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quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Prêmio Escola Nota 10: Groaíras é destaque com 4 premiações e 2 homenagens



A alegria e a emoção tomaram conta do Centro de Eventos do Ceará, na manhã desta quarta-feira (28), durante a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez 2015.

Com 3 escolas premiadas com 4 prêmios, sendo: 

A Escola Júlia Elisa, premiada pelos resultados do 2 º e 5 º ano, A Escola Nossa Sra. do Rosário com o 2 º Ano e a Escola Alberto Alves Bezerra com o 5 º Ano, a gestão Adail Melo foi também um dos municípios da Região Norte - Escola Nota Dez. Além das premiações, Groaíras, foi ainda destaque por está entre os 3 melhores desempenhos nos resultados gerais, e destaque também por está entre as melhores em desempenho crescente, por a cada ano evoluir mais.

Ao lado de seus colaboradores da gestão educacional, o gestor recebeu homenagens do governador Camilo Santana e do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pelo trabalho desenvolvido da rede municipal de ensino.

O Prêmio


O Prêmio Escola Nota Dez tem como base as informações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014. Foram avaliadas 212.860 crianças do 2º e 5º anos de mais de 4 mil unidades escolares públicas. A premiação é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolares públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar – (IDE 5). O prêmio tem como finalidade reconhecer o esforço das escolas públicas para elevar a aprendizagem das crianças. Os dados do Spaece são utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.

Um bom exemplo desenvolvido pela administração estadual é o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) que, em 2007, começou suas atividades com a meta de garantir a alfabetização dos alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública cearense. Em 2011, para expandir as mesmas ações ao 3º, 4º e 5º anos, foi lançado o Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC +5). O programa beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. Está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.

Entre os anos de 2007 e 2014, 84,6% % dos estudantes encontram-se alfabetizados ao término dessa série. Em 2007, esse percentual era de apenas 39,9%. Nesse mesmo período, é possível verificar que houve uma redução de percentual de alunos não alfabetizados ao final do 2º ano. Caiu de 32,8% para 0,6%. Em 2014, a aprendizagem dos alunos do 5º ano, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, melhorou em relação ao ano de 2008. Em Língua Portuguesa, o percentual de alunos no nível adequado subiu para 35,5%, enquanto, em 2008, o nível era de 6,8%. Em Matemática, era de 3,6% e passou para 27,1%.

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