajustado no Governo Federal pelo ministro (da Educação) Camilo Santana. Aqui, no Ceará, temos mais de 5 mil bolsas. Isso faz com que o Ceará passe a ter um investimento anual em pesquisa e iniciação à pesquisa da ordem de R$ 67 milhões”, destacou o chefe do poder Executivo.



Também presente na solenidade, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, igualmente recebeu o agradecimento do governador pela negociação com as instituições de Ensino Superior. Atualmente, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), ligada à Secitece, tem 3.931 bolsistas de iniciação científica, 620 de mestrado, 472 de doutorado e 30 de pós-doutorado.

“Mais do que o recurso é o investimento na cidadania e na dignidade dos nossos estudantes e de suas famílias. O Estado compreende a importância da educação, da ciência e, principalmente, da dignidade”, disse a secretária Sandra Monteiro.

Governo do Ceará assina memorando de entendimento com a Lightsource bp para desenvolvimento de energias renováveis



Região possui um grande potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis com destaque para as tecnologias eólica e solar

Mais um importante passo para consolidar o Ceará como a casa do hidrogênio verde. O governador Elmano de Freitas assinou, nesta terça-feira (27), memorando de entendimento (MoU) com a empresa Lightsource bp visando ampliar o desenvolvimento de energias renováveis no Ceará por um período de cinco anos. A assinatura do memorando de entendimento tem como objetivo produzir projetos e energia elétrica sustentável e competitiva para o desenvolvimento da indústria cearense, inclusive de hidrogênio verde.

“Este é mais um passo para a consolidação do Ceará como a casa do hidrogênio verde no Brasil. Estamos oferecendo toda a infraestrutura necessária, como estradas e a nossa ZPE (Zona de Processamento de Exportação) para atrair empresas que potencializem o nosso Hub. É uma oportunidade única e histórica de promovermos o desenvolvimento sustentável, gerarmos empregos e dar mais oportunidades de renda para os cearenses”, comentou o governador.



“A assinatura deste MoU reforça o compromisso da Lightsource bp em expandir a produção de energia elétrica a partir da energia solar e nosso contínuo interesse em investir no Ceará, por meio do desenvolvimento de novos projetos que beneficiem a economia do estado e ajudem a torná-lo mais competitivo”, aponta Ricardo Barros, country manager da Lightsource bp no Brasil.

“Enxergamos com otimismo essa parceria, tendo em vista, inclusive, o desenvolvimento de projetos que se encaixam na cadeia de valor do hidrogênio verde, fornecendo energia elétrica competitiva para sua produção em solo cearense”, reforça.

Atualmente, a Lightsource bp tem investido R$ 800 milhões na construção do Complexo Solar Milagres, em Abaiara, na região do Cariri. A previsão é a geração de 1.700 empregos diretos ou indiretos no estado. O Complexo possui uma capacidade instalada de 212 mW e as usinas do parque fotovoltaico começarão a operar comercialmente no início de 2024, com o foco da produção para o mercado livre de energia.



Secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Rolim ressaltou a importância de mais um acordo feito entre Governo do Ceará e o setor privado. “A assinatura de mais um memorando reforça o compromisso do Governo do Estado com o tema das energias renováveis. Em Abaiara, já estamos com 70% das obras concluídas. A previsão de inauguração é para o fim deste ano”, pontuou. A solenidade contou ainda com a presença secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei de Sousa.

Atenção internacional




Para Roseane Medeiros, secretária das Relações Internacionais, a presença de empresas como a Lightsource bp no Ceará, sobretudo em projetos no Interior, acaba criando uma janela de oportunidades em diversos pontos do estado. “Essa parceria possui muito potencial. Existe uma grande oportunidade de geração de emprego e renda no Interior, justamente por conta da localização desses parques, longe da Região Metropolitana de Fortaleza. Assim, conseguimos também levar esse desenvolvimento para outras áreas do estado”, comentou.

Canindé: Presidente, Karlinda Coelho leva Sessões da Câmara para as comunidades. 1ª Edição foi em Salitre.

 

Buscando aproximar cada vez mais o parlamento do município com os interesses da população e das comunidades, a Presidente da Câmara de Canindé, Karlinda Coelho, inovou os trabalhos da casa do povo, com a criação do "Câmara nas comunidades.".

O "Câmara na Comunidade", é uma sessão itinerante, onde a sessão acontece diretamente na comunidade. A Primeira edição aconteceu em Salitre. Essa é uma forma de dialogar e ouvir as necessidades de cada região. Além da sessão, a Câmara tem levado também serviços e atendimentos sociais.

A Prefeita, Rozário Ximenes, esteve participando desse momento., e elegiou a presidente pela iniciativa.

"Um marco, é assim que descrevo a realização da Câmara nas Comunidades. Tiramos mais um projeto do papel e levamos até o povo, mais especificamente aos moradores do Salitre e região. Além de ouvir e acolher as demandas, vamos documentar e encaminhar as solicitações aos setores competentes. Agradeço aos representantes do Executivo pela presença e parceria. Seguiremos trabalhando juntos!" Registrou Karlinda












Cláudio Pinho comemora investimentos na educação em Fortaleza


Deputado Cláudio Pinho (PDT) - Foto: Junior Pio


O deputado Cláudio Pinho (PDT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (27/06), realizada de forma presencial e remota, a inauguração, na última sexta-feira (22/06), de Centro de Educação Infantil (CEI) no bairro Cidade 2000, em Fortaleza.

Segundo o parlamentar, foi a 28ª creche entregue pelo prefeito José Sarto em sua gestão, mostrando que a atual administração está comprometida com a educação da cidade. “A rede municipal de Fortaleza conta com 240 mil estudantes e a cidade é a capital do Nordeste com o maior número de matrículas na educação infantil”, registrou.

A educação, para Cláudio Pinho, é um instrumento transformador. Segundo ele, quando se investe na área, os resultados aparecem. “É fazendo investimentos na educação que vamos melhorar a vida do povo, pois por meio do conhecimento nós vamos poder mudar o mundo”, apontou.

O trabalho do prefeito José Sarto, ainda de acordo com ele, dá continuidade aos esforços feitos pelo ex-prefeito Roberto Cláudio em prol da educação de Fortaleza.

Em aparte, o deputado Queiroz Filho (PDT) exaltou a entrega de mais uma creche em Fortaleza. “É o 28° equipamento desse porte entregue. É quase um equipamento desse entregue por mês na gestão Sarto. Temos que celebrar a liderança do prefeito Sarto, junto a todos que fazem a educação pública de Fortaleza”, salientou.

O deputado Antônio Henrique (PDT) considerou que “a educação de Fortaleza é outra nos últimos 10 anos”, graças às gestões de Roberto Cláudio e José Sarto.

Para o deputado Sérgio Aguiar (PDT), os dados reforçam “o jeito PDT de fazer educação”, demonstrados pelos “grandes resultados educacionais do Estado”.

Já na avaliação do deputado Leonardo Pinheiro (PP), os frutos de uma educação de qualidade não são medidos a curto prazo. “Se queremos ter uma sociedade mais desenvolvida, com justiça social, economicamente e socialmente mais sustentável, temos que investir em educação, como tem sido feito no Ceará”, assinalou.

Por Ricardo Garcia
Edição: Adriana Thomasi

Nizo Costa aponta ações dos governos federal e estadual que beneficiam os cearenses


Deputado Nizo Costa (PT) - Foto: Junior Pio


O deputado Nizo Costa (PT) apontou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira (27/06), ações e investimentos dos governos federal e estadual, que beneficiam os cearenses.

O parlamentar ressaltou a previsão de cerca de R$ 8 bilhões em investimento no Porto do Pecém, até 2030, e todo o empenho do Governo estadual na implantação de usinas de hidrogênio verde. Para o deputado, a zona portuária em São Gonçalo do Amarante possui um grande potencial que deve auxiliar o desenvolvimento da economia do Estado, mas também de jovens cearenses.“Os nossos jovens que estão na faculdade se qualificando terão ali uma oportunidade de trabalho, implantar seus conhecimentos e dar ao povo cearense tudo que o hidrogênio verde pode oferecer”, disse.

O lançamento, nesta segunda-feira (26/06), de novos vôos diretos ligando Fortaleza à Bogotá e Buenos Aires também foi destacado por Nizo Costa. Além desses vôos, conforme o parlamentar, será retomada a rota de Juazeiro do Norte à Brasília, com conexão em Fortaleza. “Isso é muito importante para o desenvolvimento do Estado, para o nosso turismo, dando oportunidades para todos nós cearenses, através da Gol para essas cidades e países”, afirmou.

O deputado comemorou ainda a redução no preço do diesel. Segundo ele, enquanto o Governo Federal passado elevou preços, fazendo com que o combustível “chegasse a quase R$ 8”, o presidente Lula, “em seis meses de gestão, conseguiu viabilizar um valor atualmente de R$ 5”. “Hoje o diesel está no mesmo preço do começo de 2019, quando iniciou a gestão que desmantelou o País”, apontou.

A requalificação de estradas também foram apontadas pelo parlamentar. Segundo ele, são diversas obras no Ceará, feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), que facilitam o deslocamento entre as regiões e colaboram com o desenvolvimento do Estado.

O deputado Carmelo Neto (PL), em aparte, comentou a redução dos valores dos combustíveis. Segundo ele, o Governo Bolsonaro zerou ou reduziu os impostos sobre o combustível, visando minimizar, à época, o valor elevado do barril do petróleo no mercado internacional, o que impacta diretamente o valor no consumidor final.


Por Gleydson Silva
Edição: Adriana Thomasi

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Primeira-dama do Estado acompanha entrega dos cartões Ceará Sem Fome em Santana do Acaraú


Foram 373 cartões entregues às famílias beneficiárias de diversos distritos

“Minha filha, vou comprar o feijão, o arroz, o macarrão, a galinha, a carne e o que vier. Esse cartão veio bem na hora certa”. A frase foi da senhora Maria Silvana da Costa, beneficiária do cartão Ceará Sem Fome. Ela mora no Distrito de Mutambeiras, na cidade de Santana do Acaraú, e foi uma das 373 chefes de famílias a serem contempladas pelo benefício. Ao todo, a estimativa é que 1.913 pessoas sejam beneficiadas.


A entrega dos cartões em Santana do Acaraú ocorreu neste sábado (24), com a presença da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas; do secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da Secretaria da Proteção Social (SPS), Caio Cavalcanti; e do prefeito do município, Francisco das Chagas Mendes, o “Meu Deus”, entre outras autoridades.

“O governador Elmano vem com esse auxílio de R$ 300 por mês para complementar a refeição dessas famílias. Além disso, também teremos uma rede de 1.300 cozinhas Ceará Sem Fome, agora em julho, em todo o Estado. O objetivo é trazer refeições prontas para você que não tem moradia, ou não tem uma cozinha. Queremos, no fim do mandato, que todo cearense esteja se alimentando pelo menos três vezes ao dia”, destacou a primeira-dama do Ceará.

O secretário Caio Cavalcanti destacou o quão prioritário é o programa. “Quero saudar especialmente todos vocês, que estão aqui hoje, e que são beneficiários do Bolsa Família, mas agora são beneficiários também do Ceará Sem Fome. Todos e todas aqui vão sair com o seu cartão já podendo utilizá-lo, podendo comprar o alimento para suas famílias e seus filhos. Esse é um grande programa porque é a prioridade do primeiro ano do governador Elmano de Freitas”, disse.

Mais equipamentos



Ainda durante o momento, foi assinada uma ordem de serviço para a construção de uma brinquedopraça e de uma academia ao ar livre, ambos oriundas do Programa Mais Infância, no Distrito de Mutambeiras, em Santana do Acaraú. Em sua fala, o prefeito “Meu Deus” aproveitou para dar uma notícia em primeira mão ao povo do município.

“Quero agradecer por essa política pública que está sendo feita pelo nosso governador. Além do cartão Ceará Sem Fome, temos também o vale-gás e outras ações que estão chegando ao nosso município. Mas eu quero dizer em primeira mão, que eu também tenho um sonho, e esse sonho logo será realizado. Nós vamos montar um restaurante que dará o direito de todo o povo que está no Cadastro Ùnico ter direito a uma refeição por dia com um valor de R$ 1, R$2 ou R$ 3”, revelou o prefeito. De acordo com o gestor, o equipamento deverá ser montado em um prédio onde funcionava uma cadeia pública.


Com Santana do Acaraú, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, fecha a agenda de oito municípios percorridos desde a última terça-feira (20). De lá para cá, ela acompanhou entregas nas cidades de Itapipoca, Trairi, Itarema, Acaraú, Baturité, Maranguape, Caucaia e Maracanaú. Na última sexta-feira (23), o Governo do Ceará iniciou as entregas também em Fortaleza.

Potencial da Hub de Hidrogênio Verde do Ceará é apresentado à Comissão Especial do Senado



O potencial de produção de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará foi apresentado à Comissão Especial do combustível no Senado Federal, em audiência realizada nesta segunda-feira (26), no Complexo do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. O objetivo do encontro foi debater as iniciativas do estado em relação às energias renováveis, em especial o Hidrogênio Verde.

O governador Elmano de Freitas destacou o esforço do Governo do Ceará para atrair investimentos a fim de viabilizar o Hub de Hidrogênio Verde. Atualmente, são 30 memorandos de entendimento entre o Estado e empresas privadas que pretendem investir na exploração do combustível em solo cearense. Juntos, os protocolos de intenção somam mais de U$ 8 bilhões de investimento. “Temos uma possibilidade histórica de promovermos elevação de renda da nossa população com a mudança da matriz energética, e assim promovermos desenvolvimento para a economia cearense”, destacou.



A Comissão, presidida pelo senador Cid Gomes, tem como objetivo debater, no prazo de dois anos, políticas públicas sobre Hidrogênio Verde, de modo a fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa e avaliar políticas públicas que estimulem a tecnologia em torno da cadeia de produção. “É fundamental regulamentar o Hidrogênio Verde para que possamos dar as condições jurídicas necessárias para atrair mais empresas e consolidar o Ceará como a casa do Hidrogênio Verde no Brasil”, comentou. “É um tema novo no mundo inteiro e defendo que nossa legislação seja sintonizada com todos os interesses que envolvem a cadeia”, finalizou o senador.



Além do governador e do presidente da Comissão, participaram da solenidade: Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico; Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará; Hugo Figueiredo, presidente do Complexo do Pecém; Marcelo Ferreira Teles, prefeito de São Gonçalo do Amarante; Francisco Caminha, chefe de Gabinete da Prefeitura de Caucaia; e Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ressaltou o apoio do governador Elmano de Freitas e do senador Cid Gomes para o projeto do Ceará se consolidar como Hub de Hidrogênio Verde. “Essa gestão compreendeu rapidamente a importância desse projeto, que é do Brasil, especialmente para região Nordeste. E além de manter as conquistas importantes, abraçou e apoia todas iniciativas de energias renováveis e de Hidrogênio Verde para o desenvolvimento do Estado do Ceará”, disse Salmito Filho.



O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, reforçou o potencial do equipamento. “Temos uma oportunidade única de transformação da economia do Ceará através do Hub do Hidrogênio Verde no Pecém”, comentou. Atualmente, o Complexo movimenta mais de 17 milhões de toneladas por ano, gerando mais de 80 mil empregos diretos e indiretos.

Além disso, as projeções apontam que o Ceará tem a capacidade de abastecer o Brasil três vezes apenas com o potencial que tem para a energia solar. Isto sem contar com a grande possibilidade de gerar também energia eólica e produzir H2V. “Estamos entre os melhores do mundo quando tratamos de Hidrogênio Verde, pois podemos produzir em grande quantidade e com um preço competitivo no mercado”, apontou Hugo Figueirêdo.

Ainda nas explanações, foram destacados os investimentos em capital humano que o Governo do Ceará tem realizado para potencializar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, afirmou que cerca de 10 mil pessoas serão capacitadas para trabalhar no projeto e que a governança envolvendo todos os atores da cadeia produtiva é um dos diferenciais do projeto cearense. “Nossas condições são imbatíveis, por isso precisamos correr no projeto de regulamentar o Hidrogênio Verde. Trata-se de um projeto de Estado que vai mudar a vida das pessoas”, alertou.

Visitas e presenças



Na oportunidade, os membros da Comissão, acompanhados pelos representantes do Governo do Ceará, realizaram visitas técnicas à planta de produção de H2V da empresa portuguesa EDP e ao Porto do Pecém. A comitiva utilizou o primeiro ônibus intermunicipal, apto para longas distâncias, 100% elétrico, movido a energia solar.

Também participaram da audiência o professor André Bueno, do Laboratório de Hidrogênio e Máquinas Térmicas da Universidade Federal do Ceará (UFC); a professora Carla de Andrade, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFC; o professor Fernando Antunes, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC; e o professor Edílson Sá Júnior, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os professores explicaram tecnicamente os gargalos e potencial do H2V no Ceará.

Governo do Ceará anuncia voos semanais para Buenos Aires e Bogotá



Foi anunciado também voo para Brasília, com conexão em Fortaleza, partindo de Juazeiro do Norte

O governador Elmano de Freitas participou de anúncio, nesta segunda-feira (26), de novos voos semanais envolvendo municípios cearenses. Em parceria com a empresa Gol Linhas Aéreas, destinos como Bogotá e Buenos Aires poderão ser acessados diretamente de Fortaleza. Outra novidade é o voo para Brasília, com conexão em Fortaleza, partindo de Juazeiro do Norte. Também estiveram presentes a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque; o assessor da presidência da Gol, Alberto Fajermann; além de outras autoridades.

Elmano de Freitas ressaltou o impacto positivo, em diversos fatores, com a chegada de novos voos para atender as demandas do povo cearense. “É uma tarde de muita alegria para todos nós. Queremos sempre ter essa relação positiva com o setor privado, sabendo que isso é algo positivo para os cearenses. Já tínhamos a expectativa do aumento do número de turistas no Ceará e esse crescimento deve ser ainda maior no segundo semestre. Tenho certeza que tudo isso deixa animado todos aqueles dependentes do turismo no nosso estado”, disse.



A operação para Buenos Aires teve início no último sábado (24), com saída do aeroporto Jorge Newbery às 23h10 e chegada no Pinto Martins entre as 5h05 e 5h25 do domingo (25). Visando Bogotá, os cearenses terão duas opções semanais, com o início das vendas das passagens com previsão para julho. O trajeto Juazeiro do Norte para Brasília será realizado quatro vezes por semana, também com previsão de início das vendas para o próximo mês.

Yrwana Albuquerque destacou o aumento de conexões aéreas envolvendo municípios cearenses desde o início do atual governo. “Esse é o terceiro anúncio realizado pelo Governo do Estado, com três empresas diferentes, visando o incremento da nossa malha aérea. É com muita alegria que divulgamos essas ações, algo bem importante para o nosso turismo”, comentou.



Alberto Fajermann lembrou a importância de ter pontes diretas com centros internacionais para o estado como um todo. “Sempre que entro em contato com operadores argentinos, digo que é melhor para eles optarem pelo Nordeste brasileiro do que o Caribe, um de seus destinos favoritos. É metade do caminho e o dobro de prazer”, pontuou, de forma bem-humorada.



Fortalecimento aéreo

Fortalecer a malha aérea regional é uma das prioridades elencadas pela gestão da Secretaria do Turismo (Setur). O estado conta com dez aeroportos nas principais regiões com potencial turístico.

Além do novo voo de Juazeiro do Norte para Brasília, em maio deste ano foi restabelecido o trajeto diário de Fortaleza para o Cariri. Ainda no mesmo mês, o Governo do Ceará também anunciou o voo semanal entre Aracati e Fortaleza.

“A retomada de todos esses voos para o Cariri é algo que fortalece demais a região. É bom para todo o Ceará”, finalizou o governador Elmano de Freitas.