Após acirrada disputa, Camilo Santana (PT) derrota Eunício Oliveira (PMDB) nas urnas e é eleito governador do Ceará. Com 100% da apuração concluída, o petista registra 53,35% dos votos válidos, o que dá um total de 2.417.668 votos, contra 46,65% do peemedebista, que soma um total de 2.113.940 votos. Assim Camilo teve 303.728 votos de maioria. Izolda Cela é vice.
Com o resultado, o governador Cid Gomes (PROS) deu mais uma prova de sua força política ao eleger seu candidato ao governo do Estado, apesar de ter começado a corrida muito atrás de Eunício e com o maior índice de rejeição entre todos os concorrentes na época.
No Ceará 1.363.558 pessoas não foram as urnas.
Conheça o governador
Camilo Santana nasceu no Crato (CE), é filho de Eudoro Santana e Ermengarda Santana. Casado, engenheiro agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Presidente do Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.
É servidor público federal concursado do IBAMA, ocupando a função de analista ambiental e professor do Curso de Saneamento Ambiental do Instituto CENTEC em Juazeiro do Norte, onde foi coordenador.
Candidato a prefeito da cidade de Barbalha (2000 e 2004). Em 2006 ajudou a coordenar, no Cariri, a campanha vitoriosa do Governador Cid Gomes.
Recebeu diversas homenagens e comendas pelos serviços prestados aos cearenses. É cidadão honorário dos municípios de Barbalha, Juazeiro do Norte e Quixeramobim.
Foi superintendente adjunto do IBAMA no Estado do Ceará em 2003 e 2004 e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no governo Cid Gomes de 2007 a 2010.
No período em que esteve como Secretário, Camilo realizou uma gestão compartilhada com os movimentos sociais e sindicais. Colaborou com o Governador Cid na implantação e fortalecimento de importantes programas e projetos que estão transformando a vida de milhares de agricultores e agricultoras familiares.
Em 2010 foi o deputado estadual mais votado do Ceará, recebendo 131.171 votos no Estado.
*Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará via Ceará News7
Nenhum comentário:
Postar um comentário