Páginas

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Equipes do CBMCE resgatam jacaretinga em residência no município de Cariré



Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuou, na tarde dessa terça-feira (18), no resgate de uma jacaretinga, no município de Cariré, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. O acionamento dos bombeiros militares aconteceu via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Conforme os levantamentos da equipe, o animal encontrava-se preso em uma gaiola de um imóvel da região.

A guarnição de salvamento do CBMCE aguardou a solicitante para realizar o resgate. A equipe seguiu ao local da ocorrência, fez o translado da jacaretinga e soltou o animal em um local seguro.

A jacaretinga media cerca de 1,40 metros de comprimento e retornou ao seu habitat natural por meio do trabalho dos bombeiros militares. O animal foi levado para um local longe de residências e próximo a fontes de água. O resgate foi conduzido por equipes da 1ª Companhia do 3º Batalhão do CBMCE, com sede no município de Sobral (AIS 14).

Para resgatar o réptil, os bombeiros utilizaram um tecido para cobrir a visão do animal e conseguir imobilizá-lo. A equipe usou cordas para conduzi-lo durante o traslado para garantir segurança a jacaretinga e a equipe.



Outros resgates

O CBMCE já registrou outros resgates de jacaretinga nos municípios de Caucaia (AIS 11), São Gonçalo do Amarante (AIS 23), Ipueiras, Crateús e Independência, localizados na AIS 16 do Estado.

A jacaretinga também é conhecida como jacaré-de-óculos. É um réptil carnívoro que habita em locais de rios e de lagoas. No Brasil, o animal recebe o nome de jacaretinga por causa de seu dorso branco, pois tinga significa “branco” na língua Tupi. Além disso, os machos chegam a medir até 2,5 metros de comprimento, já as fêmeas até 1,4 metros. O réptil se alimenta de diferentes espécies de animais como peixes, anfíbios, aves e pequenos mamíferos.

Legislação e Prevenção

A Lei nº 9.605/1998 de crimes ambientais protege animais silvestres. O trabalho do CBMCE é também alertar para os cuidados que devem ser tomados ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, manter-se distante do animal; não tentar capturá-lo para não ferir ou machucar o animal; acionar imediatamente o CBMCE por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta ainda aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, é necessário reduzir a velocidade ou parar o veículo. Desta forma é possível evitar acidentes e não machucar o animal ou levá-lo a óbito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário