Páginas

quarta-feira, 22 de março de 2023

Tauá conquista duas premiações do Selo TCE Ceará Sustentável



O Município de Tauá conquistou duas premiações do Selo TCE Ceará Sustentável, em reconhecimento as ações desenvolvidas pela gestão. Os prêmios correspondem a implantação efetiva da Política Municipal de Meio Ambiente (Lei 2588, de 19 de maio de 2021) e Superintêndia do Meio Ambiente de Tauá, pela tecnologia social Recicla Escolar.

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) premia a cada dois anos os órgãos e entidades que desenvolvem ações significativas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que proporcionem melhor qualidade de vida as pessoas com respeito ao meio ambiente. O Resultado da premiação está no Diário Oficial do TCE-Ceará, de 20 de março de 2023.

Na Edição 2022/2023, o município de Tauá foi premiado duplamente, em duas categorias, pela implantação efetiva da Política Municipal de Meio Ambiente (Lei 2588, de 19 de maio de 2021) e a Superintência do Meio Ambiente de Tauá (SUPERMATA) pela tecnologia social Recicla Escolar, ação de educação ambiental e destinação adequada de resíduos sólidos de unidades escolares.

A Prefeita Patrícia Aguiar, desde o início de sua gestão, determinou que as ações da administração devessem ter foco na sustentabilidade na convivência harmônica que possibilitasse a melhoria de vida dos munícipes, o desenvolvimento econômico, todavia, sempre se preocupando em minimizar os efeitos no meio ambiente.

E a partir de um trabalho integrado, um conjunto de ações possibilita menor impacto ambiental, a saber:

- Coleta seletiva implantada como geração de renda, na Associação dos Catadores, e como política social no programa Tauá Solidário;

- Destinação correta de resíduos, como óleo e gorduras, para a empresa Sabão Juá, pneus inservíveis para a empresa RECICLANIP;

- Implantação de 100 mil metros de piso intertravado, com reuso, do paralelepípedo para pavimentação de outras ruas;

- Substituição gradual de toda a iluminação pública por lâmpadas de LED, mais eficientes/econômicas;

- Poços profundos e redes adutoras assegurando água de boa qualidade nas localidades mais carentes;

- Implantação de sistemas de purificação de água em todas as escolas (Projeto PurÁgua) e usinas de energia solar, nas 10 maiores escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário