Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Guaraciaba do Norte se torna primeira cidade do Nordeste a universalizar acesso à água

 Moradora da zona rural de Guaraciaba do Norte comemora chegada de água encanada à sua residência(foto: Divulgação/PMGN)

O município de Guaraciaba do Norte, distante a 300 km de Fortaleza, tornou-se a primeira cidade do Nordeste a ter 100% da população abastecida com água encanada. A informação consta em levantamento divulgado recentemente pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). No Ceará, cerca de 9% dos moradores ainda não têm acesso regular ao recurso hídrico, conforme aponta estudo elaborado em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O pontapé para a universalização do serviço em Guaraciaba do Norte começou há quatro anos. Em 2017, a Prefeitura, o Governo do Estado e a Funasa assinaram um convênio para a construção de sistemas de abastecimento em todas as 23 localidades do município onde o acesso à água ainda não existia. No total, o projeto recebeu investimentos na ordem de R$ 9 milhões, alcançando 3.247 residências na zona rural. “É uma vitória do povo. Lata d' água na cabeça, em Guaraciaba do Norte, nunca mais!”, comemorou o prefeito do município, Adail Machado.

Para a dona de casa Maria das Graças Oliveira, que mora no sítio "Lagoa dos Silvanos", uma das comunidades beneficiadas pelo projeto, a chegada da água põe fim a uma “peregrinação” cotidiana que antes fazia parte da rotina de muitos moradores. “Antes, a gente sofria muito com a dificuldade de não ter água aqui em casa. Tínhamos que ir buscar na comunidade vizinha todos os dias. Hoje, posso dizer que a vida tá melhor. Só em termos água nas torneiras para cozinhar, lavar e tomar banho, posso dizer que temos muito”, disse a moradora.

Localizado na Serra da Ibiapaba, Guaraciaba do Norte é o 48º município mais populoso do Ceará, com cerca de 40 mil habitantes. No Estado, o número de pessoas que ainda não têm água encanada em suas residências chega a 840 mil, o que corresponde a mais de 230 mil famílias.

*O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário