“O Apple II contava com algumas melhorias, como uma carcaça em plástico que vinha na cor branca. Isso era uma raridade na época, pois os concorrentes usavam sempre a cor bege. O computador da Apple também vinha com um teclado incorporado, além de uma memória ROM maior e possibilidade de expandir a memória RAM. Tudo isso na época custava US$ 1.298,00 (em torno de R$ 3.212,00 em conversão direta hoje)”. E ano após ano, novas tecnologias de referência em nosso cotidiano foram lançadas no CES. Confira abaixo a linha do tempo dos eventos realizados em anos anteriores até o aniversário de 50 anos.
Neste ano de 2020, o CES ocorreu em Las Vegas entre os dias 06 e 09 de janeiro, e não foi diferente dos anos anteriores. Tecnologias surpreendentes foram apresentadas, produtos que irão mudar nosso modo de viver e enxergar a vida, coisas que antes não passava de ficção científica como o filme Transformers, hoje é realidade em tamanho reduzido, pois a Robosen lançou um robô que vira carro por comando de voz. A grande empresa Samsung apresentou o seu celular “dobrável”.
E na mesma linha, a Lenovo também apresentou seu tablet dobrável. Isso e muitas outras novidades tecnológicas foram anunciadas nesse início de ano, inclusive para nossa cultura maker, que é muito forte nas universidades do Brasil e crescente no mundo todo. A empresa Arduino esteve presente no CES representada por Massimo Banzi, co-fundador e desenvolvedor da tecnologia lançando a sua placa de embarcado mais potente, a família Portenta H7.
Arduino Pro Portenta H7
É uma nova placa projetada para alto desempenho, podendo ser programada com linguagens de alto nível e inteligência artificial, como as que ensinamos em nossos cursos de tecnologia Python e Java Script, e com capacidade para rodar TinyML e TensorFlow em seu processador.
Ela é capaz de executar códigos de alto nível simultaneamente com tarefas em tempo real, característica essencial para projetos voltados para a indústria 4.0, tudo isso graças ao processador principal da H7 ser o STM32H747 de núcleo duplo, incluindo um Cortex® M7 com 480 MHz e um Cortex® M4 com 240 MHz. Eles juntos podem executar código do Arduino, Python, Java Script e aplicativos nativos Mbed e TensorFlow com sistema Wi-Fi e Bluetooth integrado para garantir a conectividade no padrão Internet das Coisas (IoT).
Aplicações
- Máquinas industriais de alta qualidade
- Equipamento de laboratório
- Visão computacional
- CLPs
- Interfaces de usuário prontas para o setor
- Controlador de robótica
- Dispositivos de missão crítica
- Computador estacionário dedicado
- Cálculo de inicialização em alta velocidade (ms)
Especificações
- Processador de núcleo duplo STM32H747 com mecanismo gráfico
- SDRAM de 8 MB
- Flash de 16MB NOR
- 10/100 Ethernet Phy
- USB HS
- NXP SE050C2 Crypto
- Módulo WiFi / BT
- Antena cerâmica
- Display Port sobre USB-C
Hoje, a tecnologia é essencial em nosso cotidiano, e não se limita apenas em saber usar a imersão na programação e desenvolvimento, esta cada vez mais comum no meio dos jovens desta geração. Por isso, a crescente procura nos cursos de Engenharia, Redes e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sabendo desta necessidade de atualização tecnológica, nossos educadores estão sempre “antenados” nos eventos mundiais, tendências tecnológicas e novos produtos lançados no mercado para ensinar sempre o que é de mais atual no mercado tecnológico.
Prof. Sandro Mesquita
Professor do Curso de Redes de Computadores da UniAteneu
Mestrando em Engenharia de Software e especialista em Automação Industrial
Nenhum comentário:
Postar um comentário