Páginas

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Juíza afasta presidente da Câmara de Caucaia por empossar suplente não diplomado

Resultado de imagem para Juíza afasta presidente da Câmara de Caucaia por empossar suplente não diplomado
(Divulgação)

A juíza decidiu afastar temporariamente Ana Natecia do cargo de Vereadora e de Presidente da Câmara Municipal de Caucaia-CE pelo prazo de 180 dias

A presidente da Câmara Municipal de Caucaia-CE, Ana Natecia Campos Oliveira, foi afastada por ordem da juíza da 1ª Vara Cível, por improbidade administrativa. Ação Civil de Improbidade Administrativa foi ajuizada pelo Partido Socialista Liberal-PSL, com pedido liminar de afastamento de Natecia da presidência da casa legislativa caucaiense. A acusação se baseia na posse de um suplente de vereador com contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral e que, portanto, não foi diplomado.

Segundo os autos do processo, a presidente da Câmara Municipal deu posse ao candidato Francisco Helber Vieira no cargo de suplente de vereador de Caucaia, por duas vezes consecutivas, para substituir o vereador Evandro Maracujá e o vereador Mickauê. No entanto, Francisco Helber teve suas contas desaprovadas pela Justiça Eleitoral, conforme sentença prolatada nos autos nº 304-52.2016.6.06.0037, que tramitou na 37ª Zona Eleitoral de Caucaia-CE.

Para a magistrada Maria Valdileny Sombra Franklin, “há indícios de conduta antijurídica praticada pela promovida prevista no artigo 11 da Lei nº 8.429/1992, tanto na concepção formal quanto na material, eis que não observou a legislação eleitoral e os princípios norteadores da administração pública ao empossar candidato sabidamente não diplomado, por duas vezes, denotando aparente dolo genérico”.

De acordo com a julgadora, a conduta de Natecia “demonstra desrespeito à Justiça Eleitoral e aos princípios constitucionais da administração pública, o que não pode ser tolerado, sob pena de malferir os princípios mais básicos da nossa tão cara democracia”.

Na decisão liminar, a juíza decidiu afastar temporariamente Natecia do cargo de Vereadora e de Presidente da Câmara Municipal de Caucaia-CE pelo prazo de 180 dias.

*Com informações TJCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário